Topsail Whiz é um cavalo acima da média

Único a atingir a marca de US$ 11 milhões em ganhos como reprodutor, segundo ranking da NRHA, chegou onde nenhum outro esteve

Vindo de uma dinastia de famosos reprodutores em Rédeas, Topsail Whiz, nascido em 1987, de propriedade do seis vezes campeão NRHA Futurity e membro do NRHA Hall of Fame, Bob Loomis, é filho de Topsail Cody, um cavalo NRHA Million Dollar Sire, e de Jeanie Whiz Bar. Em meados de 2016, o garanhão, líder de estatísticas, alcançou um patamar que nenhum outro cavalo chegou: a marca de $11 Million Dollar Sire. Seus filhos, juntos, somam em prêmios nas pistas de Rédeas pela National Reining Horse Association mais de 11 milhões de dólares.

Topsail Whiz fez seu potro do futuro em 1990, terminando em terceiro lugar, apresentado por Loomis. Em 2003, foi introduzido no NRHA Hall of Fame, ficando assim imortalizado na galeria dos maiores nomes de todos os tempos. Seus ganhos como competidor chegaram perto dos US$50.000,00, incluindo vitórias, entre outras, no All American Quarter Horse Congress Open Junior e no NRHA Lazy E Classic Open de 1991. O nome Topsail Whiz tornou-se sinônimo de conquistas e recordes, especialmente no mundo da Rédeas.

Entre os destaques da sua prole: Whizard Jac, campeão NRHA Futurity 1996; The Great Whiz, campeão NRHA Futurity 2003 e Canadian Reinig Breeders Classic 2003; Easy Otie Whiz, campeão NRBC L3 2005 e integrante do time americano medalha de ouro do WEG 2006; West Coast Whiz, reservado campeão NRHA Derby 2001; Topgun Whiz, campeão NRHA Futurity Limited Open 1998 e NRHA Derby 1999; Whizkey N Diamonds, co-reservado campeão NRHA Derby 2011, finalista NRBC 2011; Walla Walla Whiz, campeão NRHA Open Derby 2007; Remin Whiz, campeão mundial AQHA em Rédeas 2002; Star Spangled Whiz, NRHA Open World Champion 2009 e reservada em 2008, e campeã do Futurity Open da Italian Reining Horse Association em 2008; Dun It For Whizkey, co-reservado campeão NRHA Futurity 2016 com o brasileiro Franco Bertolani.

Seus filhos, além de premiados como competidores, também já estão na galeria de produtores de mais de um milhão de dólares. West Coast Whiz, Whizard Jac e Walla Walla Whiz já são Million Dollar Sires; e Conquistador Whiz e Whiz N Tag Chex estão na galeria dos Two Million Dollar Sires. Whiz N Tag Chex, inclusive, serve ao plantel brasileiro diretamente quando foi adquirido pelo Tripol Ranch. No Brasil, seus filhos estreiam em 2008, mas já fazem sucesso em todo o mundo. Topsail Whiz também é um avô premiado, com destaque para Spooks Gotta Whiz, CFR Centenario Wimpy, Ebony Spooks, Show Me The Buckles, entre outros.

Bob Loomis e Topsail Whiz

Topsail Whiz tem 50 filhos registrados na ABQM, sendo o mais pontuado um cavalo de Rédeas, Whiz In Chex TPC. Outros nomes conhecidos dos apaixonados por cavalos como Spin Zone Whiz, Wimpy Chex Whiz, Mahogany Whiz, Gizmo Whiz e American Dragster também estão nessa lista. Os feitos de sua linhagem não param de impressionar o mundo. Ele faleceu em 2009 por complicações após uma cirurgia para reparar vértebras danificadas de sua coluna vertebral. Ele tinha uma condição rara que afetava as vértebras C6 e C7. Mesmo com todos os cuidados, não foi possível salvá-lo.

Ele foi enterrado no Loomis Ranch, em Marietta, Oklahoma, sua casa desde que nasceu. Seus criadores e proprietários, Bob e Pam, sempre afirmam que ele não era apenas um cavalo, mas um membro da família. “Sou um cara de sorte por ter vivo essa história com ele”, disse Bob Loomis, um ícone da indústria da Rédeas, com mais títulos do NRHA Futurity que qualquer outro treinador. Ele está nesse trabalho desde 1967, tornando-se criador em 1974. É o único criador e possuir três gerações de garanhões produtores de mais de um milhão em ganhos: Topsail Cody, Topsail Whiz e West Coast Whiz.

Por Luciana Omena
Fonte: NRHA

Deixe um comentário