O brasileiro Rodolpho Riskalla, atleta paralímpico e cavaleiro medalhista mundial, foi eleito para ocupar uma vaga na World Anti-Doping Agency (WADA) Athletes Council.
Criada em maio de 2022, o Conselho WADA foi desenvolvido para aumentar a representatividade dos atletas. O grupo é composto por 20 atletas, eleitos pelos próprios atletas, subdivididos em três grupos: Grupo 1 composto por cinco cavaleiros nomeados pelas Comissões de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI) e Comitê Paralímpico Internacional (IPC); Grupo 2 formado por oito membros que competem em nível internacional nos últimos nove anos; e o Grupo 3, formado por outros sete atletas.
Riskalla passa a fazer parte do grupo 2, e sua nomeação veio por meio do Conselho de Atletas da Federação Equestre Internacional (FEI), entre um pool de 34 atletas.
“Rodolpho está totalmente comprometido com os princípios fundamentais da WADA e ansioso para colocar seu conhecimento e experiência do esporte internacional a serviço da comunidade de atletas. Sua paixão e coragem se aplicam a todas as facetas de sua vida e ele tem sido uma inspiração para muitos atletas do esporte equestre”, destaca Ingmar de Vos, presidente da FEI.
Histórico campeão de Rodolpho Riskalla
Rodolpho Riskalla passou a competir como atleta paralímpico no final do ano de 2015, depois de contrair uma meningite bacteriana que interrompeu seu sonho de brigar por uma vaga na equipe brasileira de Adestramento nos Jogos Olímpicos 2016. Mesmo com a adversidade, ele desafiou as probabilidades e competiu nos Jogos Paralímpicos do Rio, poucos meses depois, terminando em 10º lugar.
Sua extraordinária história de superação lhe rendeu o prêmio FEI Against all Odds 2016 (Prêmio FEI contra todas Probabilidades 2016) e também foi nomeado cavaleiro do ano pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em 2018, 2019 e 2021. Competindo no Grau IV, ele conquistou duas medalhas de prata no os 2018 FEI World Equestrian Games™ em Tryon (EUA) e uma prata individual no Grau IV nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e, mais recentemente, uma medalha de bronze no Campeonato Mundial, em agosto 2022, com seu amado Don Henrico, 19, agora aposentado.
Fonte: Assessoria de imprensa CBH
Fotos: Luis Ruas
Leia mais sobre Hipismo aqui.