Veja mais notícias da modalidade Laço Comprido no portal Cavalus
Laço Comprido
Começou o campeonato de Laço Comprido mais disputado do Brasil

Modalidade vem se firmando cada vez mais e a expectativa para a nova temporada é alta por parte de todos os envolvidos
Que o Laço Comprido é o esporte equestre mais popular do Mato Grosso do Sul todo mundo já sabe, mas o Estado vem se consolidando ainda mais nessa modalidade técnica. O Campeonato Estadual é um dos mais disputados e o que se vê nas pistas são animais de excelência, montados por treinadores que buscam evoluir a cada dia no esporte.
No dia 15 de março aconteceu a primeira etapa do Estadual, no Parque do Peão – CLC, localizado em Campo Grande. De acordo com informações do Núcleo do Cavalo Quarto de Milha – MSQM, foram realizadas 89 inscrições nas sete categorias do Laço Técnico: Aberta Júnior, Aberta Sênior, Profissional Light, Amador Livre, Amador Principiante, Jovem, Amazonas e 41 inscrições nas três categorias de Boi Laçado: Aberta, Amador e Amazonas.

Os conjuntos foram julgados por Daniel Verde. Nas principais categorias profissionais, Adilson Vitorino dos Santos, o Baiano, conquistou as melhores notas: 75 pontos na Aberta Júnior, montando San Belle Dual; e 75 pontos na Aberta Sênior montando a já consagrada Aquarela San Bell. Na Profissional Light, a campeã foi a treinadora Renata Z. Simonetto, que obteve a nota 75 pontos montando Sugar Bee Dee ECB.
Nas categorias Amador Principiante e Amador Livre, o destaque foi Maik Antonio montando Spark Gold Wood, com as notas 74 e 75 pontos, respectivamente. Fernanda Ferreira Gonçalves, montando Smooths Edition foi a campeã da categoria Amazonas com a nota 74. Já na Jovem, João Gabriel Leiva foi o campeão com a nota 73.

As provas denominadas Boi Laçado não tem seus resultados definidos por nota técnica dos juízes. São definidas quando resta apenas um laçador com acerto. Ou seja, a prova acontece até que um conjunto apenas faça a laçada correta. Os campeões foram: Brendha Bianca de Oliveira Nunes – categoria Amazonas (foto de chamada); Izanélio José Rezende Junior – categoria Amador; e Ricardo Aparecida Aguirre na boi laçado Aberta.
A expectativa para o campeonato este ano é grande, considerando o alto nível das competições locais e a participação efetiva de competidores de diversos estados. As próximas etapas acontecem dia 5 de abril (2° etapa) e 16 e 17 de maio (3° etapa) no CLC, em Campo Grande. Também em maio, nos dias 16 e 17, acontece a 3° Copa dos Campeões e 3° Derby de Laço Comprido.
Resultados completos no mlccomunicacao.com/materias.
Texto e Fotos: Malu Cáceres

Laço Comprido
ABQM abre as inscrições para os principais campeonatos do Laço Comprido
17º Potro do Futuro, 17º Campeonato Nacional e 5º Derby de Laço Comprido da Raça Quarto de Milha têm inscrições abertas até 4 de agosto. Eventos acontecerão entre 16 e 20 de agosto, no Parque do Peão – CLC, em Campo Grande (MS)

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) abriu as inscrições para o 17º Potro do Futuro, 17º Campeonato Nacional e 5º Derby de Laço Comprido da Raça. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de agosto pelo Sistema de Esportes (SEQM).
Os eventos serão realizados entre os dias 16 e 20 de agosto, no Parque do Peão – CLC, em Campo Grande (MS).
O Departamento de Esportes da ABQM propôs a Comissão de Laço Comprido que as competições fossem incluídas em outros eventos do calendário anual. Com isso, o Derby passa a ser realizado junto com o Campeonato Nacional e o Potro do Futuro.
Quem pode participar das provas de Laço Comprido?
O Derby será exclusivo para animais nascidos entre 01/07/2017 e 30/06/2018, enquanto o Potro do Futuro será somente para animais nascidos entre 01/07/2018 e 30/06/2019. Já o Campeonato Nacional reunirá animais, a partir dos três anos hípicos. A Copa dos Campeões do Laço Comprido será exclusiva para os eventos oficiais e campeonatos realizados entre 01/07/2021 e 30/06/2022. As provas distribuirão uma premiação total de R$ 271.500,00.

Para participar das provas, todos os proprietários, cavaleiros, amazonas e apresentadores devem ser sócios e estar em situação regular com a ABQM. O proprietário ou competidor que não for sócio ou não estiver quite com a Tesouraria da ABQM não conseguirá fazer inscrição.
As inscrições deverão ser realizadas online, através do Sistema SEQM e deverão ser pagas até o dia 04/08/2022. As reservas de baias precisam ser feitas diretamente pelo telefone (67) 99808-8584.
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus
Laço Comprido
ABQM define datas dos Eventos Oficiais do Laço Comprido de 2022
Etapas de Laço Comprido serão realizadas em agosto e outubro, com inscrições abertas no site da associação

Boa notícia aos laçadores da modalidade de Laço Comprido. O Departamento de Esportes da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), após reuniões com a Comissão do Laço Comprido, definiu as datas e locais dos Eventos Oficiais da modalidade, em 2022, que serão realizados nos meses de agosto e outubro.
“No calendário inicialmente divulgado, teríamos três eventos do Laço Comprido. Mas, como as datas eram muito próximas, o Departamento de Esportes da ABQM propôs a Comissão da modalidade que as competições fossem incluídas em outros eventos do calendário anual. Com isso, o Derby passará a ser realizado junto com o Campeonato Nacional e o Potro do Futuro. Já a Copa dos Campões será realizada, conjuntamente, com o Congresso Brasileiro”, como explica Henrique Campana, gerente de Esportes da Associação Quartista.
Confira as datas e locais dos Eventos Oficiais de Laço Comprido
Com a nova definição, o calendário das datas e locais dos Eventos Oficiais do Laço Comprido 2022 serão:
17º Potro do Futuro, 17º Campeonato Nacional e 4º Derby da Raça Quarto de Milha
Data: 15/08/2022 a 19/08/2022
Local: Parque do Peão/CLC – Campo Grande (MS)
15º Congresso Brasileiro e 4ª Copa dos Campeões de Laço Comprido da Raça Quarto de Milha
Data: 05/10/2022 a 09/10/2022
Local: a definir (RS)

Os competidores da modalidade também precisam ficar atentos aos respectivos anos hípicos de cada um dos eventos oficiais do Laço Comprido.
“O 4º Derby será exclusivo para animais nascidos entre 01/07/2017 e 30/06/2018, enquanto o 17º Potro do Futuro será somente para animais nascidos entre 01/07/2018 e 30/06/2019. Já o 17º Campeonato Nacional reunirá animais, a partir dos três anos hípicos. A 4º Copa dos Campeões do Laço Comprido será exclusiva para os eventos oficiais e campeonatos realizados entre 01/07/2021 e 30/06/2022”, reitera Henrique Campana.
As inscrições para ambos os Eventos Oficiais da modalidade deverão ser realizadas pelo site do Sistema de Esportes da ABQM.
Por: Assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus
Laço Comprido
Você conhece todas as modalidades de Laço?
O juiz de provas e inspetor da ABQM Thiago Nitta detalha quais são as modalidades. Bem-estar animal é um dos mais importantes a ser julgado

As provas de laço nada mais são do que a representação da rotina diária dos criatórios de gado espalhados pelo mundo. Cada modalidade é utilizada na lida diária do manejo com gado, adaptada à realidade e ao relevo da região.
No Brasil existem três modalidades de laço: Laço em Dupla, também chamado de Team Ropping; Laço Individual, o Tie Down Ropping; e o Laço Comprido, modalidade exclusiva do Brasil.
Para entender um pouco mais sobre cada uma das modalidade, conversamos com médico veterinário, o juiz de prova e inspetor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Thiago Nitta.
Nitta explica, primeiramente, a representação na lida diária de cada modalidade. “O Laço Individual, por exemplo, simula quando nasce um bezerro no campo. O peão precisa laçar o animal para ele fique contido para fazer o curativo do umbigo, identificação, entre outras atividades cotidianas”, explica.
Já o Laço em Dupla, afirma o juiz, é a simulação de quando um animal que está a campo precisa ser contido para um tratamento médico, por exemplo, sem a necessidade de levá-lo para o curral.
“Sem o laço, o peão precisaria tocar todo o rebanho até o curral, um estresse muito maior do que simplesmente laçar o animal que precisa de tratamento”, exemplifica.
Já o Laço Comprido, pontua, como nasceu no Mato Grosso do Sul, devido ao bioma da região, os campos são muito extensos, e o boiadeiro precisa de um laço mais comprido para laçar o animal. “Na Vaquejada é a mesma lógica. É uma região com muita caatinga, e como o vaqueiro iria laçar o animal? Por isso se usa a técnica de pegar o animal pelo rabo para fazer a contenção”, explica.
Laço Individual ou Tie Down Ropping
A modalidade consiste em o cavaleiro laçar o pescoço do gado, enquanto está montado no cavalo. O laçador pode realizar apenas uma laçada e em 30 segundos.
Após laçar o bezerro, o laçador precisa descer do cavalo e pear ele em três patas. Ao terminar a manobra, o atleta dele levantar as mãos para indicar que terminou a prova.
Existem dois tipos de provas de Laço Individual, pontua Nitta: a cronometrada, que consiste na vitória do conjunto que realizar a prova no menor tempo e a técnica que avalia a técnica utilizada, vencendo o conjunto com a maior perfeição das habilidades.

Laço em Dupla ou Team Ropping
Como o próprio nome diz, a prova é realizada por uma dupla de laçadores o cabeceiro e o pezeiro. O cabeceiro é o cavaleiro que fica a esquerda do brete, e tem a tarefa de laçar a cabeça do animal.
Já o pezeiro fica ao lado direito e, como o próprio nome diz, é o responsável por laçar as patas traseiras do animal.
Os cavalos precisam ficar frente a frente antes da largada. Ambos os animais não podem sair antes do boi, para não sofrer punições.
Ao abrir a barreira, o bezerro sai em disparada e o cabeceiro começa a atividade, saindo do brete para laçar o animal. Após, é a vez do pezeiro laçar.
“Não é qualquer gado que pode participar da prova de Laço em Duplas. São bezerros treinados e desmamados”, ressalta o juiz.
Nessa modalidade existem dois tipos de avaliação: cronometro, que a dupla mais rápida ganha e a prova técnica em que os laçadores são avaliados individualmente e nenhum deles pode ser desclassificado.

Laço comprido
A prova é realizada com um laço confeccionado com couro, com 18 a 20 metros de comprimento e em uma das pontas possui um argola, na outra uma presilha.
O cavaleiro fica com seu animal no brete à espera do boi. Assim como nas outras modalidades, o cavalo não pode sair antes que o gado, para não sofrer penalização.
O laçador lança o laço antes do cavalo ultrapassar os 100 metros da pista, chamado de raia. Na sequência, o atleta tem 30 metros para fazer a laçada nos chifres do animal.
Laçado o boi, é preciso dar uma volta com ele para retornar ao brete, exigindo sintonia total entre cavaleiro e cavalo.
Se a prova estiver ok, o juiz levanta uma bandeira branca, caso contrário, é levantada uma bandeira vermelha.
O vencedor será aquele chegar ao final sem errar nenhuma laçada.
As notas podem variar entre zero e cem, sedo setenta considerado uma laçada normal.

Bem-estar animal
Nitta reforça que em todas as modalidades os juízes possuem uma conduta muito criteriosa com relação ao bem-estar dos animais, tanto dos bezerros quanto dos cavalos. “Somos muito rígidos com relação aos instrumentos utilizados, a fim de averiguar se estão dentro das regras, observamos a forma como o bezerro cai no solo, se ele cai com as costas no chão, o chamado Jerky Down, o conjunto também é desclassificado, entre outras ações realizadas pelos juízes durante as provas a fim de garantir o bem-estar dos animais”, finaliza o juiz.
Por: Camila Pedroso
Fotos: Arquivo
Mais notícias no portal Cavalus
Laço Comprido
Laço Comprido foi a estrela do Quarto de Milha em Campo Grande
As provas do Potro do Futuro e do Campeonato Nacional do Quarto de Milha na modalidade Laço Comprido cresceram em 2020, segundo o Departamento de Esportes

A ABQM segue a temporada de eventos oficiais. De 3 a 6 de novembro foi a vez do 15º Potro do Futuro & Campeonato Nacional de Laço Comprido do Quarto de Milha. Desse modo, as provas aconteceram no Parque do Peão/CLC, em Campo Grande/MS.
De acordo com Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, os eventos apresentaram um crescimento de 5% no número de inscrições, em comparação com o ano passado.
Segundo o Departamento de Esportes da ABQM, 477 conjuntos disputaram os títulos em duas modalidades. A saber, Laço Comprido Técnico e Cronometro. Ademais, os laçadores competiram em 15 categorias. Os prêmios totalizam R$ 211 mil em dinheiro, além de dois carros ‘zero’ km e troféus.

Entre 84 conjuntos, o título do Potro do Futuro Aberta ficou para um dos treinadores mais vencedores da modalidade. Montando Spark N Gun, Adilson Vitorino dos Santos carimbou mais um troféu importante no Laço Comprido. Da mesma forma em que foi o ganhador de um dos carros ‘zero’ prometidos na premiação.
O outro carro ‘zero’ ficou para o conjunto vencedor do Potro do Futuro Amador. Lucas Barbosa Franco montou Martha Liz Moonstone para levar a fivela de campeão e o carro. No Laço Comprido Técnico, os conjuntos recebem notas dos juízes logo após realizar a laçada dentro das normas e regulamento da modalidade.
O Potro do Futuro de Laço Comprido também foi disputado na Profissional Light. Os campeões foram Antonio Carlos Ribeiro Silva com Yasmin Boa HF.

Outros resultados do Laço Comprido ABQM
Edemar Luiz Colman com Leolita Wimpys foi o campeão do Campeonato Nacional de Laço Comprido Técnico Aberta Junior. Enquanto na Aberta Senior vitória para Roziel Ozório e Winnin Whiz EJB. Pela Amador, quem venceu o Campeonato Nacional ABQM 2020 foi o conjunto Josias Maffissoni Guimarães e Anita On The Way.
Outros dois destaques do evento foram os campeões no Laço Comprido Cronômetro. Assim, pela Aberta Livre o título ficou para Kesley Gomes Lima com Sandy Doc Tari. Por ou lado, na Amador, vitória de Paulo Henriques de Lima e Ellen’s Jay Gamay. Entre as mulheres, fivela para Cristiane Bruna e Bet Flawer IV.
Na região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul lidera na criação do cavalo Quarto de Milha. Portanto, com 31 mil animais registrados no Stud Book da ABQM, possui o quarto maior plantel nacional da raça. Segundo levantamento do MSQM, cerca de 80% do plantel de cavalos do Estado é QM.
Resultados completos: www.seqm.com.br.
Fonte: ABQM
Crédito das fotos: Divulgação/Malu Cáceres
Veja mais notícias da modalidade Laço Comprido no portal Cavalus
Laço Comprido
ABQM realiza 13º Congresso Brasileiro de Laço Comprido

Debaixo de chuva, em Esteio/RS, provas de Laço Comprido da ABQM foram transmitidas ao vivo pelo Youtube para seguir protocolo de distanciamento social sem público presente
Os quartistas podem comemorar. Mesmo sem poder acompanhar ao vivo as provas em diversas modalidades, o leque de opções online é imenso. Entre os eventos que estão acontecendo desde a semana passada, o 13º Congresso Brasileiro de Laço Comprido do cavalo Quarto de Milha. As provas da ABQM foram realizadas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, de 1° a 4 de outubro.
Sem a presença de público, a fim de cumprir as exigências do protocolo sanitário de combate a Covid-19, o evento contou ainda com a organização do Núcleo Sul do Cavalo Quarto de Milha – NSQM. De acordo com Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM, foram distribuídos mais de R$ 120 mil em prêmios. “O Laço Comprido é o Esporte Equestre mais praticado pelos gaúchos, que aprenderam a admirar a conformação e toda a funcionalidade do Quarto de Milha, raça que se mostra soberana nessa modalidade”, destaca.
As competições ocorreram, portanto, apenas com a presença de competidores e equipe técnica. Além disso, foram cumpridas todas as medidas de segurança, como já mencionado. Não só distanciamento, mas também o uso obrigatório de máscara e totens de álcool em gel espalhados pelo recinto da Expointer Digital. Só para ilustrar, toda a programação da famosa feira foi seguida nesses moldes.

Destaques
As provas de Laço Comprido foram realizadas em dois modelos. Em primeiro lugar o Laço Técnico, onde os conjuntos (cavalo e cavaleiro) são avaliados por juízes e recebem notas. E o Boi Laçado ou Armada, que não tem seus resultados definidos por nota técnica dos juízes. A conclusão da prova se dá quando resta apenas um laçador com acerto. Ou seja, a prova se desenvolve até que um conjunto apenas faça a laçada correta.
Entre os destaques no Laço Técnico, a maior nota do evento foi marcada por Filly Highlight Boon. Sob a sela de Alvadir Francisco Scapini Junior ganhou a Aberta Senior com 225 pontos. Outros dois conjuntos marcaram 224 pontos. Os campeões da Aberta Junior, Clementine Cast BCM e Edson Vanderlei Martins. Em seguida os campeões da categoria Cavalo Iniciante, Jayzabel Poco Jay e Gilson Alves dos Santos.
Enquanto que no Boi Laçado o destaque foi Eduarda Lima. Com diversos títulos conquistados, especialmente nesse evento em anos anteriores, ela levou todas as premiações da categoria Feminino. Isso mesmo, Eduarda foi primeiro, segundo e terceiro lugares. E ela montou Karin San Bell, Shining Dual, Pepto Shiners, os vencedores nessa ordem.
Resultados completos: www.seqm.com.br.
Inscrições abertas
Os próximos eventos oficiais da modalidade no Quarto de Milha, 15º Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Laço Comprido da ABQM, estão com inscrições abertas. As provas serão realizadas de 3 a 6 de novembro, no Parque do Peão/CLC, em Campo Grande/MS. Laçadores de todo o país poderão se inscrever até o dia 27 de outubro de 2020, pelo Sistema de Esportes (SEQM). Estão previstos R$ 211 mil em prêmios e troféus.
Fonte: ABQM
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Jacson Castro
Veja mais notícias da modalidade Laço Comprido no portal Cavalus
Laço Comprido
Com restrições, 3ª Etapa de Laço Comprido é confirmada para este mês

Circuito de Laço Comprido conseguiu autorizações e adequará estrutura para seguir determinações de prevenção ao Covid-19
Com restrições em virtude da pandemia da Covid-19, a 3ª Etapa de Laço Comprido será realizada nos dias 22, 23 e 24 de maio, em Campo Grande/MS.
O anúncio foi feito pelo Circuito Laço Comprido (CLC) após autorização do prefeito da capital, Marquinhos Trad, e do secretário de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luiz Eduardo Costa.
Além deles, o Iagro, órgão estadual fiscalizador da sanidade animal, expediu Carta de Viabilidade autorizando a competição.
“Faremos a competição seguindo as normas do Decreto Municipal nº 12.256/20, bem como todas as normas da Organização Mundial de Saúde”, frisaram os organizadores em nota.
Confira a nota na íntegra:
“O Circuito de Laço Comprido (CLC) sempre cumpriu as normas e procedimentos exigidos pelos órgãos fiscalizadores. Assim, tem agido com seriedade e comprometimento.
Bem como fomentando este esporte que representa cultura no Estado e tradição de nossas famílias. O que tornou o CLC uma referência Nacional no esporte Laço Comprido.
Devido ao Excelente histórico do CLC e todos os participantes, buscou junto a Prefeitura Municipal de Campo Grande, autorização e adequação para prática do esporte Laço Comprido no contexto atual.
Ciente de que esta entidade movimenta um setor expressivo da economia local e que serão cumpridas fielmente todas as determinações de prevenção ao Covid 19 em vigência.
Dessa forma, o CLC recebeu autorização da Prefeitura Municipal de Campo Grande para a realização da 3ª Etapa de Laço Comprido. Isso nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2020.
Bem como o IAGRO, órgão Estadual fiscalizador da sanidade animal que sempre prestou um serviço excepcional. Auxiliando ao bom funcionamento da prova, já expediu a Carta de Viabilidade autorizando assim a competição.
Diante da situação apresentada faremos a competição de Laço Comprido seguindo as normas do Decreto Municipal nº 12.256/20, bem como todas as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2020, no Parque do Peão CLC.”
Fonte: Gavinha
Crédito da foto:
Laço Comprido
Copa dos Campeões e Derby de Laço Comprido abrem temporada do QM

Prova aconteceu no Mato Grosso do Sul, um dos redutos da modalidade
A ABQM realizou no Parque do Peão/CLC seu primeiro evento de 2020 – Copa dos Campeões e Derby. Portanto, para os envolvidos com a modalidade Laço Comprido, logo após viver as emoções do ABQM Awards, o final de semana foi de festa em Campo Grande/MS.
A 4ª Copa dos Campeões & Derby de Laço Comprido aconteceu de 4 a 6 de março. Laçadores das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste estiveram presentes. O evento, um dos maiores da modalidade esportiva, teve um crescimento de 21% no número de inscrições.
Sobretudo, é uma prova de habilidade campeira. Não só é realizada no Laço Comprido Armada – onde valem as laçadas positivas, como também o Técnico, em que são atribuídas notas aos conjuntos. Acima de tudo, são duas das 23 modalidades praticadas pelo cavalo Quarto de Milha.
Presente especialmente nos estados das regiões Centro-Oeste e Sul, a 4ª Copa dos Campeões & Derby de Laço Comprido abriu o calendário de provas da raça. Ao todo, de acordo com as informações do SEQM – foram feitas 127 inscrições concorrendo a R$ 73.400,00 em prêmios. Houve ainda a participação de 38 competidores e 70 animais no evento.
Conforme o presidente do Núcleo Sul Matogrossense do Cavalo Quarto de Milha (MSQM), Igor Viana, o Laço Comprido está diretamente ligado à cultura do estado. De fato, é um forte celeiro da raça. Com 31 mil animais registrados, o Mato Grosso do Sul tem o 4º maior rebanho de cavalos Quarto de Milha do Brasil.

Campeões
No Laço Comprido Armadas: Amazonas 2 – 13 anos ou mais – Renata Zucchetti Simonetto – Miss Lena Lilly; Aberta Livre – Talisson Pereira Filho – Anita CD Keys HVS; Amador/19 anos ou mais – Paulo Henrique de Lima – Ellen’s Jay Gamay.
Enquanto que no Técnico ganharam: Anderson Cabral da Silva – Whatever Spoonful – Aberta Junior; Edson Vanderlei Martins – Boonsmal Play Lena – Aberta Senior; Lucas Barbosa Franco – Gray Of Roost – Amador/19 anos ou mais; Guilherme Pezzini Leiva – Pep Shiners Bell EFF – Amador Principiante.
E ainda: Renata Zucchetti Simonetto – Sugars Bee Dee ECB – Amazonas 2; João Gabriel Andreatta Pezzini Leiva – Pep Shiners Bell EFF – Jovem/18 anos ou menos; João Gabriel Andreatta Pezzini Leiva – Beautiful Moonstone – Jovem Principiante; Pedro Felipe De Oliveira Vieira – Neon Peptotime – Profissional Light.
No Derby, vitória de: Adilson Vitorino dos Santos – San Belle Dual – Aberta; Maik Antônio da Silva – Spark Gold Wood ECB – Amador.
Resultados completos acesse: seqm.com.br.
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Crédito da foto: Divulgação/ABQM
Veja mais notícias da modalidade Laço Comprido no portal Cavalus
Laço Comprido
Renata Simonetto é a Melhor Amazona de Laço Comprido de 2019

Competidora recebeu seu troféu do ABQM Awards na última sexta (28) em São Paulo
Renata Zucchetti Simonetto nasceu em Videira/SC, mas hoje mora em Campo Grande/MS. Aos 32 anos dedica sua vida esportiva integralmente ao Laço Comprido desde 2016 como treinadora de cavalos da modalidade, tanto no cronometro como no técnico, no CT R&R.
Ela até poderia ser uma das nossas personagens da semana do Dia da Mulher. Sem dúvida! Mas essa entrevista, sobretudo, foi produzida por seu destaque nas provas de Laço Comprido. Principalmente em 2019.
A saber, Renata Simonetto acabou de ser premiada como a Melhor Amazona de Laço Comprido Técnico no ABQM Awards. A premiação agracia os mais pontuados no ranking geral e por modalidade da raça Quarto de Milha.
Vivendo do cavalo desde 2011, quando domava potros para outros treinadores, Renata Simonetto montou o CT em 2016 para se dedicar ao Laço Comprido. Conversamos com ela. Confira!
Começo
“Desde muito pequena tive contato com cavalos. Meu pai laçava e criava cavalo Crioulo em Videira/SC. Assim sendo, a primeira prova que lacei foi com meu pai, na categoria pai e filho, eu tinha uns 7 anos. Lembro que não lacei nenhum boi e a gente ficou em segundo com as armadas do meu pai, que laçou todas”.

Laço Comprido
“Desde que me conheço por gente conheço o Laço Comprido. Meu pai amava laçar e me levava sempre junto para os treinos e provas. Primeiramente eu, depois meu irmão também. N
Minha rotina é basicamente domar, treinar cavalos e me preparar para apresentá-los em provas. Vivo em função do calendário do Laço Comprido. De segunda a sexta trabalho com os cavalos. E aos sábados eu dou aula para crianças, ensinando-as a montar e a laçar. Claro, aproveito para treinar um pouco mais junto com elas.
É um esporte que vem crescendo muito, assim como as premiações para as mulheres. Cada dia vemos aparecerem mais mulheres laçando e o nível do laço aumenta a cada ano.
Acredito que, sem dúvida, o Laço Comprido está em ascensão. A cada ano a gente cresce mais, aprende mais e ganha mais confiança”.
Animais e títulos
“São vários animais que vem e que vão nessa minha trajetória. Mas vou citar alguns que me deram essa indicação de Melhor Amazona: VPJ Blue Pep, Sugars Bee Dee, VPJ Pop Doo Too, Spoonflena HTMR, Huckelberry, Miss Lena Lilly, entre outros.
Entre as premiações mais importantes da minha carreira, destaco: campeã Nacional Aberta Light 2018; campeã Nacional Amazonas 2018; campeã Nacional Boi Laçado 2018/2019; quarto lugar Aberta Sênior 2019.
Acima de tudo, foi uma alegria muito grande receber o ABQM Awards pela primeira vez. Acredito que seja um sonho realizado para todas as competidoras e treinadoras”.

Prova inesquecível
“Foi o Nacional em 2018, em que ganhei três categorias. Dessas, duas com a mesma égua, VPJ Pop Doo Too. Em seguida, no ano seguinte, ela me levou para a final da Aberta Júnior no campeonato estadual, onde ficamos em terceiro.
Acredito ser pequenas conquistas, mas muito importantes para que eu conseguisse chegar entre os treinadores que admiro no esporte”.
Futuro
“Para o futuro, quero continuar trabalhando, estudando, dedicando. Para, dessa forma, melhorar cada vez mais e realizar meus sonhos.
Tenho muito que agradecer a Deus, minha família, minha equipe de trabalho, meus amigos. A todos que torcem por mim e ao meu professor, que já está a três anos me ensinando, Edemar Bezerra. Meu muito obrigada a todos!”
Por Luciana Omena
Fotos: Arquivo Pessoal/Malu Cáceres/ABQM
Veja mais notícias da modalidade Laço Comprido no portal Cavalus
Laço Comprido
Haras Pai e Filho 77 promove a 3ª edição do Carnavalaço

Prova será realizada entre os dias 21 e 25 de fevereiro, com direito a premiação inédita
Os adeptos da modalidade de Laço Comprido poderão aproveitar o período do Carnaval, de 21 a 25 de fevereiro, para participarem da 3ª edição do Carnavalaço. O evento é promovido pelo Haras Pai e Filho, em Campo Novo do Parecis, localizado a 450 km de Cuiabá/MT.
De acordo com os organizadores do evento, neste ano a prova irá distribuir R$ 125 mil em prêmios entre as categorias. Este valor será pago em dinheiro aos participantes vencedores das disputas.
Além da prova Aberta, o evento em parceria com a Associação Mato-Grossense do Quarto de Milha (AMQM) realizará as provas Técnicas pela Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Dessa forma, os treinadores e proprietários poderão pontuar seus animais, trazendo valorização aos cavalos.
Além disso, vale destacar que o Haras Pai e Filho 77 conta com uma estrutura única. Ou seja, possui pista coberta com arquibancada, área de camping, cocheiras, além de toda a comodidade para receber os competidores e amantes da modalidade.
Certamente, o Laço Comprido é considerado o esporte da família na região centro-oeste. No entanto, a origem dessa cultura no estado vem da colonização do antigo estado de Mato Grosso, quando ainda não era dividido, e teve como base o triângulo: homem, boi e cavalo.
O esporte nasceu dos trabalhos realizados em fazendas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Depois, se popularizou muito, especialmente nesses estados, mas também se estendendo por todo o território brasileiro.
Mais informações sobre o Carnavalaço podem ser obtidas pelo telefone (65) 9.9997-9636 ou 9.9908-9636.
1º Leilão Haras Pai e Filho 77
Buscando sempre inovar, o titular do Haras Pai e Filho 77, Kleberson André Hepp prepara para o dia 22 de fevereiro o 1º Leilão Haras Pai e Filho 77. Ao todo, serão ofertados 42 lotes com o que há de melhor na raça Quarto de Milha.

De acordo com o Guilherme Marini da MG Leições, o Kleberson conseguiu reunir os amigos do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso para esse arremate. “São animais extremamente comerciais, éguas em competição, matrizes consagradas e o desfile de garanhões com as melhores genéticas do mundo”.
Entre os destaques do leilão está a matriz Importada Gunna Be Mode, filha do garanhão Cruze Mode, que é ganhador em Rédeas nos EUA na Berry Yer Guns. Além disso, ela é uma filha direta do Lider Gunner.
Se não bastasse o pedigree fabuloso, ela vai parida de uma fêmea de um dos mais importantes reprodutores nos EUA: Hollywoodstinseltown. ”Um lote exclusivo”, finaliza Kleberson Andre Hepp.
O leilão terá início às 18h e será transmitido ao vivo site da MG Leilões (www.mgleiloes.net).
Por Natália de Oliveira
Crédito da foto: Reprodução/Facebook Haras Pai e Filho 77
Veja mais notícias sobre a modalidade Laço Comprido no portal Cavalus
Laço Comprido
Desafio de Laço Comprido com premiação recorde!

Mato Grosso, um dos redutos da modalidade no Brasil, recebeu laçadores de todo o país
Imagine você se inscrever para uma prova que premia R$ 920 mil apenas o campeão? Isso aconteceu em Campo Novo do Parecis/MT, em um evento chamado Desafio no Limite do Laço.
Cada laçador teve 80 armadas para jogar. De acordo com o regulamento, quem acertasse o maior número levaria toda a premiação! O evento aconteceu de 18 a 27 de outubro e movimentou com grande expectativa a modalidade.
Conforme regulamento, caso as 80 rodadas fossem concluídas com empate de dois ou mais laçadores com o mesmo número de armadas positivas, a escolha seria deles: dividir o prêmio ou continuar laçando.
Eles escolheram dividir o prêmio! Kauã Boeno, Lucas Santos, Ivan Barbosa e Thaian de Ávila acertaram 78 das 80 laçadas e foram os campeões do Desafio no Limite do Laço.
Mas a programação do evento, contudo, ainda contou com outras disputas. Foram campeões também: Dupla – Marcos Nates/Aquiles Pereira, Rodrigo Rodrigues/Kauã Boeno, Nivaldo Teixeira/Artur Calábria; Marca – Pompilio Ramos, Thaian de Ávila, Alan Soares; Milionária – Eder Barbosa, Reginaldo Buguinho, Duzinho Biazon; Trio – Lucas Santos, Toral Junior, Alan Soares; Individual – Thaian de Ávila, Matheus Gavazzoni, Gilbraz Velozo; Amador – Luiz Henrique Lunardi.
Laço Comprido
A modalidade consiste, portanto, em laçar o boi que é solto à frente do competidor montado a cavalo. É conhecida com outros nomes como Tiro de Laço, por exemplo, no Rio Grande do Sul.
Desde o brete – compartimento que retém os cavalos – a competição já está valendo e o peão sendo avaliado. O laçador deve arremessar seu laço antes de seu cavalo ultrapassar a marca de 100 metros dentro da pista.
Outras notícias de Laço Comprido no portal Cavalus
O competidor tem cerca de 30 metros para fechar a laçada em torno dos chifres dos bois. É chamada de armada a parte arremessada na cabeça do bovino. A laçada é validada, chamada de positiva, se o laço estiver na posição correta, ou seja, os chifres dentro da corda.
Veja um pouquinho do que rolou no Desafio no Limite do Laço:
Outras informações, clique aqui.
You must be logged in to post a comment Login