Rédeas é um dos esportes equestres forte no Estados e vem ficando cada vez mais fortalecida com as ações implantadas pela Associação
Com participação de competidores de Uruguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a segunda etapa do 15° Campeonato Gaúcho VTR de Rédeas aconteceu no Centro de Eventos Querência, da Família Marinho, em Porto Alegre/RS, dias 20 e 21 de abril. Pertinho de encerrar a temporada 2017/2018, a diretoria comemora o sucesso de mais uma prova e se prepara para encerrar o regional gaúcho dia 9 de junho.
Com o encerramento dos regionais das associações filiadas à Associação Nacional do Cavalo de Rédeas, os preparativos ficam voltados para a participação dos conjuntos classificados para o Campeonato Nacional da ANCR. Funciona assim: competidores e seus cavalos disputam provas no ano hípico, que vai de julho a junho, em seus estados, e os melhores classificados habilitam-se para disputar o título nacional.
Diretoria ARCRA realização dos campeonatos regionais ajuda a fomentar o esporte em cada uma das regiões, trazendo novos adeptos a cada prova. E a Associação Riograndense do Cavalo de Rédeas leva esse dito ao pé da letra. A cada prova uma novidade, a cada campeonato ações de fomento importantes que visam o fortalecimento da Rédeas no Estados e mais ainda, a entrada e permanência de novos adeptos e a manutenção do esporte em sua carga máxima, com associados, treinadores, criadores e proprietários entusiasmados em fazer sempre mais.
Para essa segunda etapa, além das categorias normais do campeonato, entre Aberta, Amador e Principiante, também foram realizados um Jackpot e um Pré-Futurity. “Batemos as 180 inscrições, mais do que a etapa passada, nenhuma categoria baixou de 15 inscritos, então estamos chegando no nosso máximo como estadual, o que é maravilhoso. Foi uma prova muito boa, recebemos conjuntos de todo Rio Grande do Sul, mas também do Uruguai, Paraná e Santa Catarina, que vieram competir, arquibancadas cheias, um sucesso e só tenho a agradecer a todos”, comenta Joana Azevedo, presidente do núcleo.
Entre os campeões: Rodrigo Nieves e Lady Lotus Cody – 72 – Pré Futurity; Antônio Correa e Sol de Maio do 38 – Aberta N4 e N3; Fabrício Suris e Silk By Doc – 71 – Aberta N2; Reginaldo Menezes com Retovado II da Quinta – 68 – Aberta N1; Ana Paula Correa e DR Sandy Dunit – 70 – Amador N4, N3, N2; Ana Luiza Fagundes e Panda Gunner RLT empatada com Mauricio Junqueira e Data Vena Flete – Amador N1.
Rodrigo MinotauroEla lembra que a expectativa para a próxima etapa é grande, pois será ai que o time ARCR para o Nacional da ANCR será formado. “Esse ano teremos o frete como uma das premiações aos classificados. A ARCR vai subsidiar a ida dos cavalos classificados a São Paulo, fortalecendo ainda mais a fidelização dos competidores e o nosso time para conquistar as taças da Copa Internúcleos”. Joana enfatiza a categoria Pré-Futurity com a participação 15 potros, “o que significa que temos aqui do Sul 15 animais em preparo para o Potro do Futuro ANCR em agosto”.
Joana fala também da importância do patrocínio master da VTR, naming right do campeonato desse ano. a VTR Ventury é uma empresa comprometida com o bem-estar, proteção e a segurança de cavalos e cavaleiros, utilizando alta tecnologia para garantir qualidade máxima em seus produtos. Originalmente, a VTR atuava somente no Hipismo, mas agora tem sua linha também para as modalidades western. “Nosso campeonato está conseguindo realizar vários feitos devido a parceria com a VTR, a quem só temos a agradecer.”
Para unir ainda mais essa família gaúcha da Rédeas, a diretoria organizou um Espaço Kids, para as crianças, praça de alimentação com Food Trucks, e ainda um Espaço Trail Ride, que deixou à disposição no redondel do recinto dois profissionais para mostrar a modalidade e fazer o contato de interessados com os cavalos, e a prova de Estribo Curto para crianças, com a participação de 15 inscritos. “A gente está fazendo, literalmente, uma prova de final de semana para toda família. Foi muito legal!”
Ana Paula Correa, do Uruguai, campeã Amador N4Por Luciana Omena
Fotos: Clovis Prates