Primeira seletiva brasileira de Rédeas para o WEG 2018

Passada será realizada durante o Super Stakes ANCR, que acontece de 9 a 11 de novembro, em Avaré

A próxima edição dos Jogos Equestres Mundiais – World Equestrian Games – será realizada na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, de 11 até 23 de setembro de 2018, e a Rédeas é a única modalidade western integrante do quadro da Federação Equestre Internacional, portanto, habilitada para estar presente no WEG. Para participar das seletivas brasileiras, os cavaleiros e cavalos deverão estar afiliados, e em dia, com a ANCR, CBH e FEI.

Gilson Diniz Filho foi integrante da equipe brasileira no WEG 2014. Foto: Adilson Silva

Como entidade máxima da modalidade no Brasil, a Associação Nacional do Cavalo de Rédeas – ANCR programou os eventos de classificação de acordo com as normas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Hipismo – CBH. Então, serão realizados três CRI 3* (Concurso de Rédeas Internacional). O primeiro deles, essa semana, durante o Super Stakes – Copa Tripol Ranch, dia 10 de novembro. A segunda seletiva está marcada para o Derby ANCR – Copa Cardinal Ranch, no dia 9 de março de 2018; encerramento com a terceira classificatória durante o Futurity Haras Dan, em maio ou junho do ano que vem.

O brasileiro Paulo Koury também esteve
no WEG da Normandia. Foto: Adilson Silva

“É importante que os competidores que se inscreveram para as seletivas fiquem atentos às regras. As dúvidas sobre cadastro, taxas e passaporte, por exemplo, podem ser tiradas juntamente à CBH. É importante lembrar também que a responsabilidade pelo conhecimento das regras da CBH/FEI, e também documentação, registro, entre outros, é do cavaleiro. As despesas referentes à participação de atleta e animal também ficam a cargo do competidor. Caso a CBH consiga captar verba através da Lei de Incentivo ao Esporte, será repassado aos concorrentes selecionados”, comenta Francisco Moura, presidente da ANCR, que fica à disposição para esclarecer todas as dúvidas dos competidores.

O Time Brasil será formado por quatro cavaleiros concorrendo por equipe e seis no individual. Portando, há seis vagas em jogo. Estão abertas três vagas para os competidores brasileiros que moram e competem no exterior. Por enquanto estão concorrendo Franco Bertolani e Thiago Boechat, que já participaram de CRI 3* nos Estados Unidos. E mais três vagas para os competidores que moram e treinam no Brasil. A convocação dos atletas acontecerá em junho de 2018.

Franco Bertolani fez uma boa nota no CRI
de Tulsa . Foto: Cedida

Pelas seletivas brasileiras, será descartada a menor nota e a média das outras duas fornecerá uma ordem de classificação. As três maiores médias estarão automaticamente classificadas. Importante lembrar que a nota é do cavaleiro, podendo levar o cavalo que competiu as seletivas ou outro, também qualificado pela regras da FEI.

Antes de embarcar para Mill Spring, a equipe passará por um treinamento. Cavaleiros e comissão técnica deverão chegar cerca de 15 dias antes dos Jogos e ficarão alojados no Cardinal Ranch, no Texas. “Além do treinamento em pista, estamos programando uma rodada de conversas a respeito das regras da FEI para o WEG. Fizemos um planejamento diferente para a nossa participação nesta edição. Entendemos que temos chances de conquistar boas classificações e estamos nos esforçando para ajudar no que for preciso para que isso se concretize”, finaliza Chico Moura.

A Comissão Técnica está formada por: Chefe de equipe – João Marcos de Arruda Pires; Treinador da equipe – Ruben Vandorp; Diretor CBH – Francisco Moura; Presidente da CBH – Ronaldo Bittencourt Filho;  Diretoria Técnica CBH – Valdir de Araújo; Diretoria da ANCR (Diretor Presidente e Diretores Vice-Presidentes).

Já podemos começar nossa torcida, pois o Brasil tem um bom retrospecto nesta competição!

Super Stakes

Avaré se prepara para o
Super Stakes ANCR 2017

O evento dessa semana, Super Stakes de Rédeas ANCR, encerra as competições oficiais da Associação em 2017. Além da primeira seletiva para o WEG, a pista do Parque de Exposições Dr Fernando Cruz Pimentel, em Avaré/SP, receberá o Super Stakes, Aberta e Amador, para cavalos de quatro, cinco e seis anos hípicos, a Copa Tripol Ranch, Aberta Whiz N Tag Chex e Amador Gunner Dun It Again, para cavalos de sete anos hípicos ou mais, Copa Cardinal Ranch N1, Aberta e Amador Principiante, e ainda as categorias Jovem e Nova Geração e o Snaffle Bit, Aberta e Amador, para cavalos de três anos hípicos.

Como todos os anos, neste evento acontece o jantar para a celebração dos Melhores da Temporada 2016/2017 ANCR e a cerimônia de premiação dos melhores colocados nos rankings Competidor Aberta, Competidor Amador, Melhor Reprodutor, Melhor Reprodutora, Cavaleiro Principiante Aberta, Cavaleiro Principiante Amador. Uma novidade, na mesma noite, 10 de novembro, acontecerá a premiação do primeiro Hall da Fama ANCR, onde serão homenageados dois cavaleiros e dois cavalos que fizeram história na modalidade.

Outras informações e também a ordem de entrada: www.ancr.org.br.

Por Luciana Omena
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Brasil sendo apresentado na arena principal no WEG 2014. Foto Adilson Silva

Deixe um comentário