Derby e Copa Cardinal de Rédeas reforçam a categoria Amador

Evento promovido pela ANCR aconteceu normalmente entre os dias 11 e 14 de março, em Avaré/SP

A Rédeas é uma das modalidades que mais se fortalecem ao longo dos anos. Em outras palavras, todos os esforços sucessivos das diretorias vêm dando resultados positivos. O destaque fica para a categoria Amador, que cresceu mais que a Aberta no evento mais recente da ANCR.

“O Derby 2020 da ANCR foi mais um evento maravilhoso! Crescimento de inscrições, com destaque para a categoria Amador. Aliás, tivemos provas de alto nível e o público presente nas atrações do evento. Agradecemos os participantes, competidores e patrocinadores que prestigiaram”, afirma o presidente da Associação, Francisco Moura.

Promovido pela Associação Nacional do Cavalo de Rédeas, o Derby – para animais de quatro a seis anos hípicos – e Copa Cardinal – para animais de sete anos hípicos e acima – surpreenderam ao superar 2019. Não só com relação ao nível técnico nas provas, mas também ao volume de público e número de inscrições.

Acima de tudo, pontos comentados pelo presidente, que complementa: “é importante ressaltar também o nosso ambiente família. Redieiros de todo o Brasil competindo. De fato, um grande evento”.

No Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, os competidores disputaram ainda Pré-Futurity Tripol Ranch – para animais de três anos hípicos -, Principiante e Jovem.

Para as crianças, aulas grátis de Rédeas. E, com a finalidade de deixar a experiência dos presentes ainda melhor, a ANCR ofertou praça de alimentação e toda sua infra-estrutura moderna já conhecida no layout de pista, camarotes, estandes e arquibancadas.

Derby e Copa Cardinal de Rédeas reforçam a categoria Amador
Presidente Francisco Moura e família

Derby

Realizada sempre como encerramento da programação, horário nobre, a final do ANCR Derby Aberta N4 teve como campeão João Felipe Lacerda. Ele apresentou Galactic Tag (Whiz N Tag Chex), de André Tripoloni, marcando 224,5 pontos. “Treino esse cavalo há dois anos. Viemos em uma crescente desde o Potro do Futuro da ANCR. Evoluímos a cada evento e hoje deu certo”.

Marcelo Almeida, que vem dividindo os pódios com João Felipe nos últimos anos, encerrou a prova com o segundo, terceiro e quarto lugares: So Much Colonels (222,5), Crackerwhiztruck (222) e Whiz N Tag Dunit (221).

Enquanto na Aberta N3 e N2, o título ficou para Matheus Gabriel de Oliveira. Com Tag Gotta Gun (Whiz N Tag Chex), de propriedade de Thomaz Luiz Cabral Menezes. O conjunto recebeu nota 216. “Não conseguimos correr o Potro do Futuro, hoje estivemos aqui juntos e conseguimos esse resultado maravilhoso. Estou muito feliz e só tenho a agradecer”.

Assim como outra vitória muito comemorada foi a de Davi Herrera Delgado (foto de chamada), que deu show na Amador N4 e N3 com Perfume Whiz Dunit (Zircony Dunit 2F), nota, 216. “A Perfume merecia essa vitória. Ganhamos o N2 no Potro do Futuro ano passado e viemos buscando conhecimento através de cursos. Sai chorando da pista e espero repetir isso por muitas vezes”.

Posteriormente, mais um pódio para Gabriel Cordeiro Martins. Ele recebeu nota 211,5 e ficou com o título da Amador N2 – reservado N3 e N4 – com Cielo Junior (Cielo Doc). “Foi a primeira prova que fizemos juntos, gostei muito dele em pista. Tomara que venham mais histórias agora”.

Derby e Copa Cardinal de Rédeas reforçam a categoria Amador
João Felipe Lacerda

Copa Cardinal

Como resultado do patrocínio e apoio às provas da ANCR, o Cardinal Ranch, sediado nos Estados Unidos, premiou o campeão da 7ª Copa Cardinal Ranch com uma cobertura de seu garanhão Dun It For Whizkey.

Jovenil Dias Machado foi o agraciado pela vitória na Aberta N4 – e N3 – com Lapidado Whiz Dunit (Country Dun It), nota 211,5. “Foi uma passada interessante, muito boa. Fui o segundo a entrar, a nota não foi tão alta, mas deu tudo certo. Esse cavalo tem nove anos de idade, bem experiente e estava bem tranquilo”.

Na Aberta N2, vitória para Jacques Rodrigues Junior e Joy Roosters VSJ (Roosters Tru Luck), nota 210,5. “Vim bem tranquilo para a prova, com o intuito de descontrair, e a égua foi bem demais. Obrigado a todos”.

Conhecedor profundo da Rédeas, Américo Ribeiro dos Santos Neto conquistou mais um pódio para sua carreira. Ao apresentar Arion Dun It (Bland Dun It), de sua propriedade, voltou para casa como campeão Amador N4 e N3, nota 214. “Para mim, as demais provas servem sempre como treino para o Potro do Futuro. Buscando evoluir ao máximo para chegar à final do N4 no PF e fazer sempre boas apresentações”.

O jovem Gabriel Cordeiro Martins voltou para casa com mais um título. Dessa forma, ganhou o troféu principal na Amador N2 ao apresentar Helluva Whiz BK (Helluva Chex), nota 207,5.

Gabriel Cordeiro Martins – Foto: Cedida

Pré-Futurity, Principiante e Jovem

Os vencedores do Pré-Futurity Tripol Ranch, assim como na Copa Cardinal, também ganharam cobertura de garanhões.Para o campeão da Aberta, cobertura do Dun it Again, já que para o campeão da Amador, a cobertura foi do Whiz N Tag Chex. Família Diniz dominou o pódio, voltando para casa com os dois troféus e prêmios.

Na Aberta N4, Gilson Vieira Diniz Filho e Mercedes Dunit FMM (Cromed Out Mercedes), de Gustavo Mateus Gomes, foram os campeões ao marcar 214,5 pontos. Enquanto o título da Aberta N3 ficou para o conjunto formado por Nelson Rodrigues e Big Brown Del Rancho, nota 211. E na Aberta N2, Marco Antonio da Costa e Juke Gotta Gun, 210,5 pontos, foram os campeões.

A categoria Amador não foi separada por níveis, portanto a vitória foi de Giovanna Diniz com Fantastico Voodoo MV (Shiners Voodoo Dr), nota 212,5. Pulamos para os resultados da Principiante e encontramos novamente Gabriel Cordeiro Martins e Helluva Whiz BK. Foram campeões Aberta N1 ao marcar 207,5 pontos.

Enquanto que na Principiante Amador, Octávio Cipolla Lunardini levantou mais um troféu, com Shootin Like Wanda, nota 213,5. Começando sua carreira na Rédeas, Henrique de Melo Tripoloni montou Hot Wings Dunit QR para ganhar a categoria Jovem, nota 211. Outro que tem sangue de redieiro na veia, Rafael Christians venceu a Jovem 10 com No Tears Rooster, nota 210,5.

Derby e Copa Cardinal de Rédeas reforçam a categoria Amador
Juízes

Conclusão

A ANCR estima, portanto, que tenham sido distribuídos em torno de R$ 115 mil aos campeões, conforme nota da assessoria de imprensa. Valor somado de premiação em dinheiro e prêmios fornecidos pelos patrocinadores.

Todo o evento foi julgado por cinco juízes: Antonio Correia (equipamento), Jared Leclair (NRHA), Fabricio Suris da Silveira, Wadson Lander, Leopoldo Potter e Giovani Bornancin – sequência da foto acima.

Como destaque não podemos deixar de falar da volta do mestre Jango Salgado às competições. Sua última prova foi em 2012, portanto há oito anos. “Foi minha primeira prova nesse retorno e espero estar em todas daqui para frente. Me dediquei nesse hiato aos cursos e assessorias por toda a América do Sul, mas nunca perdi a paixão por treinar e apresentar cavalos em provas”.

Resultados completos: ancr.org.br.

Por Luciana Omena
Colaboração: Assessoria de Imprensa e Karol Rodrigues
Crédito das fotos: Divulgação/ANCR/Foto Perigo

Veja mais notícias da modalidade Rédeas no portal Cavalus

Deixe um comentário