Prova movimentou a Expozebu, a maior exposição de pecuária zebuína no mundo, nesse dia 2 de maio
Gilsinho Diniz entre Minotauro e Rio NegroProgramada para 26 de abril a 6 de maio no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, a Expozebu há mais de 80 anos ajuda a cidade a ser um centro de fornecimento de gado Zebu e a impactar fenômenos econômicos e sociais inspirados pelas raças zebuínas. A movimentação financeira da feira é gigantesca, convergindo pessoas vários países e todos os estados do Brasil para suas atrações, que vão desde julgamentos e leilões a shows e provas equestres, passando por cursos, mostras, feira comercial.
A expectativa é atrair mais de 300 mil pessoas e movimentar cerca de R$170 milhões de reais. Celebrando os 80 anos desde que o Ministério da Agricultura delegou a ABCZ o Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas, a 84ª ExpoZebu trouxe na programação da Equishow 2018 a prova de Rédeas, organizada pelo treinador e competidor Gilsinho Diniz. Os competidores, de todo o Brasil, mostraram a força da modalidade nesse dia 2 de maio, na Estância Orestes Prata Tibery Junior.
Rodrigo Minotauro“As provas de Rédeas estão cada vez mais fortes. Além da técnica, os competidores devem ser arrojados, entrar firmes, para poder conquistar uma boa classificação, e nós vimos isso aqui em Uberaba, com a presença de ótimos cavalos e cavaleiros, vindo de vários estados, não só Minas, como Goiás, Distrito Federal, Paraná, São Paulo. Uberaba é bem central, o que facilitou muito a vinda de todo mundo”, contou Gilsinho, que hoje mora e treina na cidade.
Entre os destaques da prova, a presença de Rodrigo Minotauro, que já está inserido no esporte, como um grande divulgador e competidor, evoluindo em sua técnica e praticando cada vez mais a Rédeas, e o cantor Rio Negro, uma pessoa que há muito tempo frequenta competições de diversas modalidades do Quarto de Milha. Eles foram os protagonistas do Desafio de Rédeas das Celebridades em Uberaba, uma ação que serve muito de fomento a esse esporte, pois a imagem deles se torna chamariz para mais e mais pessoas conhecerem a Rédeas e se apaixonarem.
Rio NegroRio Negro competiu Rédeas pela primeira vez e achou bastante importante prestar atenção na técnica. “De fora parece fácil, mas dentro da pista é bem sério, não é fácil não, mas foi muito divertido participar. A prova foi uma desculpa boa para estar com os amigos do cavalo”. Minotauro já vem há dois anos na modalidade, essa foi sua sétima vez em pista. Entre os vários compromissos como embaixador do MMA, ele arruma tempo para treinar e ir as competições na categoria Amador Principiante. Para equiparar ainda mais a disputa, eles fizeram duas passadas, cada um no cavalo que treinou e depois inverteram as montarias, deixando assim a somatórias das notas decidir quem levaria a melhor. E ficou mesmo com Minotauro mais uma vitória no Desafio de Rédeas das Celebridades.
Foram 50 inscritos nas categorias Aberta, Amador, Jovem e Iniciante, conjuntos julgados por Ricardo Heymann, e R$ 30 mil de premiação garantida. “Foi muito bacana de organizar. Eu nunca tinha feito isso, mas deu tido certo. Todo mundo gostou. Já temos uma programação de uma próxima em setembro e repetir na Expozebu do ano que vem. Foi sensacional organizar e participar”, comentou um dos treinadores mais vitoriosos do esporte.
Nos resultados, Gilson Diniz Filho foi campeão da categoria Aberta ao montar Craque Marca dos Santos. Em segundo, empate entre Miguel Cruz, com Tallin Cindy Whyz e Gilsinho, com Walla Walla Gun. Em terceiro, Marcos Júnior Martins montando Don El Dourado, e fechando essa categoria, empate no quarto lugar, Rodrigo Nieves com Gunner Top Chic e Laercio Casalechi com Joy Roosters VSJ, sendo premiados seis cavalos. Na Amador, Vitória de Fernanda Casalecchi, com Joy Roosters VJS, seguida por Gabriel Cordeiro Martins e Craque Marca dos Santos; Giovanna Diniz com Walla Walla Gun e Reminic; e Cássio Menarim com Ilha Bela da Roraima, Fernanda Casalecchi com Hes A Question QR e Davi Delgado com En Gene.
O campeão da categoria Principiante foi Thiago Luz Casalecchi com Hes A Question QR, fechando a galeria de troféus e prêmios da família Casalecchi. O segundo lugar ficou para Lucas José Natal com Víbora Del Cielo, com Alexandre Martendal em terceiro, montando Oak Whiz. Na Jovem, filha de peixe, peixinho é! Mais um membro da família Diniz despontando nas provas com a vitória de Mariana Diniz, filha mais velha de Gilsinho, ao apresentar Gunner Top Chic. O segundo lugar foi de Fernanda Daher com Morango Doc.
Por Luciana Omena