Aulas gratuitas de equitação estão de volta

Parceria entre ANCR e Apollo Rédeas promove aulas gratuitas para as crianças. Primeiras aulas serão realizadas neste final de semana, durante o Derby

Atenção criançada! As aulas de equitação para crianças realizadas durante os eventos da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR) estão de volta!

E a primeira aula já tem data marcada: nos dias 11 e 12 de março, durante o Derby ANCR 2022, no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP).

O responsável pelas aulas é o treinador Apolônio Hipólito Alvas Junior, do Apolo Rédeas.

A parceria

A parceria entre a ANCR e o Apollo Rédeas surgiu depois de uma apresentação que Apollo realizou no Grupo Anhaguera, quando levou 15 crianças e iniciantes para competirem.

“O presidente Chico Moura viu a apresentação e fez o convite. O primeiro evento que realizamos foi o Derby de 2018, depois vieram um Potro do Futuro, outros Derbys, Super Stakes, entre outros”, relembra o treinador.

As aulas foram interrompidas com a advento da pandemia e agora estão retornando.

Segundo Apollo, para a realização das aulas é montado um redondel na pista de aquecimento, com toda a estrutura e segurança necessárias. “Levamos alguns cavalos treinados e instrutores preparados para atender as crianças, sem custo nenhum”, aponta.

Ele ainda ressalta que não existe idade mínima para participar, pois eles contam com treinadores “um para puxar o cavalo e outro para segurar a criança caso ela ainda não tenha o equilíbrio necessário”, explica.

“Realizamos ainda uma avaliação na criança. Se ela já sabe montar, ensinamos algumas manobras como um spin, por exemplo. Mas, se a criança não tem ainda nenhum conhecimento, ensinamos a postura correta, equilíbrio, como conduzir um cavalo entre outros movimentos”, explica.

Importância das aulas

Para Apollo, ensinar as crianças é extremamente importante, pois, além de elas serem o futuro, não basta apenas amar o animal, é precioso conhecer o cavalo.

“Hoje se fala muito de maus tratos, bem-estar equino, mas se fala da boca pra fora. Digo isso porque amor sem conhecimento também gera maus tratos. Não basta amar, tem que ter conhecimento”, exclama o treinador.

Ele ainda afirma que é muito importante a criança conhecer o animal, saber tratar, alimentar, escovar, todo o manejo para que ela possa manter o bem-estar do cavalo. “Precisamos começar a formar jovens cavaleiros que, além de amar o cavalo também têm conhecimento sobre o animal”, afirma.

Para Apollo, é preciso mostrar o caminho do conhecimento para as crianças. “Não basta comprar um cavalo para se tornar um cavaleiro, é preciso estudar, conhecer o animal. Aqui no Brasil nós temos uma falta de cultura equestre, não estou falando de esporte, vestimenta e tal, e sim aprender sobre o cavalo, ele é um animal complexo e para ser um cavaleiro você precisa de conhecimento, estudo”.

Como participar?

Para participar das aulas gratuitas, basta se dirigir a pista de treinos dentro do recinto da festa. A aula dura em média meia hora e a criança não precisa levar o animal ou equipamentos, pois é oferecido gratuitamente.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus