O atleta de Montaria em Touros acabou de ser declarado campeão brasileiro da PBR Brasil valendo pela temporada 2018

O paulista Fernando Herique Novais nasceu na cidade de Pereira Barreto e morou em fazenda até os sete anos de idade. Crescer em meio a cavalos e bois despertou desde cedo seu gosto por esportes ligados ao meio equestre.

Acabou mudando para a cidade com os pais, mas nunca esqueceu o campo. “Eu adorava o local, era muito gostoso. Acompanhava meu pai em todos os trabalhos desde cedo. Os proprietários da fazenda resolveram vende-la, então tivemos que mudar”, explica.

A paixão pelo esporte Montaria em Touros sempre foi uma motivação para Fernando se tornar um competidor. Ele e os amigos fugiam para os sítios próximos afim de montar nos touros para se divertir e treinar. “A gente treinava em latões durante o dia. Ficávamos o dia todo treinando. E à noite, a gente treinava nos bezerros mesmo”, lembra.

Mas o caminho até chegar a ser um peão reconhecido passou por outras estradas. Antes de se dedicar integralmente ao rodeio, Fernando tentou a carreira de jogador de futebol. “Eu sempre gostei de esportes, em especial Montaria em Touros e o Futebol. Jogava bastante em campinhos e sonhava em ser um jogador famoso”, conta.

Fernando Novais
Fernando Novais

Ele fez alguns testes em times e chegou a jogar nas categorias de base de alguns. “Mas acabei voltando para casa. Era muito novo e não tinha como ficar longe”. Quando voltou para Pereira Barreto, começou a trabalhar em uma oficina autoelétrica durante o dia e estudar à noite. Aos finais de semana ia para os sítios. “Eu mexia com o gado na pista de laço que ficava perto de casa”.

Quando terminou os estudos, incentivado pelo irmão e um amigo, Fernando voltou a treinar montaria. “Eles diziam que eu levava jeito e então voltei a treinar. Treinava quase todo dia, já que não estava mais na escola”, lembra. Mesmo com todo o incentivo, demorou para começar a ir aos rodeios, já que tinha a responsabilidade do trabalho na oficina.

Até que em 2010 começou em pequenos rodeios com os amigos. Teve a chance de competir algumas vezes e sempre conseguia se classificar entre os melhores. Não ganhar acabou desmotivando Fernando. “Eu sempre estava entre os primeiros, mas pegava em segundo, terceiro e quarto, não conseguia ser o campeão. Cheguei a pensar em parar em 2011”, recorda.

Ele se deu uma última chance, antes da decisão final. Foi a alguns rodeios no Centro-Oeste brasileiro e ganhou! Sua primeira premiação como campeão foi uma moto ‘zero’ km na cidade de Itarumã/GO. Se ele precisava de uma ‘luz’ para saber qual caminho seguir, ela veio. Na semana seguinte, na sua cidade natal, faturou um carro ‘zero’ km.

“A partir de então, comecei a fazer amizades com vários competidores e fui indicado para entrar na PBR Brasil. Em 2012 comecei firme e forte, agora motivado e muito focado”. Os resultados começaram a aparecer, um atrás do outro. Hoje ele é considerado um dos melhores competidores do Brasil. De fato, a temporada 2018 foi uma das mais especiais. Passou o ano todo alternando na liderança do ranking da PBR Brasil até que as etapas deram uma parada.

Fernando Novais
Fernando Novais

Como ele liderava, foi convidado a ir para os Estados Unidos, pela vaga que a PBR Brasil tem na final da segunda divisão do campeonato mundial, a Velocity Tour. Acabou ficando nos Estados Unidos por um período. Também por sua posição no ranking, foi convocado para integrar o time brasileiro na PBR Global Cup em fevereiro desse ano, ajudando a equipe a ficar com o título.

Como a PBR Brasil acabou não realizando a etapa final da temporada, algumas semanas atrás declarou que o ranking como estava serviria para a classificação do ano. Fernando é o mais novo campeão brasileiro da entidade, portanto. Teve 37 oportunidades de montar e 24 paradas, com um aproveitamento de 64,86%. Ganhou ano passado R$ 26.192,50 e somou 1750 pontos.

Depois da Global Cup em Arlington, Texas, ele ainda ficou em sexto lugar na etapa da Velocity Tour em Jacksonville, Flórida. Já está de volta ao Brasil, onde montou em rodeios como Colorado e Londrina, no Paraná. Essa semana está em São José do Rio Pardo, na etapa de estreia da PBR Brasil 2019.

Colaboração: PBR Brasil
Fotos: Cedidas

Escreva um comentário