O diferencial, a constância em pista, a beleza e a garantia de sucesso no esporte com uma respeitada reprodução, fazem de Sweet, uma égua completa
Existem animais que realmente nasceram para o sucesso e escrevem no livro do reconhecimento uma história que fica marcada para sempre na vida de todos que, de alguma forma, contribuíram para que as páginas de um verdadeiro ícone fossem escritas.
Sweet Lassie é considerada a deusa do Laço de Bezerro Técnico. Hoje com 19 anos, essa égua que já fez história nas pistas, está agora direcionada para a reprodução, que já é cobiçada por muitos.
De pelagem tordilha, Sweet Lessie é filha de Anjin San e Little Lessie, dona de muita beleza e habilidade, acumulando mais de 181 pontos na Associação Brasileira do Quarto de Milha. Com registro na America Quarter Horse Association e ainda Registro de Mérito nas classes: Aberta, Amador e Jovem e Superior na Aberta e Amador.
Segundo o proprietário, Haroldo Poliselli, do Rancho VPJ, localizado em Jaguariúna/SP, a principal característica dessa égua é a facilidade que ela tem para trabalhar. “A Sweet tem muitas qualidades, mas ela sempre gostou do que faz, que nem precisava manter uma rotina constante de treinos, estava sempre pronta”, conta.
“E ela dava tudo nas pistas. As pessoas se admiravam como ela manobrava com agilidade e sempre se manteve constante, nunca deu trabalho pra gente”, reforça Haroldo. Sweet foi adquirida em 2010 e já carregava o mérito de ser a égua mais pontuada do Brasil e com maior número de ganhos na modalidade Laço de Bezerro Técnico.
“Além de ser uma égua sem defeitos para o trabalho, ela também é excelente como reprodutora de uma linhagem renomada, com filhos que se já destacam na Vaquejada e também no Laço”, destaca o criador.
Possui 21 filhos registrados na ABQM, com nove gerações nascidas, que somam 83,5 pontos de RMT. Destaque para VPJ All Black Wild, filha do Roxão, uma grande campeã das pistas de Vaquejada, com 63 pontos de RMT.
No Laço, o destaque é para VPJ Pop A Top, filho de Pop Superhorse, que em apenas um ano nas pistas tem mais de 11 pontos de RMT, sendo reservada campeã do Congresso ABQM, reservada campeã Show Oficial AQHA, top tem na Prova Técnica ANLI e Derby.
2018 foi o último ano em que Sweet se apresentou em pista, agora o foco é na reprodução, já que é para o Rancho VPJ sua principal matriz. Mesmo fora das competições, a égua que é aplaudida até no exterior, deixa sua história registrada com grandes títulos.
Foi seis vezes campeã do Congresso ABQM, quatro vezes reservada nesse mesmo evento, foi sete vezes campeã no Nacional ABQM e uma vez reservada, além de duas vezes campeã e uma vez reservada na Copa dos Campeões. Foi ainda sete vezes campeã e seis vezes reservada no Show AQHA e uma vez campeã no Latin American.
Além de tantas vitórias, Sweet Lassie foi destaque no ABQM Awards como melhor fêmea em 2004, 2012 e 2016. Ela também é a única égua que tem três anos de High Point Internacional, onde foi pontuada fora dos Estados Unidos nas categorias Aberta, Amador e Jovem.
Cavalos que realmente fazem a diferença para o mercado equestre e trazem o que tem de melhor para o esporte, surgem para somar com ganhos significativos para este segmento que cresce de forma positiva no Brasil.
Garantindo reconhecimento também fora do país que vem destacando animais completos e indispensáveis para este crescimento cada vez mais constante.
Por Camila Furtado/Editora Passos
Foto: Miguel Oliveira