ANCR homenageou segundo grupo de indicados ao Hall da Fama da Rédeas

Premiação foi entregue e indicação formalizada no dia 2 de novembro, durante o Super Stakes e Copa Tripol Ranch

Muito comum nos Estados Unidos, onde os esportes equestres e o rodeio têm tradição milenar, o Hall da Fama é uma maneira de homenagear quem tanto fez pelo esporte e contribuiu para seu crescimento. Os nomes escolhidos ficam imortalizados nessa importante galeria em que figuram pessoas e cavalos.

A Associação Nacional do Cavalo de Rédeas, fundada em 1989, com o objetivo de promover e fomentar o cavalo de Rédeas no Brasil, instituiu desde o ano passado a premiação ANCR Hall da Fama. Os primeiros a figurarem nessa galeria foram Carlos Deleu, João Antônio Salgado Filho (Jango), Buccaneer HDN e No Question.

Sr. Benedito Moreira, com Xande Ramos (esquerda) recebendo o prêmio, entregue por Jefferson Abbud

Através de uma Comissão especial, formada por Alexandre Lhamas Ramos, Gilson Diniz, Jefferson Butti Abbud, João Francisco Sampaio de Lacerda, Nelson Rodrigues, Paulo Koury Neto e Thomaz de Azevedo Marinho, novos nomes foram escolhidos para serem homenageados em 2018: Francisco Emílio Costa Moura, Benedito Moreira, Jay Apollo Bars e Doc’s Safari.

Benedito Moreira, cavaleiro pioneiro da modalidade, não pode comparecer por motivos de saúde e foi representado por Xande Ramos. Hoje com 75 anos de idade, Seu Dito tornou-se referência no treinamento de importantes exemplares da raça Quarto de Milha, acumulando muitos títulos em sua carreira.

Ele foi peão de comitiva que transportava boi e deu de cara, certa vez, com a King Ranch do Brasil. Decidiu mudar de ocupação e passou a domar cavalos. De Rancharia foi para Bauru e não parou mais. Cacareco Brasil foi um dos primeiros animais que treinou. Ainda passaram por suas mãos Billy’s Gamay, Hondo Rancheiro, Double Bull, Mister Bull, Old Hondo, Capri Bar, Miss Tonta, Shady Leo, Florentino EW, Bar Trouble, Gold Sonora, Segredo SKR, Bonito, entre outros.

Francisco Moura (direita) recebeu seu prêmio das mãos de André Tripoloni

Francisco Moura começou sua trajetória na modalidade Rédeas em 1999, no interior de Minas Gerais. Seu primeiro animal foi a égua Miss Breganlina. Ao lado de treinadores experientes, foi deixando a paixão pelo cavalo e pela modalidade tomar conta. Não parou mais de querer se aperfeiçoar e aprender.

Seu legado para a Rédeas tem uma forte base na área de gestão. Em 2010, Chico foi convidado para ajudar a ANCR em uma campanha de patrocínio, para divulgar mais a modalidade. Aproveitando sua experiência profissional, passou a atuar junto à Associação nos demais anos. De forma natural, em 2014, assumiu a presidência da entidade, cargo que exerce até hoje.

“Quando era criança tinha um sonho de ter um cavalo. Paixão que só aumentou a cada ano de minha vida. Deus me deu a oportunidade de conhecer a modalidade e a família Rédeas. Estou super emocionado e mais motivado ainda com a indicação do comitê para ter meu nome no Hall da Fama ANCR! Todos nós, associados, fazemos parte desta história e fico honrado de poder representá-los! Agradeço a Deus por me permitir trabalhar e dar sabedoria para as decisões e direções da ANCR”, comentou Chico em seu Facebook.

Paulo Koury (centro) entregou prêmio à Família Lacerda por Jay Apollo Bars

O Quarto de Milha Jay Apollo Bars, filho de Sanjay e Cactus Sue Bars, foi de propriedade de João Francisco Sampaio de Lacerda, do Haras Dan – que esteve no dia recebendo a homenagem – e criação de Renato Eugênio de Rezende Barbosa. Nascido em 4 de outubro 1988, foi considerado um grande atleta e reprodutor, com excelente campanha e o total de 53 filhos, que somam 285.5 pontos pela ABQM.

Entre outros títulos importantes, Jay Apollo Bars foi Campeão Nacional ABQM de Rédeas e Campeão do Derby ANCR 1993. Seus filhos de maior destaque na modalidade: Dan Jolly Jay, Campeã Derby ANCR e Congresso ABQM Amador 2001; e Captain Jay, Reservado Campeão Potro do Futuro ANCR 1995.

“Este animal realmente mudou o patamar do Haras Dan. Por sua vez tenho que lembrar e agradecer muito ao Carlos Deleu. Foi ele quem realmente fez todo o trabalho em cima do Jay Apollo Bars”, falou durante a entrega do prêmio João Francisco.

Premiação de Doc’s Safari sendo entregue por Joana Azevedo a Xande Ramos como representante

Xande Ramos voltou ao palco para representar a homenagem a Doc’s Safari no lugar de seu proprietário Hélio Dente Negrão. Filho de Doc’s Gamay e Eduarda Cody, nascido em 5 de agosto de 1984, o animal é de criação de Euclydes Aranha Netto. O garanhão Quarto de Milha de pelagem alazã é pai de 173 filhos, que somam 604.5 pontos na ABQM.  Entre os filhos mais pontuados, destacam-se Doc’s Paradise HDN e Buccaneer HDN.

Os quadros com as fotos de todos os indicados ao ANCR Hall da Fama ano a ano rechearão as paredes da Sede Social da ANCR que fica dentro do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré/SP.

Por Luciana Omena
Colaboração: Assessoria de Imprensa e Karol Rodrigues
Fotos: Adilson Silva/ANCR

Deixe um comentário