Aprendizado e o sucesso dos competidores no ciclo passado são as molas propulsoras para retomar o campeonato ainda melhor e com mais entusiasmo
Joana Azevedo, presidente.Foto: Adilson Silva
Com o crescimento da Rédeas nos Brasil nos últimos anos, os núcleos regionais foram no embalo e passaram a investir muito mais em inovações e incentivos aos competidores. A Associação Nacional do Cavalo de Rédeas – ANCR está espalhada por todo o Brasil, tendo provas oficializadas no Acre/Rondônia, Brasília, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, e ainda Uruguai.
Cada núcleo se organiza de acordo com a realidade de sua região. Alguns têm mais competidores e cavalos que outros, por exemplo. O Sul, por exemplo, é uma força da Rédeas no Brasil. O campeonato do Rio Grande do Sul é formatado pela Associação Gaúcha do Cavalo de Rédeas, que tem como presidente hoje Joana Azevedo. Muito animados com a participação de seus associados na temporada passada e também no Campeonato Nacional ANCR, em agosto, já se preparam para lançar a nova temporada.
O calendário, ainda em fase de confirmação, já tem a data de lançamento do Novo Campeonato, que será dia 22 de outubro. O campeonato terá três etapas, a primeira em 09 de dezembro, a segunda em 07 de abril, e a terceira em 09 de junho.
“O 14° Campeonato Gaúcho foi um dos melhores que já tivemos. Tivemos, nas 3 etapas, uma média de 100 de inscritos em cada uma, o que é impressionante! E o mais bacana é que aumentou da primeira para a terceira o índice de participantes. O que também nos surpreendeu foi o apoio maciço de muitos patrocinadores. Pudemos oferecer ao mesmo tempo premiação em dinheiro e bônus com produtos, por exemplo. Mas, o que mais nos deixou felizes, foi o financiamento para ida dos dez melhores de cada categoria para o Campeonato Nacional ANCR, incentivando ainda mais as pessoas a seguirem o campeonato. Com o apoio dos nosso patrocinadores, pudemos em 12 conjuntos para São Paulo”, conta Joana.
Delegação gaúcha em Avaré.Foto: arquivo pessoal
Ela lembra também que a última etapa, o enceramento da temporada gaúcha, foi bem interessante, pois junto houve a inauguração do Haras Virgínia, que ela acredita ser hoje um dos maiores centos de eventos da América Latina. “Sentimos a união de todos os associados, todo mundo abraçou a causa, e isso nos trouxe muita satisfação. Estamos loucos para que comece o próximo ano. A ideia é fazer um campeonato ainda melhor em premiação e tentar conseguir os mesmo benefícios do campeonato passado. Estamos em fase de captação de patrocínio para viabilizar nossas ideias.”
Ideias como essa, de premiar com o custeio do frete para a prova que congrega todos os núcleos foi inédita e muito bem executada. A presidente reforça que a proposta da premiação ter sido o frete foi não somente para valorizar e levar os associados para competir nacionalmente, mas para prestigiar também a ANCR. “Devido a distancia, nem todos os classificados conseguiam confirmar suas inscrições ao Nacional e ter o frete ajudou muito. Também acabamos promovendo uma união ainda maior entre os nossos competidores, fizemos uma delegação muito unida, que torceu um pelo outro, ajudaram-se mutuamente. Para nós, uma grande vitória. O êxito do frete não foi só a premiação, mas também por ter promovido essa integração, prestigiado a ANCR e os nossos associados.”
AGCR conquistou os trofeús da Copa InternúcleosAberta e Amador nível 1. Foto: Adilson Silva
Entre os títulos em jogo no Nacional, está a Copa Internúcleos, que premia o núcleo de acordo com a performance de seus competidores em cada categoria. Dos quatro títulos, os gaúchos levaram dois, o da Aberta Nível 1 e o da Amador Nível 1. Dois competidores, em especial, ajudaram nessa conquista. Max Heller, que é treinador de Movimento a La Rienda, uma prova exclusiva do cavalo Crioulo, e Sergio Pereira , que se desdobra para treinar seus cavalos, sem pista, tendo que aperfeiçoar seu esbarro em uma estrada de terra da fazenda onde mora. “Sem o frete, eles não poderiam estar lá. Então, independente de qualquer resultado, vê-los em Avaré, ajudando o time, foi sensacional. Só temos a agradecer todos que não mediram esforços para estar conosco, foi a maior delegação do Rio Grande do Sul em São Paulo e tudo isso é fruto do trabalho de cada um”, finalizou Joana.
Fique ligado: www.facebook.com/RedeasBrasilPage