Team Roping

1° Mombuca Horse Show teve provas e música, resgatando tradição

Laço em Dupla e Três Tambores foram as atrações esportivas do evento

Para quem é da região de Jundiaí/SP e vive no meio do cavalo há mais de 20 anos, certamente viveu a época dos famosos bailes do Rancho Mombuca, sediado em Itatiba. Seu Zé e Dona Ana Duprat são figura emblemáticas e de muito carisma. Passaram a paixão por cavalos aos filhos Maria, João e Julia. Que por sua vez, já chegou aos netos Luisa, Isabela, Matheus e Alice.

E foi pensando em resgatar umas das tradições do Mombuca que João Duprat, responsável hoje por toda a parte cavalos e provas do rancho, lançou o 1° Mombuca Horse Show. O evento aconteceu dia 3 de novembro e contou na programação com provas de Laço em Dupla e Três Tambores e um baile a noite com Luiz Capella e Rafa Ceschi & Rodrigo.

Rancho Mombuca
Nova pista do Rancho Mombuca

Outro fator inovador para o evento na região foi o formato das provas. Com classificatórias de manhã e a final a noite. “Quis fazer uma prova diferente mesmo, estilo rodeio. Visando agregar diversas frentes e chamar o público para prestigiar. Então fizemos as provas, com as classificatórias de manhã e a final a noite, com abertura estilo rodeio e tudo. E depois, um baile country como sempre fazíamos no passado”, contou João.

Nem a chuva da semana e nem os demais eventos que aconteceram na mesma data atrapalharam o ambiente festivo. “Mesmo com a chuva e outros eventos, recebemos muitas pessoas, competidores e público. Ficou um clima bem bacana. Pessoal que foi para a prova ficou para o show a noite, exatamente como pensamos. O saldo é totalmente positivo”, reforça.

Rancho Mombuca
Pódio do Team Roping

Em 2018, a família Duprat reformou toda a pista do Mombuca para poder atender um maior número de clientes com cavalos em treinamento. E também para ter condição de diversificar os eventos. A família Duprat é um legado para o cavalo Quarto de Milha. Há mais de 30 anos, o Mombuca é um local que além de abrigar cavalos em treinamento e provas, também é um restaurante de comida regional, com algumas noites de música sertaneja ao vivo.

A nova pista, inaugurada em maio, tem 40m de largura por 80m de comprimento, e a cobertura tem 40×50. O rancho conta ainda com 32 cocheiras, duas pistas – a coberta e mais uma, o restaurante no estilo western, em uma área de 23 alqueires. Uma estrutura que não existe parecida na região. João contou, para o Mombuca Horse Show, com o gerenciamento de provas da MZ Eventos Equestres.

Rancho Mombuca
Pódio Três Tambores

“Foi uma prova diferente. Estilo rodeio, mas em um dia só. Depois das classificatórias de manhã, 20 duplas foram para a final a noite e dez meninas do Tambor também disputaram o título da Feminina. Para a nossa região, foi inovador e um tipo de evento muito bacana de se trabalhar e participar”, reforçou Miguel Zambon, da MZ. Além das duas categorias principais, também aconteceu Três Tambores Jovem e Kids.

No Laço em Dupla, subiram no lugar mais alto do pódio Luizinho Capivari e Rogerio Mendes, com a média de 5s95, #14,5. O segundo lugar ficou para Eliezer Câmara e Miguel Zambon, 6s13, #14,5. Completando o pódio, Miguel Zambon e Henrique Zanata, #4,5, 10s90 de média; Aranha e Harison Teixeira, reservados #6,5, com 6s17; e João Maurício e Vitinho Vilela, #2,5, 8s20.

Rancho Mombuca
Kids

Cristiane Foja, de São Paulo, teve a menor soma nos Três Tambores Feminina, 31s385, e ficou com o título da prova na categoria. O segundo lugar foi de Gizelly Lessa, 31s740. Seguida por Keila Pacheco, 32s286 e Dhara Dalçoquio, 32s807. Ana Luisa Savieto venceu a Jovem, 16s314. E Bernardo Noronha, 22s683, campeão da Kids.

Por Luciana Omena
Foto de chamada: Dani Venturini

X