Terceira e última seletiva acontece essa semana durante o Haras Dan em Avaré
O sonho de ver uma equipe competitiva de Rédeas para as disputas de mais um mundial está mais perto de se tornar realidade. O Brasil participa dos Jogos Esquestres Mundiais desde que foi instituído e manda equipe em todas as oito disciplinas válidas pela Federação Equestre Internacional. A estreia da Rédeas na competição foi em 2002, em Jerez de La Frontera, Espanha, quando fizemos nosso melhor resultado, o nono lugar no individual de Xande Ramos.
Com o crescimento técnico da Rédeas no Brasil nos últimos anos, tanto pelos investimentos dos criadores em genética, como dos treinadores buscando chegar a mais alta performance, temos chance de melhorar ainda mais nossos resultados na edição 2018 do World Equestrian Games, que acontece de 11 a 23 de setembro, no Tryon Equestrian Center, em Mill Spring, Carolina do Norte, Estados Unidos.
Para participar das seletivas brasileiras, cavaleiros e cavalos deverão ser filiados e estar em dia com a ANCR, CBH e FEI. As duas primeiras seletivas aconteceram em provas da ANCR, Super Stakes em novembro e Derby em março. A vaga é do cavaleiro, podendo levar o cavalo que competiu as seletivas ou alugar outro no país sede dos Jogos. Roberto Jou venceu a primeira seletiva e Marcelo Almeida marcou a maior nota na segunda.
Torcida brasileira no WEG 2014 na França. Foto: Adilson Silva/Foto PerigoO Time Brasil na Rédeas será formado por cinco cavaleiros, que concorrerão a título por equipe e individual. Há vagas para os brasileiros que moram no exterior também. Os três CRI 3* (Concurso de Rédeas Internacional), como são chamadas as seletivas em todo o mundo que habilitam os cavaleiros ao WEG, aqui no Brasil foram realizadas pela ANCR com apoio e chancela total da Confederação Brasileira de Hipismo e FEI. A convocação oficial da equipe deve sair logo após a realização dessa última seletiva.
O CRI 3*, julgado por François Zurcher (juiz de prova) e por Laura Rossetti (juíza de equipamento), ambos credenciados FEI, acontece dia 23 de junho junto à programação do tradicional Futurity Haras Dan, em sua 14ª edição, e 8° GP Reminic N Dunt. No mesmo dia ainda a 4ª etapa do Núcleo Castelo Branco de Rédeas. Será um final de semana intenso para os redieiros, não só pela disputa válida para o WEG como pelos títulos da prova particular que vem fomentando a modalidade há tantos anos, realizada pela Haras Dan, criatório mineiro importante para Rédeas.
Por Luciana Omena
Foto: Divulgação