Competidor de Tabapuã/SP ocupa hoje a terceira posição no ranking do Circuito Rancho Primavera
Foi ajudando um amigo a tirar leite de vaca que ele começou a montar em bezerros. Daí em diante, o sonho de ser peão de rodeio tomou conta dos pensamentos de Leonardo dos Santos, nascido no interior paulista.
“O que foi mais complicado na época, foi a parte de treino, não tinha boiada na minha cidade, tinha que ir muito longe, mas acredito que isso só aumentou a vontade de fazer o que eu queria, que era montar em touros”, explica sobre o começo.
Leonardo dos Santos aproveitou asoportunidades e hoje é Top 3 do CRP
“Com o tempo, as portas foram se abrindo até eu chegar nos rodeios e conseguir a primeira vitória, que foi no rodeio da APAE de Novo Horizonte. Desta em vitória em diante as coisas foram acontecendo em minha carreira”. Embora Leonardo montasse bem, suas atuações e conquistas eram regionais.
Até que ele conheceu Fabrício Dezembro, comentarista, e que também organiza alguns rodeios. “O Fabrício me deu oportunidade de montar no campeonato dele. De lá surgiu uma oportunidade de montar no Top Team Cup, onde fiz algumas temporadas. Porém, eu sempre tive vontade de montar no CRP e não tinha tido chance. Até que ela apareceu em 2017. De verdade, eu não consegui aproveitar”.
Para piorar a situação, logo depois Leonardo sofreu um acidente de moto e não conseguiu voltar a montar a tempo de recuperar sua posição no ranking. Ficou chateado e nem foi mais atrás de conseguir vaga nas etapas. Até que, em uma conversa com um amigo que trabalha no CRP, tudo mudou.
“Eu havia me recuperado do acidente, estava montando de novo nos rodeios, perto de minha casa, e encontrei Rodrigo Lidon. Ele me perguntou sobre a vontade que eu tinha de voltar ao CRP. De imediato falei que ela existia, mas que não tinha aproveitado a oportunidade da primeira vez”, lembra. “Venci este rodeio que estava montando, Lagoa Limpa, onde tive a conversa com o Rodrigo, e ele disse que se eu quisesse o Rogério me daria uma nova oportunidade”.
Só que, mais uma vez Leonardo falhou. Não foi bem na etapa de Guapirama/PR. Mas todos sabemos que nem sempre todo competidor consegue mostrar seu papel em um rodeio. “Quando damos chance, procuramos oferecer mais de um rodeio ao competidor, e no caso do Leonardo acertamos”, afirma Rogério Paitl, presidente do CRP.
E a outra nova chance de Leonardo já foi logo na etapa seguinte, em Arandu/SP. Dessa vez a história foi outra. Ele foi o grande campeão desse rodeio. “Quando você vence um rodeio, consegue pontos, posição no ranking. A partir daí, a preocupação é somente com os touros. A pressão alivia”.
Ele quer continuar a fazer seu trabalho. “Está sendo o melhor ano de minha vida e estou preparado para lutar pelo título”, finaliza Leonardo. O atleta tem o segundo melhor percentual de paradas entre os ‘TOP10’, 80% de aproveitamento em quinze etapas disputas, duas a menos que o líder Rafael Ribeiro.
Leonado Santos vai montar pela primeira vez em BarretosLeonardo Santos, como a história conta, foi subindo degraus, vencendo obstáculos e alcançando sonhos. Mas no sonho de todo competidor está Barretos, algo que Leonardo com 28 anos ainda não conseguiu realizar. Quando esse texto foi escrito Leonardo estava em segundo lugar do ranking e tinha que monta bem em Cândido Mota/SP.
No final dessa etapa, ele ficou terceiro lugar caindo para a terceira posição no ranking. Foi ultrapassado por Rafael Sena, que ganhou a etapa. Mas o CRP tem direito a três vagas no Barretos International, então Leonardo está dentro. “Todo competidor quer estar em Barretos e eu tenho essa oportunidade, neste momento. A ansiedade toma conta, porque havia outros bons competidores com essa chance. Mas depois do pódio em Cândido Mota, deu tudo certo.”
Por Eugênio José
Fotos: Ricardo Mariotto