Modalidade vem se firmando cada vez mais e a expectativa para a nova temporada é alta por parte de todos os envolvidos
Que o Laço Comprido é o esporte equestre mais popular do Mato Grosso do Sul todo mundo já sabe, mas o Estado vem se consolidando ainda mais nessa modalidade técnica. O Campeonato Estadual é um dos mais disputados e o que se vê nas pistas são animais de excelência, montados por treinadores que buscam evoluir a cada dia no esporte.
No dia 15 de março aconteceu a primeira etapa do Estadual, no Parque do Peão – CLC, localizado em Campo Grande. De acordo com informações do Núcleo do Cavalo Quarto de Milha – MSQM, foram realizadas 89 inscrições nas sete categorias do Laço Técnico: Aberta Júnior, Aberta Sênior, Profissional Light, Amador Livre, Amador Principiante, Jovem, Amazonas e 41 inscrições nas três categorias de Boi Laçado: Aberta, Amador e Amazonas.
Os conjuntos foram julgados por Daniel Verde. Nas principais categorias profissionais, Adilson Vitorino dos Santos, o Baiano, conquistou as melhores notas: 75 pontos na Aberta Júnior, montando San Belle Dual; e 75 pontos na Aberta Sênior montando a já consagrada Aquarela San Bell. Na Profissional Light, a campeã foi a treinadora Renata Z. Simonetto, que obteve a nota 75 pontos montando Sugar Bee Dee ECB.
Nas categorias Amador Principiante e Amador Livre, o destaque foi Maik Antonio montando Spark Gold Wood, com as notas 74 e 75 pontos, respectivamente. Fernanda Ferreira Gonçalves, montando Smooths Edition foi a campeã da categoria Amazonas com a nota 74. Já na Jovem, João Gabriel Leiva foi o campeão com a nota 73.
As provas denominadas Boi Laçado não tem seus resultados definidos por nota técnica dos juízes. São definidas quando resta apenas um laçador com acerto. Ou seja, a prova acontece até que um conjunto apenas faça a laçada correta. Os campeões foram: Brendha Bianca de Oliveira Nunes – categoria Amazonas (foto de chamada); Izanélio José Rezende Junior – categoria Amador; e Ricardo Aparecida Aguirre na boi laçado Aberta.
A expectativa para o campeonato este ano é grande, considerando o alto nível das competições locais e a participação efetiva de competidores de diversos estados. As próximas etapas acontecem dia 5 de abril (2° etapa) e 16 e 17 de maio (3° etapa) no CLC, em Campo Grande. Também em maio, nos dias 16 e 17, acontece a 3° Copa dos Campeões e 3° Derby de Laço Comprido.
Resultados completos no mlccomunicacao.com/materias.
Texto e Fotos: Malu Cáceres