Futurity Haras Dan realizou sua 14ª edição em Avaré

Foi mais um grande encontro da família da Rédeas, com presença do Minotauro e ainda seletiva para o WEG e final do NCCR

O 14° Futurity Haras Dan aconteceu dia 23 de junho, na pista coberta de Rédeas do Parque de Exposições dr. Francisco Cruz Pimentel, em Avaré/SP, junto ao 8° GP Reminic N Dunit e o 2° Haras Dan Jovem. Foram registrados 68 inscritos, 41 no Futurity, 22 no GP e seis na Jovem, marcando um dos maiores encontros independentes da modalidade.

Campeão 14° Futurity Haras Dan Gilson Diniz

A família Lacerda realiza há 14 anos a única prova particular de Rédeas que ainda permanece no calendário anual desse esporte. “Foi mais uma vez um prazer realizarmos nosso evento, reunir os amigos, recorde de inscritos, provas de alto nível, os melhores cavalos e competidores. A Família Lacerda agradece a presença e participação de todos! Muito obrigado!”.

Ordelon Junior recebe seu carro ‘zero’

O Haras Dan seleciona animais de Rédeas há mais de 35 anos, sendo um dos mais tradicionais e vencedores da modalidade. E incentivadores também. Além da realização de sua prova anual, patrocinam todas as ações da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas, atuando no fomento mais do que importante para o esporte. Seus animais são vencedores em diversas categorias, com terceiros e também nas mãos dos filhos João Felipe Lacerda e Gustavo Lacerda. Tudo sob os olhares atentos de sr. João Francisco e Tereza Lacerda, os esteios da família, que ainda conta com a filha Daniela e os netos Carolina e Thiago.

As provas foram julgadas pelo juiz suíço FEI François Zurcher, tendo Procópio Prata na locução. A premiação, como de costume, foi de uma cobertura do Reminic N Dunit para o campeão do GP, prova para os amadores – enquanto o Futurity é para a categoria aberta -, e mais de R$ 20 mil em dinheiro distribuídos nas duas categorias. Reminic N Dunit, entre outros feitos, produziu em uma mesma temporada cinco campeões de provas de potro do futuro no Brasil em Rédeas.

Rodrigo Minotauro esteve em mais uma prova e disse em seu Instagram: “Eu como um
entusiasta no esporte de Rédeas não poderia deixar de estar aqui para aprender.
Muito obrigado aos mestres do esporte que estão me acessorando (sic), @roberto_jou,
@henriqueredeas, @gilsinho_diniz !!”

O título de 2018 do Futurity Haras Dan ficou para o super premiado Gilson Diniz Vieira, o maior ganhador de potros do futuro da modalidade. Montando Basco Bacarat, de propriedade de Fabiano Araújo, marcou a incrível nota 75. “O nível da prova foi muito apertado, só cavalos bons e mais de 40 concorrendo, então ganhar nessa condição é muito recompensador. Também fiquei muito feliz com a nossa passada, o Basco Bacarat evoluiu muito bem depois que ganhamos o Pré-Futurity ANCR em março. Fazia tempo que eu não marcava um 75, sempre sou muito crítico depois das minhas apresentações, e gostei muito dessa. O cavalo foi muito fiel, foi muito consistente, agradável de assistir trabalhando e de fazer prova também”, contou Gilsão, tricampeão  (2012 com Cielo Doc e 2013 com Jessie James Whiz), ressaltando a importância dessa prova para o mercado.

E ter um ídolo marcando uma nota tão boa certamente apertou ainda mais a disputa. E a prova foi um show a cada passada. O segundo lugar, com nota 74,5, ficou para Ordelon Junior, com Layla Cody Reminic. Sua premiação foi um carro ‘zero’ km, prêmio anunciado de antemão pela família Larcerda ao animal melhor colocado filho do Reminic que não fosse de propriedade do Haras Dan. Fechando o pódio, Roberto Jou com Estupendo Marca dos Santos foi o terceiro colocado, com nota 74.

No GP, a vitória ficou para Américo Santos Neto com Arion Dun It, de sua propriedade, ao marcar 71,5 pontos. O segundo lugar foi para Giovanna Diniz, com Don Quichote Redentor e a nota 68,5. Com 69 pontos, Amithys Giacomitti completou o pódio dessa categoria ao apresentar seu Hesawimp Whiz. Pela Jovem, vitória de Pedro Abbud, com Question Expert, nota 72,5.

NCCR

Aproveitando a data, aconteceu a 4ª etapa e última etapa do Campeonato Paulista do Núcleo Castello Branco, no mesmo dia. Com muitos elogios dos competidores, o NCCR encerrou a temporada 2017/2018 premiando os campeões com a premiação do Campeonato em dinheiro para campeão e reservado, fivela para os campeões, troféus para os reservados e terceiros lugares, brindes da Organact, Champ, Scarparella e ainda facas artesanais da Império Barbecue, bonés e copos do NCCR.

NCCR

Foi só mais um componente dessa grande festa que foi o dia 23 de junho em Avaré. As provas foram julgadas por Leopoldo Potter, juiz recém-formado, seguindo a tradição do NCCR de chamar juízes novos e dar oportunidade para que eles pratiquem. Foram campeões da etapa: Aberta N1 – Juliana Fruet e Fasito Whiz – 69,5; Amador N1 – Junior Dal Col – Flap Cielo Melody’s – 69; Jovem 10 menos – Malu Fruet – Little Step VJS – 70; Jovem 10 mais – Pedro Abbud – Question Expert – 72,5; Amador N2, N3, N4 – Marcelo Fornetti – Great Of Sparks; Aberta N4 – Paulo Koury Neto – Dont Whiz WRB – 72,5; Aberta N3 e Aberta N2 – Pedro Silva – Identic Chex – 70,5; Futurity – Pedro Silva – Funny N Tag – 70.

Os classificados em cada uma das categorias – divulgados na página oficial do Núcleo – defenderão no Campeonato Nacional ANCR os títulos nacionais individuais e ainda buscarão a taça da Copa Internúcleos por equipe!

Por Luciana Omena
No destaque: Gilsão e Basco Bacarat. Foto Adilson Silva
Fotos: Cedidas

Deixe um comentário