Passada será realizada durante o Derby ANCR, que acontece de 8 a 11 de março, em Avaré
A Rédeas é a única modalidade western integrante do quadro da Federação Equestre Internacional, portanto, habilitada para fazer parte dos Jogos Equestres Mundiais – World Equestrian Games – considerada a Olimpíada do cavalo. A estreia da modalidade no WEG foi em 2002 e o Brasil enviou time em todas as edições, que acontecem de quatro em quatro anos. O primeiro WEG a ter Rédeas foi Jerez de La Frontera, Espanha, e Xande Ramos obteve um 9° lugar no individual, uma ótima estreia para o Brasil.
Roberto Jou e F5 Licurgo TapajósSerão realizados três CRI 3* (Concurso de Rédeas Internacional) no Brasil para a definição da equipe de Rédeas que estará na Carolina do Norte, em Mill Spring, no Tryon Equestrian Center, Estados Unidos, de 11 até 23 de setembro de 2018. Para participar das seletivas brasileiras, os cavaleiros e cavalos deverão estar afiliados, e em dia, com a ANCR, CBH e FEI. A primeira já aconteceu, durante o ANCR Super Stakes, em novembro, e teve o conjunto Roberto Jou e F5 Licurgo Tapajós liderando. A terceira, e última, está marcada para maio, durante o Futurity Haras Dan.
Como entidade máxima da modalidade no Brasil, a Associação Nacional do Cavalo de Rédeas – ANCR informa que a convocação dos atletas acontecerá em junho. O Time Brasil será formado por quatro cavaleiros concorrendo por equipe e seis no individual. Portando, há seis vagas em jogo. Nas provas realizadas no Brasil, para efeito de classificação, será descartada a menor nota e feito uma média das outras duas. Estão abertas três vagas para os competidores brasileiros que moram e competem no exterior. Por enquanto estão concorrendo Franco Bertolani e Thiago Boechat, que já participaram de CRI 3* nos Estados Unidos. Importante lembrar que a nota é do cavaleiro, podendo levar o cavalo que competiu as seletivas ou outro, também qualificado pelas regras da FEI.
Derby
O evento abre as competições oficiais da Associação em 2018. A seletiva acontece junto da passada da Copa Cardinal Ranch – Derby Classic. A programação conta ainda com o Derby, Aberta e Amador, para cavalos cinco e seis anos hípicos; a Copa Cardinal, Aberta e Amador, para cavalos de sete anos hípicos ou mais; Pré-Futurity, Aberta e Amador, para cavalos de três anos; ANCR Derby Nível 1, Aberta e Amador Principiante; e ANCR Jovem. As provas acontecem no Parque de Exposições Dr Francisco Cruz Pimentel, em Avaré/SP.
Outras informações: www.ancr.org.br.
Por Luciana Omena
Fotos: cedidas