Cinco provas e cinco pódios para Gabriel Cordeiro no Nacional de Rédeas

Das cinco categorias, ganhou três, um segundo lugar e um terceiro. Destaque na modalidade, jovem viveu um grande momento em Avaré

Gabriel Cordeiro Martins tem 15 anos e aspira voar alto na Rédeas, modalidade que escolheu para seguir competindo no meio equestre. Natural de Curitiba, mora em Adrianópolis, ambas cidades paranaenses. Seus cavalos ficam alojados no Buckaroo Ranch.

Com o apoio incondicional do pai, Renato Martins, da mãe, Ivanete Cordeiro da Silva, e do irmão, Carlos Eduardo Cordeiro, Gabriel cursa o 9°ano na escola e já se prepara para fazer faculdade de Medicina Veterinária.

Durante o Campeonato Nacional da ANCR 2019, realizado em agosto, em Avaré, Gabriel foi campeão Principiante Aberta, Amador Nível 2, segundo lugar Amador Nível 3, terceiro lugar Amador Nivel 4 com Craque Marca dos Santos. E campeão Principiante Amador com Helluva Whiz BK. Conversamos com ele. Confira!

Ladeado pela mãe Ivanete e por Antônio Corrêa, representando a ABCCC do cavalo Crioulo, enquanto levantava o troféu da Amador N2

Como tudo começou?

Gabriel: Não me lembro! Mas desde de muito pequeno gosto de tudo que tenha a ver com cavalos. Brinquedo, revista, quadros, tudo! Quando me colocavam em cima de um cavalo, chorava muito quando era tirado (risos).

Como conheceu a Rédeas?

Gabriel: Minha mãe sempre foi apaixonada por Rédeas, então, quando resolveu voltar a montar, me levou junto! Nunca pratiquei outra modalidade.

Lembra da sua primeira prova?

Gabriel: Em 2015, em Florianópolis, no Intriga do Caraçá

Você busca melhorar a forma de apresentar?

Gabriel: Sim! Estando sempre bem preparado e me espelhando nos grandes nomes da Rédeas.

Craque Marca dos Santos seu fiel escudeiro e companheiro de pódios

Tem algum ídolo?

Gabriel: E difícil escolher um, afinal todos me ajudam, sempre me socorrem nas provas (risos). Tenho carinho especial pelo Edvaldo Gonçalves (Val), que me colocou em cavalo de Rédeas. E tenho entre meus ídolos também Franco Bertolani, Marcelo Almeida, João Felipe Lacerda, Gilson Diniz, Gilsinho Diniz, Miguel Cruz, Roberto Jou… Ah, na verdade, são todos!

Como é o seu dia a dia hoje?

Gabriel: A minha Escola Diógenes Ribeiro de Lima, Ribeira/SP, me apoia muito e eu treino na fazenda três vezes por semana e dois dias no Buckaroo Ranch.

Títulos mais importantes

Gabriel: Já ganhei Nacional, Super Stakes, Derby, Sul-Americano ABCCC, Nacional ABCCC, Congresso ABQM, Minas Horse Show, regionais Paranaense  e Catarinense, Haras Dan! Um título que ainda não conquistei, ainda não posso competir nessa prova, é o Potro do Futuro.

Na premiação do Núcleo Paranaense que ganhou troféu na Aberta N1 da Copa Internúcleos

Qual prova te marcou mais até hoje e porque?

Gabriel: Minha primeira em Florianópolis, por que fiquei muito emocionado.

Você está competindo hoje com quais cavalos?

Gabriel: Craque Marca dos Santos e Helluva whiz BK. Gosto de todos os cavalos que já montei,  mas o Craque Marca dos Santos é meu pequeno grande guerreiro!

Nesse último evento da ANCR, o Campeonato Nacional, você voltou para casa com as mãos cheias de troféus. Conta um pouco do seu sentimento sobre essas conquistas.

Gabriel: Fiquei muito feliz, é claro! Mas é mais que isso, é a sensação de estar no caminho certo, motivado para treinar aprender cada vez mais!

Por Luciana Omena
Fotos: Adilson Silva

Deixe um comentário