Teve uma carreira espetacular nas pistas de Rédeas dos Estados Unidos e agora já vem se provando como pai nas primeiras gerações
Filho de ninguém menos que Wimpys Little Step, em Miss Hollywood Whiz, que é Topsail Whiz, o importado CFR Centenario Wimpy, ou Rio (como é chamado), nasceu em 2008, no berço de ouro da Rédeas. Seu pai é um garanhão nominado para o NRHA Hall Of Fame, a galeria de campeões imortalizados da associação americana da modalidade, e produtor de mais de US$ 9 milhões de dólares. De pelagem buckskin, Rio tem, como competidor, ganhos de mais de US$ 180.000,00.
Seu êxito nas pistas inclui: finalista NRHA Open Futurity 2011 (apresentado por Jordan Larson), finalista NRBC Open 2012, finalista NRHA Open Derby 2012, reservado campeão Cactus Reining Classic Open N3 Derby 2013, campeão NRHA Open Derby N3 2013, campeão High Roller Reining Classic Open Derby 2013, campeão Cactus Reining Classic Open N4 Derby 2014, com a nota 231,5, Top 5 NRBC Open 2014, reservado campeão Kentucky Reining Cup 2014, Top 5 Tulsa Derby Open 2014, Top 5 High Roller Reining Classic 2014.
CFR Centenario Wimpy e Franco BertolaniRio fez uma dupla importante com Franco Bertolani em algumas dessas conquistas, entre 2013 e 2014, incluindo o Derby do Arizona (Cactus Reining Classic), em que marcaram 231,5, uma das maiores notas da Rédeas no mundo. “A vitória veio após o desempate com Jordan Larson e Show Me The Buckles. Foi uma prova inesquecível, com certeza, não só pela nota alta, mas também por ser a primeira prova grande do meu início nos Estados Unidos, após oito anos na Itália. E imagine disputar contra um dos grandes nomes da Rédeas. Mas o Rio sempre foi valente e tem uma habilidade incrível”, contou o treinador brasileiro.
Sua primeira geração nos Estados Unidos foi finalista do NRHA Futurity 2016, Rio Killer Gun. Para 2017, a grande promessa da segunda geração é Diabolo, que já ganhou um dos pré-futurities nos Estados Unidos, o Summer Slide, em Denver, apresentado também por Franco.
O campeão passou das mãos do criador italiano Domenico Lomuto (Slide Or Die LLC) para o brasileiro Kiko Quagliato, do Kiko’s Ranch, de Ourinhos/SP. Está alojado no Brasil, já veio para cá e está disponível para esta estação de monta 2017/2018 na Equus Equine Services, de Novo Horizonte/SP. “Ele tem uma vida atlética muito significativa. A linhagem dele também chamou muito a nossa atenção, ele tem sangue de campeões e produtores. Sua pelagem buckskin chama muito atenção também e casa especialmente com as éguas Gunner, as caras-brancas. Então, ele reúne uma qualidade atlética giganteca, tem uma beleza ímpar, bem conformado e uma linhagem extraordinária. Estávamos há um ano e meio nas tratativas para compra-lo, foi difícil traze-lo, mas conseguimos”, comenta Luiz Paulo Ramos, da Equus.
Ele ainda reforça que importância de Rio para o plantel brasileiro não fica só restrito a Rédeas. “Temos certeza que é uma linhagem para produzir para todas as modalidades de performance. Ele vai imprimir muito as suas características em seus filhos, com sua genealogia de peso, animais que são pilares do Quarto de Milha, e vai produzir para todas as modalidades.”
Contatos: Equus Equine Services | (17) 3542-7749 | semen.equus@gmail.com