Ranch Sorting

Vale do Paraíba recebe primeira prova oficial de Ranch Sorting

Etapa foi realizada durante a Jacareí ExpoAgro 2022 e recebeu 240 competidores em busca da premiação de R$ 17 mil

Publicado

⠀em

Vale do Paraíba recebe primeira prova oficial de Ranch Sorting

Com o intuito de fomentar a modalidade de Ranch Sorting na região de Jacareí (SP), Tião Pedroza abraçou a tarefa de trazer para o Vale do Paraíba a primeira prova oficial da modalidade.

Entre os dias 8 e 10 de julho, durante a Jacareí Expo Agro, maior rodeio do Vale do Paraíba, a família do Ranch Sorting se reuniu para participar da primeira prova da região. Ao todo, foram 240 inscritos que entraram na pista em busca do grande prêmio de R$ 17 mil, dividido entre as categorias. A boiada da prova foi da Colina Ranch.

Confira a lista de campeões

Na categoria Aberta os campeões foram João Salla e Jaine Amaro. Já na categoria Amador, JOão Lucas e Michael Alexandre foram os grandes campeões.

Maria Paula Borsoi e Cecília Ferreira foram as grandes campeãs na categoria Feminina e Elias Correa e Isabella Simão foram os campeões da categoria Iniciante.

Sebastião Pedroza e o Ranch Sorting

Sebastião Pedroza, o Tião da Cow Horse, responsável pela prova de Ranch Sorting, teve seu primeiro contato com o esporte em 2017, e a partir daí foi em busca de conhecimento e aperfeiçoamento na modalidade.

Recentemente, organizou uma clínica de treinamento de Ranch Sorting ministrada por João Salla, no Colina Ranch, de sua propriedade, onde treina ao lado de sua esposa, Fernanda Rezende, com quem inclusive, foi campeão da Segunda Etapa, na categoria mista na 1 Copa Jorge Sidney Atalla.

A modalidade de Ranch Sorting

O Ranch Sorting foi criado entre 2006 e 2007, nos Estados Unidos. Está no Brasil há mais de uma década e já tem inúmeros fãs no Vale do Paraíba (SP).

Trata-se de uma versão esportiva de Apartação de gado, praticada em duplas. Um dos maiores benefícios desse esporte é poder ser praticado por atletas de qualqeur idade, desde crianças até idosos, e com isso abre portas para que pais, filhos e avós participem juntos.

Em pouco tempo de existência, o Ranch Sorting já entrou para a lista dos principais esportes equestres existentes, em especial entre os criadores de cavalos da raça Quarto de Milha (ABQM), bastante indicados para apartação. Os competidores participam em duplas e devem ordenar 10 cabeças de gado de acordo com a indicação numérica solicitada. 

O local onde a competição é realizada deve ter dois currais coligados. Em um deles ficam as 10 cabeças de gado numeradas, de 0 a 9, e no outro a dupla. Antes da prova começar, o juiz sorteia um número, assim, a dupla participante deverá ordenar as cabeças de gado de acordo com esse número indicado. Vence a competição a dupla que conseguir organizar as cabeças de gado de acordo com esse número em menos tempo.

Colaboração: Juliana Oliveira – @caminhosdaju

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads