Os maiores incentivadores de Lucas na prática do Laço Individual são meu pai e os tios; família fomenta a modalidade na Fazenda Mandaguari
“Escolhi o Laço Individual porque sempre tive grande amor pelo laço. Sem dúvida, paixão que vem desde que nasci, vendo meus pais e meus tios laçarem”, afirma Lucas Bueno Peres. O jovem, habilidoso nas pistas, começou a laçar aos sete anos de idade. Antes de mais nada, somente três anos antes ele montou em um cavalo pela primeira vez.
Como competidor, ele se dedica a rotina de treinos com afinco. Sobretudo, desafio a ser perseguido todos os dias. Ele sabe que para ser campeão não basta somente ter a habilidade de um bom laçador. Precisa buscar sincronia, precisão, rapidez e sinergia entre cavalo e cavaleiro.
Entre seus títulos no Laço Individual, os títulos mais importantes foram o 2º Mega Calf Roping e a vitória no Campeonato da ANLB, em 2011. Também destaca como importante às participações em algumas etapas da ANLB, como a final de 2013. Assim como as vitórias pela ABQM: Congresso 2016 Jovem Laço Técnico; Nacional 2016 Jovem Laço Técnico e Cronometro; Copa dos Campeões 2016 Jovem Laço Técnico e Cronometro.
Ainda na Jovem, Lucas venceu o Congresso 2017 Laço Técnico e Cronometro; Nacional 2017 Laço Técnico e Cronometro; Copa dos Campeões 2017 Laço Técnico. Em seguida, Lucas foi campeão Congresso 2018 Laço Técnico e Cronometro; Copa dos Campeões 2018 Jovem Laço Técnico e Cronometro. Além disso, foi campeão do 1°Summer Trailers Calf Roping no Amador Técnico em 2018. Enquanto no Derby da ABQM Laço Individual Técnico ganhou na Aberta Castrado.
Diversos títulos conquistados na sela de Hancoock Dun’it, filho de Pilgreen Dun’it.
Laços inseparáveis com a família
A família, sobretudo, tem uma participação especial na vida do atleta. Algo que ele coloca como prioridade na rotina de treinos e provas. “Meus maiores incentivadores são meu pai Alexandre, meus tios Eduardo, Márcio e Junior. E ainda meus avós. Eles estão sempre na pista comigo me dando conselhos e me ajudando nos treinos e nas provas”, reforça Lucas.
De um lado, a paixão pelo esporte que escolheu e a dedicada rotina de treinos acompanhada de perto pela família. Por outro lado, sonhos e os desafios de um dia ser atleta de Laço Individual campeão nos Estados Unidos. Com efeito, vontade movida pela inspiração vitoriosa espelhada em cada um de seus ídolos: Cody Ohl, Roy Cooper, Tyson Durfey e Joe Beaver.
Colaboração: Mônica Gropelo/Editora Passos
Crédito da foto: Divulgação/Miguel Oliveira
Veja mais notícias da modalidade Laço Individual no portal Cavalus