O Polo evidencia a sintonia de um jogo por equipes a cavalo

A origem da prática desse esporte ainda não é bem definida, apesar de as evidências apontarem que tenha sido praticado primeiramente na Ásia

O Polo é um esporte que se joga a cavalo. Cada equipe com quatro jogadores se enfrenta golpeando uma pequena bola de plástico ou madeira, utilizando com um taco longo, e têm o objetivo de marcar gols contra a equipe adversária. Os jogos são disputados em tempos de sete minutos e meio, denominados chukkers. Ganha quem fizer o maior número de gols. Não é um esporte barato, cada jogador precisa ter mais de um cavalo para uma partida, e por isso tem a alcunha de ser praticado, e assistido, somente por pessoas de maior poder aquisitivo. Em filmes, principalmente, quem já não viu cenas de pessoas bem vestidas, mulheres de vestidos pomposos, homens de terno, acompanhado jogos em clubes finos.

No Brasil não é mais popular, mas temos a prática dele de forma intensa na região de Indaiatuba/SP. Há um campeonato brasileiro e um campeonato paulista de Polo, que reúnem os melhores em atividade. Atualmente o Polo é praticado com regularidade em mais de 50 países, tais como Argentina – que conquistou muitos adeptos devido às condições topográficas e climáticas para a sua prática, têm os melhores cavalos e os melhores jogadores do mundo -, Estados Unidos, México, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Brasil, Irlanda, Portugal, entre outros.

Existem relatos de que cavaleiros da China e Ásia Central, séculos antes de Cristo, já se dedicavam a prática de um Polo bem rudimentar, que seria um passatempo entre nobres, califas, sultões e imperadores. Talvez por conta disso também o esporte foi ganhando esse status glamoroso. Depois, se expandiu para Egito, Grécia e Índia, levado pelos persas. Os primeiros ocidentais a praticarem Polo foram os soldados e civis ingleses, que se encontravam na Índia no período de sua colonização. O primeiro Clube de Polo foi criado em 1859, o The Retreat at Silchar, formado pelo capitão Robert Stewart, conhecido como o pai do Polo moderno. Na Inglaterra, os oficiais britânicos começaram a praticar a modalidade, apelidando-a de hóquei a cavalo. O primeiro jogo oficial da modalidade foi realizado neste país.

O principal objetivo do Polo é conseguir marcar o maior número de gols em comparação ao seu adversário, acertando uma bola de oito centímetros de diâmetro com um taco de três metros de comprimento, fazendo-a entrar numa baliza com 7,3 metros de largura. A medida do campo tem 275 x 180m e os cavalos utilizados caracterizam-se por ter uma altura que varia entre 1,52 metros e 1,60 metros.

Cada equipe de quatro jogadores é dividida de acordo com as posições que ocupam no campo de jogo, sendo o número um e número dois – atacantes, o número três – meio de campo e o número quatro – defensor. Os cavalos devem ser trocados a cada chukka e só podem ser utilizados duas vezes no mesmo jogo, podendo ser eliminados durante a partida se a sua condição física for julgada insatisfatória em um dos controles veterinários que ocorrem durante a prova.

Uma particularidade que o diferencia dos outros esportes é o fato de as equipes terem de mudar de campo, e consequentemente de baliza, a cada gol que marcam. Isto acontece para que ninguém seja beneficiado pelo estado do campo e condições atmosféricas. Esta modalidade é regida internacionalmente pela Federação Internacional de Polo e representada no Brasil pela Confederação Brasileira de Polo.

Por Luciana Omena
Fotos: CBPolo

Deixe um comentário