Polo

O Polo evidencia a sintonia de um jogo por equipes a cavalo

Publicado

⠀em

A origem da prática desse esporte ainda não é bem definida, apesar de as evidências apontarem que tenha sido praticado primeiramente na Ásia

O Polo é um esporte que se joga a cavalo. Cada equipe com quatro jogadores se enfrenta golpeando uma pequena bola de plástico ou madeira, utilizando com um taco longo, e têm o objetivo de marcar gols contra a equipe adversária. Os jogos são disputados em tempos de sete minutos e meio, denominados chukkers. Ganha quem fizer o maior número de gols. Não é um esporte barato, cada jogador precisa ter mais de um cavalo para uma partida, e por isso tem a alcunha de ser praticado, e assistido, somente por pessoas de maior poder aquisitivo. Em filmes, principalmente, quem já não viu cenas de pessoas bem vestidas, mulheres de vestidos pomposos, homens de terno, acompanhado jogos em clubes finos.

No Brasil não é mais popular, mas temos a prática dele de forma intensa na região de Indaiatuba/SP. Há um campeonato brasileiro e um campeonato paulista de Polo, que reúnem os melhores em atividade. Atualmente o Polo é praticado com regularidade em mais de 50 países, tais como Argentina – que conquistou muitos adeptos devido às condições topográficas e climáticas para a sua prática, têm os melhores cavalos e os melhores jogadores do mundo -, Estados Unidos, México, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Brasil, Irlanda, Portugal, entre outros.

Existem relatos de que cavaleiros da China e Ásia Central, séculos antes de Cristo, já se dedicavam a prática de um Polo bem rudimentar, que seria um passatempo entre nobres, califas, sultões e imperadores. Talvez por conta disso também o esporte foi ganhando esse status glamoroso. Depois, se expandiu para Egito, Grécia e Índia, levado pelos persas. Os primeiros ocidentais a praticarem Polo foram os soldados e civis ingleses, que se encontravam na Índia no período de sua colonização. O primeiro Clube de Polo foi criado em 1859, o The Retreat at Silchar, formado pelo capitão Robert Stewart, conhecido como o pai do Polo moderno. Na Inglaterra, os oficiais britânicos começaram a praticar a modalidade, apelidando-a de hóquei a cavalo. O primeiro jogo oficial da modalidade foi realizado neste país.

O principal objetivo do Polo é conseguir marcar o maior número de gols em comparação ao seu adversário, acertando uma bola de oito centímetros de diâmetro com um taco de três metros de comprimento, fazendo-a entrar numa baliza com 7,3 metros de largura. A medida do campo tem 275 x 180m e os cavalos utilizados caracterizam-se por ter uma altura que varia entre 1,52 metros e 1,60 metros.

Cada equipe de quatro jogadores é dividida de acordo com as posições que ocupam no campo de jogo, sendo o número um e número dois – atacantes, o número três – meio de campo e o número quatro – defensor. Os cavalos devem ser trocados a cada chukka e só podem ser utilizados duas vezes no mesmo jogo, podendo ser eliminados durante a partida se a sua condição física for julgada insatisfatória em um dos controles veterinários que ocorrem durante a prova.

Uma particularidade que o diferencia dos outros esportes é o fato de as equipes terem de mudar de campo, e consequentemente de baliza, a cada gol que marcam. Isto acontece para que ninguém seja beneficiado pelo estado do campo e condições atmosféricas. Esta modalidade é regida internacionalmente pela Federação Internacional de Polo e representada no Brasil pela Confederação Brasileira de Polo.

Por Luciana Omena
Fotos: CBPolo

Polo

Curiosidades: Polo surgiu na Pérsia como treino para as cavalarias

Modalidade se espalhou por diversos países, ganhando formato na Índia em 1834

Publicado

⠀em

Curiosidades: Polo surgiu na Pérsia como treino para as cavalarias

Para entender as origens do Polo, precisamos voltar à Pérsia. Há relatos de jogos no quinto século a.C., quando o polo era ainda um treino para as cavalarias. Sultões, reis e príncipes eram praticantes no território hoje chamado de Irã, onde até pouco tempo atrás o esporte manteve sua popularidade.

O Polo se espalhou e percorreu do Irã até outras partes da Ásia, como por exemplo Índia e China. Há quem diga que o nome polo tenha origem na palavra tibetana pulu, que significa bola.

Passados muitos séculos, a modalidade no formato em que conhecemos hoje começou a se estruturar na Índia. Foi no estado indiano de Manipur que o esporte ganhou algum formato e na cidade indiana de Silchar, em 1834 que o primeiro clube de Polo foi inaugurado. Mas as regras não eram idênticas. Ao invés de quatro jogadores por equipe, eram sete, e não existiam balizas para demarcar os gols, bastando apenas atirar a bola para fora do campo para pontuar.

A Índia foi colonizada pelos britânicos que logo tomaram conhecimento do jogo. Em 1862 dois soldados fundaram o Calcutta Polo Club, o clube de Polo em atividade mais antigo do mundo. Depois disso, os mesmos britânicos difundiram o esporte ao redor do mundo. Doze anos depois, foram responsáveis por formalizar muitas das regras vigentes atualmente, e o fizeram no Hurlingham Polo Association, também ainda ativo.

Entre os países que receberam o esporte dos britânicos estava a Argentina e o resultado foi muito além da disseminação. Os argentinos se tornaram a maior potência do esporte e seus torneios reúnem os melhores jogadores do mundo. Como consequência, a modalidade encontrou espaço em outros lugares do continente, entre eles o Brasil.

Polo no Brasil

Os primeiros relatos do esporte no Brasil aconteceram no Rio de Janeiro, quando ingleses fundaram o Gávea Polo e Golf Clube, na década de 20. Em São Paulo o esporte começou no interior, em Orlândia e Colina, antes de chegar na Sociedade Hípica Paulista, na capital.

Existe também a influência dos militares no desenvolvimento do esporte no Brasil, como por exemplo no Rio Grande do Sul e os regimentos de cavalaria de Porto Alegre, Uruguaiana e cidades fronteiriças. Ainda hoje, o exército brasileiro cumpre importante papel com torneios no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Brasília, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

No Estado de São Paulo, Franca, Orlândia, Ribeirão Preto e Avaré propagam a modalidade. Mas é em Indaiatuba que é praticado o esporte de melhor nível no país. Entre campos particulares e campos do Helvetia Polo Country Club, atuam ao longo do ano os principais jogadores do Brasil. Diversos torneios são realizados, mas entre eles estão os três mais importantes do país: a Copa Ouro, o Aberto do Estado de São Paulo e o Aberto do Helvetia.

Olimpíadas e Copas do Mundo

A modalidade já foi esporte olímpico, em cinco ocasiões. Mas a última delas foi em Berlim, no ano de 1936. A Grã-Bretanha liderou o quadro de medalhas considerando as cinco edições.

Fonte: Confederação Brasileira de Polo
Foto: Reprodução/Internet

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Polo

Polo tem como destaque a sintonia de um jogo por equipes a cavalo

Referências de historiadores levam a crer que a origem desse esporte foi no ano 600 antes de Cristo, com os cavaleiros da Ásia Central e China

Publicado

⠀em

O Polo é um jogo por equipes a cavalo. Cada time tem quatro jogadores que se enfrenta golpeando uma pequena bola de plástico ou madeira. Além dos animais, a outra ferramenta principal característica é um taco longo para cada jogador. O objetivo do esporte é o de marcar gols contra a equipe adversária.

De acordo com historiadores, o Polo tem suas primeiras impressões no ano 600 antes de Cristo, com os cavaleiros da Ásia Central e China. Bem mais rudimentares do que pratica-se hoje nesse jogo por equipes a cavalo. As versões para o nascimento do Polo variam ao sabor de poemas, lendas e algumas gravuras.

Por exemplo, mostram o Tibete e seus caçadores a cavalo, com bastões, atrás de um rato almiscarado. Outros registros apontam para a singular importância da prática na China. Por lá acrescentaram um taco ao brasão da dinastia Tsang. Diz-se ainda que da China passou para o Japão, desenvolvido em um tipo diferente de atividades entre famílias reais.

Como os relatos não são precisos, há outra vertente que indica a posse e o desenvolvimento do jogo por parte dos persas, introduzindo-o no Egito, Grécia e Norte da Índia. O Polo aparecia como passatempo nobre, jogado por sultões, xás, imperadores e califas. E, ao mesmo tempo, diferenciava os bravos guerreiros e os caçadores habilidosos.

De volta aos tibetanos e indianos, a partir do Século 17, eles mudaram algumas regras chamando o jogo por equipes a cavalo de Pulu. Usavam uma bola feita de raiz que levava o mesmo nome. Daí a denominação atual de Polo. Na Índia, todos jogavam e cada aldeia tinha seu campo. Às vezes era jogado na rua central da vila.

O Polo é um jogo por equipes a cavalo. Referências de historiadores levam a crer que a origem desse esporte foi no ano 600 antes de Cristo
Origens: jogadores ingleses e indianos por volta do ano 1900

Polo Moderno

Na configuração que conhecemos hoje, o Polo é originário do estado de Manipur, na Índia. Foi lá que militares britânicos fundaram o primeiro time, The Silchar Polo Club, em 1859. Seu criador, o capitão Robert Stewart, ainda tem a alcunha de ‘o pai do Polo moderno’.  Rapidamente o esporte conquistou territórios e adeptos: Malta (1868), Inglaterra (1869), Irlanda (1870), Argentina (1872). E ainda Austrália (1874) e Estados Unidos-Nova York (1876). Em solo brasileiro, os primeiros relatos da modalidade datam da década de 1920. Influencia inglesa no RS, PR, RJ e SP.

O primeiro jogo oficial da modalidade aconteceu na Inglaterra (1873). Terra de Reis e Rainhas. Talvez fosse o destino que se tornasse um esporte envolto ao glamour. No passado, passatempo entre nobres, califas, sultões e imperadores. E no presente, considerado um jogo de ricos. Em primeiro lugar, o jogador precisa de mais de um bom cavalo por partida, elevando o custo.

Todos os jogadores do Brasil, por exemplo, são milionários. Em filmes, principalmente, quem já não viu cenas de pessoas bem vestidas; mulheres de vestidos pomposos, homens de terno, acompanhado jogos em clubes finos?

Jogo por equipes a cavalo

Os jogos são disputados em tempos de 7min30, denominados chukkers. Ganha quem faz o maior número de gols no adversário. A bola tem oito centímetros de diâmetro, enquanto o taco tem três metros de comprimento. Montados a cavalo, então, e munidos do taco, os jogadores precisam acertar a bola em uma baliza com 7,3 metros de largura.

A medida do campo tem 275x180m e os cavalos utilizados caracterizam-se por ter uma altura que varia entre 1,52 metros e 1,60 metros. As raças que predominam na prática do Polo são o Puro Sangue Inglês ou suas cruzas com raças como Quarto de Milha, Crioulo, Mangalarga, entre outros.

Cada equipe de quatro jogadores tem uma divisão, de acordo com as posições que ocupam no campo de jogo. Os números um e dois são os atacantes; enquanto o número três atua no meio de campo; e por fim o número quatro, defensor. Uma partida tem de quatro a seis tempos.

Trocam os cavalos a cada chukka e só utilizam cada um somente duas vezes por jogo. Os cavalos ficam supervisionados por veterinários e não entram novamente em campo caso a condição física deles não seja favorável. É comum cada equipe ter até 24 cavalos à disposição por jogo.

O fator campo é importante também. Entre os principais itens a serem observados: qualidade do piso (grama); maciez; manutenção (adubo, areia e água). A grama tem que estar seca para o cavalo não escorregar nas curvas, o que exige o cuidado constante. Uma particularidade que o diferencia dos outros esportes é o fato de as equipes terem de mudar de campo, e consequentemente de baliza, a cada gol que marcam. Isto acontece para que ninguém seja beneficiado pelo estado do campo e condições atmosféricas.

O Polo é um jogo por equipes a cavalo. Referências de historiadores levam a crer que a origem desse esporte foi no ano 600 antes de Cristo

Destaques

A Argentina é o país mais importante no cenário do Polo mundial. Na capital, Buenos Aires, acontece o principal campeonato da modalidade, o Open de Palermo. Campeonato que concentra anualmente a elite dos times do mundo. Todas as partidas acontecem no Campo Argentino de Polo, no bairro de Palermo. Aliás, um dos melhores do mundo para a prática.

No Brasil, portanto, a prática do esporte de forma intensa se concentra na região de Indaiatuba/SP. Destaque para o campo do Helvetia Polo Country Club. Além dos 11 campos do clube, há cerca de 20 campos particulares nos arredores.

Outros campos famosos por aqui: Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz/SP; Itanhangá Golf Club, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Há um campeonato brasileiro e um campeonato paulista de Polo, que reúnem os melhores em atividade. Atualmente o Polo é praticado com regularidade em mais de 50 países.

Assim, entre as celebridades que praticam o Polo, Ricardo Mansur Filho, conhecido na comunidade pelo apelido de Rico; Fábio Diniz, filho de Arnaldo Diniz, um dos irmãos do controlador do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz; William e Harry, filhos do Príncipe Charlles da Inglaterra; o ator Sylvester Stallone; entre outros.

Regida internacionalmente pela Federação Internacional de Polo, no Brasil a modalidade tem a representatividade da Confederação Brasileira de Polo.

Fonte: Forbes, PortalSãoFrancisco, CBPolo, Culturamix
Crédito das fotos: Karina Mc Mullan, Itanhangá Golf Clube, Argentine Polo Association

Veja mais notícias do Esporte Equestre no portal Cavalus

Continue lendo

Polo

Guabi Polo conquista título do Campeonato Brasileiro 16 gols

Publicado

⠀em

Equipe derrotou Hípica Polo após gol de ouro de Gustavo Toledo

A equipe Guabi Polo (foto) conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Polo 2019 no Handcap  16 gols. A final aconteceu sábado, 7 de setembro, e a formação derrotou Hípica Polo pelo placar de 11 a 10. A decisão só chegou no tempo suplementário, com o gol de ouro, que deu a taça para a equipe vencedora.

Na decisão, Hípica Polo começou melhor e abriu 4 a 1 nas duas primeiras parciais, com destaque para Willian Rodrigues, autor de três gols. No chukker seguinte, Hípica abriu ainda mais a vantagem, chegando ao intervalo vencendo por 6 a 3. A reação de Guabi Polo começou no quarto tempo. Com gols de Gabriel Pimenta, Gustavo Toledo e Henrique Junqueira, Guabi diminuiu a diferença para 7 a 6.

A parcial seguinte teve dois gols para cada lado, deixando a decisão para o último período. Com um gol de Serginho Figueiredo, para Hípica, e dois gols de Henrique, para Guabi, o jogo foi para o tempo suplementário, empatado por 10 a 10. No chukker extra, Gustavo Toledo anotou o gol de ouro que deu o título para Guabi Polo.

Na premiação, a égua Prenda, jogada por Henrique Junqueira e de propriedade de Paulo Toledo, ficou com a capa de melhor animal. Henrique também levou o prêmio de melhor jogador da partida.

Equipe do São José Polo, campeã do Brasileiro 8 gols

No domingo (8), foi a vez de a equipe São José Polo conquistar seu título do Campeonato Brasileiro de Polo, no Handcap 8 gols, pelo segundo ano consecutivo. Na decisão do torneio, vitória sobre Val Rocha, pelo placar de 11 a 10, também após gol de ouro de Keko Kalil.

A final da competição foi bastante aberta e competitiva. São José Polo começou melhor e abriu a 4 a 1 de vantagem, até a reação de Val Rocha, que virou o placar com gol de Jorge Junqueira e chegou ao intervalo vencendo por 6 a 5. As formações se alternaram na liderança. São José Polo chegou ao último chukker em vantagem de um gol.

Dois gols para Val Rocha (Jorge e Gibi Machado) e um de São José Polo (Gui Kalil) levaram o jogo ao tempo suplementário. No primeiro lance do sétimo tempo, Keko Kalil escapou após o throw-in e anotou o gol de ouro, que deu a vitória por 11 a 10 e o título para o time São José Polo. Keko ficou com o prêmio de melhor jogador e sua égua Beatriz com a capa de melhor animal.

No Handcap 4 gols pelo Campeonato Brasileiro de Polo, o cronograma mudou devido a partidas adiadas por conta da chuva na fase classificatória. O domingo ficou reservado para as semifinais, com as equipes Olhos d’Água e São Pedro vencendo seus jogos e indo para a decisão do título.

Vitor Rodrigues da equipe Olhos D`Água

São Pedro e JJ Polo fizeram a primeira semifinal. São Pedro começou à frente por 0,5, considerando a diferença de handicaps, e logo no primeiro chukker anotou três gols. A equipe conseguiu administrar a vantagem durante boa parte do jogo, contando com as boas atuações de Pietro Poltronieri e Ícaro Silva, até vencer pelo placar de 9,5 a 8.

Depois, foi a vez de Olhos d’Água enfrentar Matinha/Jet Set. A formação Olhos d’Água teve Bruno Donato substituindo Sérgio Cardoso. O jogo foi equilibrado até o intervalo, com os dois times brigando pela liderança. Entre o terceiro e o quarto chukker, Olhos d’Água abriu diferença e venceu por 8 a 5, com destaque para Leandro Rodrigues. Para ver mais conteúdo como esse clique aqui.

Os times Olhos d’Água e São Pedro decidem o Campeonato Brasileiro de Polo 4 gols no próximo sábado (14), ainda sem horário definido, no Helvetia Polo Country Club, local de todo o campeonato. A partida reeditará o confronto da primeira fase, quando Olhos d’Água venceu por 8 a 7,5.

Colaboração: 30jardas
Fotos: Marília Lobo

Continue lendo

Polo

São José Polo é a primeira finalista do Brasileiro 8 gols

Publicado

⠀em

Campeonato Brasileiro da modalidade está acontecendo no Helvetia Polo em Indaiatuba/SP

 A São José Polo (foto) conquistou a primeira vaga na decisão do 63º Campeonato Brasileiro de Polo. A equipe superou Toca do Gato em jogo realizado domingo, 1° de setembro, e vai em busca do bicampeonato do torneio de 8 gols de handicap. Adversária sairá do confronto entre Val Rocha e São Pedro, adiado devido às chuvas.

A fase de semifinal do Brasileiro 8 gols teve início pela manhã com o confronto entre Val Rocha e São Pedro. Disputado no Village 2, a partida seguia bastante equilibrada mas com Val Rocha à frente do placar. Em meados do quarto período, quando a equipe de Matias Rocha vencia por 6 a 4, o jogo foi interrompido pelas chuvas. As equipes voltarão a campo no próximo sábado (7) para o encerramento do encontro.

São José Polo
Jorge Junqueira e Leandro Rodrigues em lance do jogo entre Val Rocha e São Pedro adiado pela chuva

Em seguida no campo do São José Polo a dona da casa enfrentava Toca do Gato em duelo que teve início com o tempo instável. São José começou melhor a partida e chegou ao intervalo vencendo por 8 a 3. Com a boa vantagem no marcador, a equipe da família Kalil passou a administrar o placar e mesmo embaixo de chuva conseguiu fechar a partida com a vitória por 12 a 8.

Devido ao adiamento da primeira semifinal, o Brasileiro 8 gols terá sua final atrasada e será disputada no próximo domingo (8) entre São José Polo e o vencedor do jogo entre Val Rocha e São Pedro. O horário da partida ainda não foi confirmado pela organização.

São José Polo
Marquinhos Santos em ação na vitória de Estância sobre Tigres

A chuva também adiou outras partidas. No sábado (31), a semifinal do torneio de 16 gols de handicap e quartas de final da competição de 4 gols tiveram seus jogos cancelados e reprogramados pelo Helvetia Polo. Agendadas para o Helvetia Village, as quartas de final do Brasileiro 4 gols foram as primeiras a sofrer com o mau tempo na região.

Os confrontos entre Santo Antonio e São Pedro e Jataí diante de Matinha/Jet Set, inicialmente marcados para o domingo (1) foram postergados para o próximo sábado (7) ainda sem campos e horários definidos. Enquanto isso, o Brasileiro 16 gols, que teria a primeira semifinal entre Guabi Polo e Colorado também foi afetada.

São José Polo
CT Água Fria venceu Franca no Brasileiro Feminino

Com as mudanças, a fase decisiva agora terá os duelos entre Hípica Polo e Estância Felicidade disputado na próxima quarta-feira (4) enquanto Guabi e Colorado se enfrentam na quinta-feira (5). No Feminino, as equipes CT Água Fria/Orofino e Santa Fé/Magsul estão na final do Campeonato Brasileiro. As classificações foram confirmadas após a rodada de sábado, que encerrou a primeira fase do torneio.

Colaboração: 30jardas
Fotos: Beto Ribeiro e Marília Lobo

Continue lendo

Polo

Rodada cheia abre Campeonato Brasileiro de Polo 4 e 8 gols

Publicado

⠀em

Oito partidas foram realizadas no Helvetia Polo pelas duas competições

Começou no sábado, 24 de agosto, a 63ª edição do Campeonato Brasileiro de Polo. Oito jogos disputados no Helvetia Polo, em Indaiatuba/SP, movimentaram a primeira rodada nas categorias 4 e 8 gols de handicap. São José Polo, Toca do Gato e São Jorge/Be Green vencem no 8 gols. São José Polo, a equipe da casa, não teve dificuldades para vencer Tio João 98. O placar acabou em 14 a 3 em partida válida pelo grupo B da competição.

Na sequência do dia a equipe Toca do Gato, de Rafael Villela, venceu J.A por 13 a 7 pelo grupo A. Na mesma chave, fechando o dia, São Jorge/Be Green derrotou Val Rocha por 8 a 6. A equipe São Jorge atuou com Vandico Vital no lugar de Xandy Melo (Xandy Melo lesionou a clavícula no duelo entre Tigres e Guabi Polo pelo torneio de 16 gols de handicap).

O equilíbrio foi a tônica nos jogos do 4 gols, com destaque para Matinha/Jet Set. Cinco partidas foram realizadas no mesmo dia pelo Campeonato Brasileiro 4 gols. Os jogos foram equilibrados e sem placares elásticos. A exceção foi a vitória de Matinha/Jet Set, que derrotou Tefisa por 13 a 5 e assumiu a liderança isolada da disputa.

Tom Ferreira em lance da vitória de Toca do Gato sobre J.A

Destaque também para os bons resultados das equipes Santo Antonio e São Joaquim, que conseguiram vencer com três gols de diferença as equipes Jataí (11 a 8) e Polomar (10 a 7), respectivamente. JJ Polo derrotou Cana Verde por 5 a 3,5 e Olhos D`Água venceu de maneira apertada São Pedro por 8 a 7,5.

A segunda rodada do Campeonato Brasileiro 4 e 8 gols continuaram no dia seguinte, domingo, 25 de agosto. Sete jogos movimentaram nessas categorias e definiram a classificação das equipes São José Polo e São Pedro às semifinais da edição de 8 gols e das equipes JJ Polo e Olhos D`Água no torneio de 4 gols.

No grupo A do Campeonato Brasileiro 8 gols, muito equilíbrio. Val Rocha se recuperou da derrota na estreia e venceu Toca do Gato por 8 a 7. Na outra partida, J.A também conseguiu a sua primeira vitória, por 12 a 9, sobre a formação São Jorge/Be Green. Com os resultados, a terceira rodada do grupo A será, na prática, uma fase eliminatória. Os vencedores dos confrontos avançam às semifinais.

JJ Polo e Matinha se enfrentaram pelo torneio de 4 gols

Na chave B, o time São Pedro estreou vencendo Tio João 98 por 12 a 6. Assim, as equipes São José Polo e São Pedro estão classificadas às semifinais, e fazem confronto apenas para definir a posição no grupo. Tio João 98 está eliminada. Pelo Campeonato 4 gols, quatro partidas deram continuidade com destaque para Olhos d’Água e JJ Polo, que somaram a sua segunda vitória em jogos contra Polomar (8 a 5) e Matinha/Jet Set (8 a 6), respectivamente.

Garantiram vaga antecipada para, no mínimo, as quartas de final da competição. A rodada ainda teve os bons resultados de Jataí, que venceu Cana Verde pelo placar de 10 a 3,5, e a equipe São Pedro, que derrotou São Joaquim por 7,5 a 7. A categoria 4 gols tem sequência amanhã, quarta-feira, 28 de agosto; enquanto a de 8 gols volta ao campo no sábado, 31 de agosto.

As disputas do Campeonato Brasileiro de Polo 16 gols também tiveram início no final de semana. A rodada inaugural disputada no Helvetia Polo contou com triunfos de Tigres, Colorado e Estância Felicidade. Tigres, com Xandy Melo no lugar de Wolff Klabin, enfrentou Guabi Polo no primeiro jogo da competição, válido pelo grupo A.

Xandy Melo atuou no lugar de Wolff Klabin pela equipe Tigres

Em um duelo bastante equilibrado, Pedrinho Zacharias empatou o jogo restando um segundo para o término. E, no sétimo tempo, também fez o gol de ouro da vitória de Tigres, pelo placar de 9 a 8. Pouco antes do encerramento da partida, Xandy sofreu uma queda e quebrou a clavícula. Na sequência, Colorado e Flamboyant se enfrentaram pelo grupo B.

Colorado vencia por três gols de diferença, quando Flamboyant reagiu e anotou duas vezes. Porém, a equipe de Alexandre Junqueira segurou o resultado e venceu por 10 a 9. Completando a rodada no grupo B, Estância Felicidade, de Guiga Lins e Leandro Rodrigues chegou a liderar a partida por 9 a 4 e acabou confirmando a vitória diante de Sharks/Hot Flowers por 9 a 7.

As equipes Hípica Polo e Guabi Polo venceram na rodada realizada no domingo na categoria 16 gols. Na primeira partida, válida pelo grupo B, Colorado queria a segunda vitória no torneio. Do outro lado estava Hípica Polo, estreando na competição. Em um jogo bastante truncado, o placar permaneceu baixo durante o confronto, com Hípica chegando ao intervalo vencendo por 5 a 3.

Serginho Figueiredo em ação por Hípica Polo

Nos três chukkers restantes, apenas um gol foi marcado, para a equipe Colorado. A equipe de Alexandre Junqueira procurou o empate, mas Hípica Polo conseguiu segurar e vencer por 5 a 4, garantindo seu primeiro bom resultado no campeonato. Guabi Polo e Sharks/Hot Flowers se enfrentaram pelo grupo A, querendo a recuperação após derrotas na primeira rodada.

Os jogos acontecem em campos simultâneos e Guabi abriu vantagem de três gols no quinto chukker, mas sofreu o empate na última parcial em 8 a 8. Restando menos de um minuto, Gustavo Toledo anotou o gol que deu a vitória para Guabi, pelo placar de 9 a 8. Os jogos estão tendo sequência hoje, dia 27 de agosto.

Colaboração: 30jardas
Fotos: Marília Lobo

Continue lendo

Polo

Hípica Polo venceu a Copa HPCC Village

Publicado

⠀em

Equipe derrotou São José Polo por 13 a 12 em decisão do torneio de 10 gols de handicap

A equipe Hípica Polo conquistou neste sábado, 17 de agosto, o título da Copa HPCC Village de 2019. Competição de 10 gols de handicap, que serviu de preparação para o 63º Campeonato Brasileiro de Polo, contou com a presença de nove equipes. O time de Luigi Cosenza derrotou São José Polo na decisão.

Invictas na disputa, São José Polo e Hípica Polo chegaram para a final prometendo uma grande partida. Saindo à frente por 2 a 0 devido a diferença de handicap entre as equipes, São José Polo começou melhor e chegou a abrir vantagem de 4 a 0 em meados do primeiro chukker após dois gols de Willian Rodrigues.

Aos poucos Hípica Polo foi melhorando e se encontrando no jogo e conseguiu se recuperar, chegando ao intervalo vencendo por 6 a 5, com destaque para Gustavo Garcia, autor de todos os gols de sua equipe. A partir do quarto período o confronto ficou bastante equilibrado, com Hípica à frente do marcador, mas São José Polo sempre pressionando.

No último período o time da Hípica Polo começou vencendo por 12 a 10, mas viu sua adversária empatar nos primeiros minutos após gols de Keko Kalil e Willian Rodrigues. Faltando três minutos para o fim Gustavo recolocou Hípica na liderança após converter penal de 30 jardas.

Apesar da grande pressão nos últimos lances, Hípica conseguiu se segurar e fechou a partida em 13 a 12, assegurando o título da Copa HPCC Village 2019. As equipes agora aguardam o início do Campeonato Brasileiro de Polo, que será disputado nas categorias 4, 8 e 16 gols de handicap a partir do próximo sábado, 24 de agosto, no Helvetia Polo. Para mais conteúdo como esse click aqui.

Colaboração: 30jardas
Fotos: Marília Lobo

Continue lendo

Polo

Copa HPCC Village de Polo reúne no equipes no Helvetia de Indaiatuba

Publicado

⠀em

Competição de 10 gols de handicap teve início no sábado, 3 de agosto

Após um mês de paralisação em sua temporada o Helvetia Polo recebe de 3 a 17 de agosto a Copa HPCC Village 2019 da modalidade. Competição que abre o segundo semestre no clube de Indaiatuba, interior de São Paulo, será realizada na categoria 2 a 10 gols de handicap e conta com a presença de nove equipes.

Como forma de preparação para a disputa do 63º Campeonato Brasileiro de Polo, com início previsto para 24 de agosto, a Copa HPCC Village teve suas nove equipes divididas em três zonas com três integrantes cada, segundo informações do 30jardas. Os confrontos acontecem dentro das chaves e a primeira colocada de cada grupo, assim como a melhor segunda colocada no geral, avançam às semifinais.

Entre os participantes estão nomes como Gustavo Garcia (Hípica Polo) – Ranking BTG Pactual digital 30jardas 2019, Pedrinho Zacharias (Tigres), Leandro Rodrigues (Village D) e Guiga Lins (Estância Felicidade). A Copa HPCC Village teve início no sábado, 3 de agosto, com três jogos.

Copa HPCC Village de Polo
Wolff Klabin, da equipe Tigres

No primeiro do jogo do torneio, pelo grupo B, a equipe São José Polo jogou em casa e venceu São Pedro pelo placar de 11 a 8. Na sequência, no Village 6 e pela chave C, Hípica Polo derrotou Sharks por 12 a 9.

Fechando a rodada, Tigres e Itaguaí fizeram jogo do grupo A, no Village A. No segundo chukker, Tigres abriu vantagem de 3 a 1 e conseguiu administrá-la nas parciais seguintes, até vencer o jogo equilibrado em 10 a 9.

Dois jogos no domingo, 4 de agosto, movimentaram a segunda rodada da Copa HPCC Village. As equipes São José Polo e Villa D venceram no torneio de 10 gols de handicap. Jogando em casa, a formação São José Polo conquistou a sua segunda vitória na competição ao derrotar Estância Felicidade, pelo placar de 12 a 6.

Copa HPCC Village de Polo
Gui Kalil pelo São José Polo na Copa HPCC Village

Com o resultado, o time confirmou a liderança do grupo B e está classificado às semifinais. Mais tarde, no Village 3 e pela chave A, Villa D fez sua primeira partida no campeonato ao enfrentar Tigres, que venceu em sua estreia ontem. O jogo foi equilibrado e terminou com vitória de Villa D, em 9 a 8.

Na quinta-feira, 8 de agosto, Hípica Polo e Flamboyant se enfrentam pelo grupo C e completam a segunda rodada do torneio. Clique aqui para ver a formação das equipes e a tabela.

Colaboração: 30jardas
Fotos: Marilia Lobo / 30jardas

Continue lendo

Polo

Torneio de Inverno FPC de Polo realizou finais

Publicado

⠀em

Partidas aconteceram em Franca no dia 27 de julho

As equipes Radamés e J.A/Blue Trade decidiram no sábado, 27 de julho, o Torneio de Inverno Franca Polo Clube 4 gols. Radamés terminou com a vitória pelo placar de 7 a 5, garantindo o título da competição.

Logo após a decisão de 12 gols, as formações começaram o duelo que valia o troféu de 4 gols de handicap em Franca/SP. Os dois primeiros chukkers foram equilibrados e, após gols de Gustavo Garcia (duas vezes), Guilherme Ribeiro e Gustavo Engler, o jogo estava empatado em 2 a 2.

Torneio de Inverno FPC de Polo
Equipe Radamés, campeã do Torneio de Inverno FPC 4 gols

A partir daí, Radamés abriu ótima vantagem e, com atuação destacada de GG, chegou a liderar o placar por 7 a 2. J.A ainda descontou com cobranças de falta de Guilherme, mas não conseguiu evitar a derrota pelo placar de 7 a 5. Final de jogo e título para a equipe Radamés.

O prêmio de melhor jogador da partida foi para Gustavo Garcia, enquanto sua égua Dhruv ficou com a capa de melhor animal do torneio. Ele marcou seis dos sete gols do time. Guilherme Ferreira, Felipe Ferreira e Fata Jacintho, que marcou o outro gol, formaram a equipe.

Torneio de Inverno FPC de Polo
Hípica Polo bicampeã do Torneio de Inverno FPC

A outra vencedora do dia foi a Hípica Polo, que venceu JJ Polo para ficar, pela segunda vez consecutiva, com o título do Torneio de Inverno do Franca Polo Clube. A competição de 12 gols de handicap terminou com a vitória de Hípica pelo placar de 8 a 7.

JJ Polo, liderada por Pedrinho Zacharias, venceu Hípica Polo na primeira fase, mas teve dificuldades no início do confronto decisivo. Com boa atuação de Eduardo Parisi, Hípica Polo abriu vantagem e terminou a segunda parcial liderando por 4 a 2.

Torneio de Inverno FPC de Polo

Nas dois chukkers seguintes, JJ Polo se recuperou e conseguiu virar o placar, com três gols de Pedrinho. Antes do término do quarto tempo, um gol de Gustavo Garcia empatou o confronto em 5 a 5.

No início do quinto tempo, Felipe Ferreira substituiu Daniel Jardim na equipe JJ Polo. Um gol de Parisi deixou Hípica em vantagem no placar. No último período, dois gols de Pedrinho e um de GG deixaram o confronto empatado em 7 a 7.

Logo no começo do tempo suplementário, Parisi em penal de 60 jardas anotou o gol de ouro que garantiu o bicampeonato de Hípica Polo no Torneio de Inverno FPC. Eduardo Parisi ficou com o prêmio de melhor jogador da final, com cinco gols, enquanto Zico, de Pedrinho Zacharias, foi premiado o melhor animal da partida.

Colaboração: 30jardas
Fotos: Marília Lobo/30jardas

Continue lendo

Polo

Dubai Polo foi campeã da Gold Cup na Inglaterra

Publicado

⠀em

As equipes Dubai Polo e VS King Power venceram seus jogos nas semifinais e decidiram o título no domingo, 21 de julho

Os resultados do King Power Gold Cup torneio de 22 gols de handicap realizado na Inglaterra, teve vitória da equipe Dubai Polo. Eles venceram a VS King Power pelo placar de 13 a 12. A decisão aconteceu no tempo suplementário.

Dubai Polo e VS King Power chegaram à decisão com campanhas bem diferentes. Enquanto Dubai, de Nachi du Plessis, venceu três jogos na primeira fase antes de avançar às quartas de final, VS King Power, de Polito Pieres, conquistou sua única vitória na última rodada da fase de grupos, para garantir a classificação.

Na final, as equipes se alternaram no placar, com Dubai Polo chegando ao intervalo vencendo por 6 a 4. Nos dois chukkers seguintes, a equipe VS King Power, contando com a boa atuação de Pieres, virou o placar e abriu o último chukker com vitória parcial de 11 a 8.

Dubai Polo
Dubai Polo no pódio. Foto: Polo Times

Quando o título parecia próximo da equipe VS King Power, Dubai Polo conseguiu reagir e empatar, levando o jogo para o tempo suplementário em 12 a 12. Então, o gol de ouro de Camilo Castagnola deu o título da Gold Cup para Dubai Polo.

Polito Pieres, vice-campeão, ficou com o prêmio de melhor jogador da decisão, enquanto Van Rebelde, de Camilo Castagnola, foi premiado o melhor animal. Clique aqui para conferir os resultados e as equipes participantes da Gold Cup.

No Brasil

Uma partida isolada disputada na tarde de terça, 23 de julho, no Franca Polo Clube definiu as finalistas do Torneio de Inverno FPC 4 gols. Radamés venceu mais uma na competição e enfrentará J.A/Blue Trade Invest na grande decisão.

Já classificada para a final, Radamés entrou em campo nesta terça-feira apenas para cumprir tabela diante de Faz. Cruz Alta, que ainda sonhava com a classificação. Cruz Alta iniciou melhor a partida e se manteve à frente nas primeiras parciais.

Dubai Polo
Gustavo Garcia na partida de terça entre Radamés e Faz. Cruz Alta. Foto: Beto Ribeiro/30jardas

Mas viu Radamés virar a partida e abrir vantagem de 7 a 4 no início do chukker final. Gabriel Villela ainda conseguiu descontar duas vezes para Cruz Alta, mas o triunfo por 7 a 6 acabou ficando mesmo com Radamés.

Com o resultado do dia Radamés garantiu a primeira posição geral de maneira invicta, com quatro vitórias em quatro jogos. J.A/Blue Trade e Spessotto ficaram em segundo com duas vitórias cada e J.A/Blue Trade ficou com a vaga pelo critério de confronto direto.

Colaboração: 30jardas

Continue lendo

Polo

Torneio de Inverno de Polo FPC

Publicado

⠀em

Jogos disputados no domingo, 14 de julho, foram válidos pela segunda rodada do torneio de 4 gols

O Torneio de Inverno FPC 2019 de Polo teve continuidade no domingo, 14 de julho, no Franca Polo Clube. Mais dois jogos válidos pela fase de classificação da competição de 4 gols de handicap. Radamés venceu a segunda e assumiu a liderança da disputa enquanto Faz. Cruz Alta debutou com vitória.

A segunda rodada do Torneio de Inverno FPC teve inicio com mais uma boa vitória de Radamés, dessa vez diante de Cafundó. A equipe dos irmãos Felipe e Gui Ferreira começou pior e chegou a estar perdendo de 4 a 2 no fim do segundo chukker, mas conseguiu a reação e virou a partida, vencendo por 11 a 6 o confronto.

Felipe Ferreira em ação na vitória de Radamés sobre Spessotto. Foto: Beto Ribeiro/30jardas

Em seguida Faz. Cruz Alta fez sua estreia e conseguiu dura vitória diante de J.A/Blue Trade Invest. Liderada por Gabriel Villela, Cruz Alta chegou a estar perdendo a partida por 6 a 4 no intervalo do jogo e se recuperou no final, igualando o marcador no tempo seguinte. No período decisivo, quando o duelo parecia se encaminhar para o chukker suplementário, João Pedro Costa marcou, já com o primeiro sino batido, o gol da vitória de sua equipe pelo placar de 8 a 7.

A primeira rodada realizada sábado contou com dois jogos. O dia em Franca teve início com uma tranquila vitória de Radamés sobre a equipe Spessotto. Liderada por Gustavo Garcia, a equipe impôs seu ritmo desde o início e chegou ao intervalo de jogo à frente por 7 a 0. Com a partida praticamente definida, Radamés diminuiu o ritmo nos dois tempos finais e apenas administrou o resultado, ficando com a vitória por 11 a 2.

Radamés derrotou Cafundó pelo Torneio de Inverno FPC. Foto: Beto Ribeiro/30jardas

Em seguida foi a vez de J.A/Blue Trade Invest e Cafundó fazerem um confronto bastante truncado e decidido apenas no último chukker. Atuando com Julio Zacharias no lugar de Maurinho Junqueira, Cafundó começou melhor e chegou a abrir vantagem de 3 a 1 no marcador no fim do segundo período. Nas duas parciais seguintes J.A/Blue Trade reagiu e foi o buscar o empate.

Chegou no tempo decisivo com o placar igualado em 5 a 5. No chukker final Gui Ribeiro marcou duas vezes consecutivas para J.A que conseguiu abrir boa vantagem e apesar de Felipe Garcia ter descontado em penal de 40 jardas, o triunfo por 7 a 6 acabou mesmo ficando com J.A/Blue Trade Invest. O Torneio de Inverno FPC 2019 continua hoje, quarta-feira, 17 de julho, com mais dois jogos da competição de 4 gols de handicap.

JJ Polo, campeã do Torneio SHO 2019. Foto: Mariana Junqueira

No mesmo final de semana, JJ Polo conquistou o título do Torneio SHO 2019. Na final da competição de 12 gols de handicap disputada na Sociedade Hípica de Orlândia a equipe derrotou São Sebastião por 13 a 10 e ficou com o título. Invicta na primeira fase, JJ Polo chegou a decisão domingo após ter vencido São Sebastião na última rodada de classificação. As duas equipes voltaram a fazer um confronto bem parelho e decidido apenas no fim.

Liderada por Pedrinho Zacharias e Fabinho Junqueira, JJ Polo começou melhor e liderou a partida até o fim do quarto período, quando vencia por 9 a 7. No quinto chukker São Sebastião conseguiu grande reação e virou o placar com dois gols de Guzi Pimenta e um de Chico Junqueira, chegando ao período final à frente por 10 a 9.

Daniel Jardim da equipe JJ Polo. Foto: Marília Lobo/arquivo 30jardas

No entanto, nos sete minutos decisivos JJ Polo foi mais eficaz e com três gols anotados por Pedrinho e outro de Fabinho retomou a ponta do marcador e confirmou a vitória por 13 a 10, conquistando o título do Torneio SHO 2019. Artilheiro do dia com oito gols, Pedrinho Zacharias recebeu das mãos de Marcelinho Junqueira após a partida o troféu de MVP da final.

Colaboração: 30jardas

Continue lendo