Pró-reitora aponta contribuições do Ranch Sorting para profissionais do futuro

Dividindo agora o seu tempo entre a Apartação e o Ranch Sorting, esse último na Estância da Mata, Andréa Borim fala da importância da modalidade para os jovens

O Ranch Sorting vem se consolidando como uma modalidade de esporte equestre com crescente número de adeptos. Dessa forma, contribuindo para eventos cada vez mais disputados. Para Andrea Borim, o Ranch Sorting vai além.

Pode, acima de tudo, oferecer uma contribuição estratégica para formação de futuros profissionais, aptos a atuarem em algumas profissões que, provavelmente, sequer existem.

Andrea é formada em Engenharia Elétrica, mestra e doutora em Engenharia de Controle e Automação e pró-reitora executiva de Ensino Presencial na Unicesumar.

Além disso, também é competidora e proprietária de animais de Apartação. Atualmente, concilia a Apartação e o Ranch Sorting, modalidades que considera complementares e agregam valor uma a outra.

De acordo com ela, o dinamismo do Ranch Sorting promove a integração entre o conjunto (cavalo/cavaleiro) e o parceiro de dupla, exigindo comunicação, avaliação das limitações e dos erros e acertos.

“É preciso também raciocínio rápido, iniciativa e proatividade. Estamos passando pela 4ª Revolução Industrial, o que tem feito as instituições de ensino discutirem muito a formação das nossas crianças e profissionais do futuro”, relata Andrea.

“As profissões do futuro vão requerer cada vez mais as habilidades sócio-emocionais, criatividade, empatia, liderança e coragem. Essas, habilidades amplamente desenvolvidas no nosso esporte”.

Pró-reitora aponta contribuições do Ranch Sorting para profissionais do futuro Dividindo agora o seu tempo entre a Apartação e o Ranch Sorting, esse último na Estância da Mata,

Vida com os cavalos

Os cavalos entraram na vida de Andrea em um momento de muita dor, para diminuir a saudade e o vazio que a morte do avô dela havia deixado. “Hoje, eles me ajudam a manter meu equilíbrio emocional”. Ela descobriu a Apartação pouco tempo após começar a montar, ao assistir a uma etapa do campeonato da ANCA.

No dia seguinte estava em um centro de treinamento para começar a ter aulas”, relembra. Acompanhar o trabalho de fomento do Ranch Sorting desenvolvido pela Estância da Mata acabou por incentivá-la a iniciar na modalidade. Por isso, ela se divide hoje entre os dois esportes.

Com uma vida agitada pelas rotinas da universidade, conciliar os treinos e as competições é um desafio para Andrea. “Minha rotina de trabalho é intensa, exige viagens e a participação em vários eventos e moro longe dos centros de treinamento onde mantenho meus cavalos”, explica.

Mas, ela não abre mão de participar das provas da ANCA e ABQM. E deve estrear nas disputas do Ranch Sorting em breve, assim que as provas voltarem a ser realizadas. Um desafio apresentado a ela pelo time da Estância da Mata e rapidamente aceito.

Fique por dentro: @estanciadamata
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Divulgação/ Estância da Mata

Veja mais notícias de Ranch Sorting no portal Cavalus

Deixe um comentário