Ranch Sorting

Ricardo Schmidt se orgulha de sua trajetória no Ranch Sorting

Competidor conversou com a nossa reportagem e contou como começou no esporte, falou dos seus cavalos e conquistas

O competidor Ricardo José Schmidt nasceu e mora em Rio Claro/SP. Praticante de Ranch Sorting, ele tem seu cavalo em treinamento no Haras Luana, de propriedade do amigo Luiz Claudio Correa Contato. Na companhia de seu cavalo Bally Jay, estava atuando na temporada 2020, até que houve a paralisação por conta do novo coronavírus.

Contudo, o animal segue em treinamento de Ranch Sorting por Ricardo, enquanto o treinador do haras, João Francisco Pereira da Silva, o mantém condicionado. Entre os principais títulos do competidor na modalidade: Potro do Futuro ABQM Aberta 2012, Congresso Brasileiro ABQM, tricampeão do Campeonato Nacional ABQM, bicampeão da Copa dos Campeões ABQM e Show AQHA/ABQM.

Entre outros da ABRS, RSBR, Liga Leste, Campeonato Barretos. Ricardo também possui títulos no Team Penning, como bicampeão do Congresso Congresso Brasileiro ABQM e do Campeonato Nacional ABQM.

De acordo com ele, seu cavalo, Bally Jay, também recebeu prêmio pela AQHA, o ‘International Rookie of the Year’, em 2013, e o ‘Internacional Open High Point’, em 2018. Conversamos com Ricardo Schmidt, confira!

Ricardo Schmidt se orgulha de sua trajetória no Ranch Sorting Competidor conversou com a nossa reportagem e contou como começou no esporte, falou dos seus cavalos e conquistas

O começo de tudo

“Comecei em 2010 correndo Team Penning pela Central Paulista de TP, com os parceiros Luiz Claudio Contato e Diego Baldissera. Em princípio, montava em uma égua Paint Horse chamada Sunny Sweet JA, um animal incrível também. Ela me proporcionou muitas alegrias e conquistas, e está comigo até hoje curtindo sua aposentadoria. Naquela época, nosso treinador era o Osmir Francisco.

Foi um começo difícil, de muito aprendizado. Monto cavalo desde meus seis anos, mas nunca havia participado de competições, não tinha técnica nenhuma. Assim sendo, a Sunny foi uma professora. Devagar fomos conquistando experiência, vitórias e campeonatos. Sem falar nas amizades que o mundo do cavalo me proporcionou, muitas delas que duram até hoje!

Ricardo Schmidt se orgulha de sua trajetória no Ranch Sorting (6)

Ranch Sorting

“Fomos apresentados ao Ranch Sorting já em 2012, no Haras Luana mesmo. O Alex Saleta estava divulgando a nova modalidade e começamos a treinar. Foi paixão à primeira passada (risos). Conheci meu cavalo também no Luana, quando meu amigo Adilson Campagna estava iniciando ele no Ranch Sorting. Vi que era o animal perfeito para mim. Assim, em uma roda de amigos – o próprio Adilson, Luiz Cláudio, eu e o treinador na época Ricardo Carvalho – regada a cerveja no Congresso Brasileiro de 2012 em Avaré, fiz uma proposta e comprei o Bally.

Se eu tivesse que escolher um cavalo que mais me marcou até hoje seria como você me pedir para escolher entre dois filhos. O Bally foi o animal que mais me deu prêmios e alegrias, bem como a Sunny foi quem me ensinou quase tudo que sei no esporte. São os dois, não tem como escolher um só!”

Trajetória

“É difícil falar de minhas próprias conquistas sem parecer convencido. Mas, hoje, me considero um vitorioso dentro do Ranch Sorting! Corri praticamente 80% da minha trajetória com somente um cavalo, disputando com treinadores e proprietários que corriam com até seis. E hoje possuo um dos animais mais pontuados e mais premiados na modalidade no Brasil há tres anos.

E isso nunca seria possível sem a ajuda e o apoio de meus amigos, parceiros – em especial o Luiz Cláudio -, treinadores, colaboradores, família e sem a bênção de Deus. Considero-me uma pessoa privilegiada por tudo o que a vida me proporcionou.

Ao mesmo tempo, vivi muitas histórias e uma prova que mais me marcou, sem dúvida foi a vitória na categoria aberta do Potro do Futuro ABQM de Ranch Sorting em 2012. Meu parceiro foi o Ricardo Carvalho e, embora eu tivesse sido campeão Nacional de Team Penning como Amador Principiante três meses antes, ganhar uma premiação dessas numa prova aberta num potro foi inesquecível!

Por fim, posso dizer que o cavalo significa amizade sem igual, uma parceira que não se desfaz, significa aprendizado e respeito, e significa acima de tudo, amor!”

Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Veja mais notícias de Ranch Sorting no portal Cavalus