Animais de ponta, investimento em genética e visão além do mercado são fortalezas do Haras 3S

A marca do Haras 3S é bastante conhecida nos Três Tambores. Com visão empreendedora, portanto, passou de uma paixão por montar cavalos a um negócio de muito sucesso na criação de animais. O foco da criação é inegavelmente voltada para os Três Tambores, com cruzamentos fechados em Corrida. Contudo, com alguns animais com linhagem de Corrida e Trabalho.

Está localizado em Piraquara/PR, há 15 minutos de Curitiba. Fazem parte do time 3S: Treinador: Celso Valetti; Gerente: Jefferson Szesz; Ernnany Szesz; Bruno Honofre; Wellington Terres; William Terres; Paulo Liborio; Alexandre Cavalinho; Maria Izabel Szesz; Veterinários: Dr. Mauricio, Dr Alessandro Mercadante, Dra Ana Luiza Lobo, Dra Juliana Cristina de Souza; Ferrador: Claudecir Costa.

Em outubro, o Haras 3S comemorou a conquista do menor tempo da pista de velocidade do Parque de Exposições Clibas de Almeida Prado. Em Araçatuba/SP, durante a Copa dos Campeões da ABQM com Rafaela Slaviero Garcez Duarte marcou 16s626.

Não só os cavalos são destaque, mas também os atletas que representam o haras. Rafa Slaviero, uma das proprietárias do criatório, mantém o nome do 3S para todo o mercado em alta conta. Hoje, é a quinta melhor Amazona no ranking geral da ABQM da temporada 2019. Conversamos com a Rafaela para saber melhor toda a história. Confira!

Conheça a história de sucesso do Haras 3S nas pistas de Três Tambores
São 5 alqueires, 3 pistas, 1 redondel, 30 cocheiras e cerca de 20 piquetes

Como tudo começou

“Desde muito pequena eu ia para fazenda do meu avô e sempre gostei de andar a cavalo. Minha mãe, Adriana, sempre foi minha maior incentivadora. Aos 6 anos comecei treinar hipismo clássico. Parei e voltei várias vezes. Mas com o tempo vi que não era o que eu queria. Assim sendo, minha mãe comprou um cavalo sem raça para deixar em uma chácara da família perto de Curitiba/PR.

Desse modo, após algum tempo, levei esse cavalo para um haras que conheci. Havia aulas de hipismo, tambor e baliza. Então, optei por ingresses nos Três Tambores, onde estou até hoje!

Eu e meu cavalo aprendemos juntos. Fui a algumas provas com ele e logo minha mãe viu que eu precisava de um cavalo com potencial para competir de verdade e não para brincar.

Portanto, fomos ao haras de uma conhecida de infância da minha mãe. De cara me apaixonei por uma égua da raça Appaloosa chamada Ride Me Canyon (Biba). Sendo assim, comecei a ir a provas estaduais e fora do estado. Não parei mais.

A fim de melhorar a nossa organização com os cavalos, anos depois, surgiu o Haras 3S, em 2007. Tínhamos alguns cavalos e vimos que não compensava pagar baia para cada um. O nome 3S foi criado em alusão a mim e minhas três irmãs, as três Slavieros”.

Conheça a história de sucesso do Haras 3S nas pistas de Três Tambores
Eduarda, Marina, Rafaela e a mãe Adriana

Criação

“Começamos a nossa criação comprando coberturas de alguns garanhões de amigos e conhecidos. Em 2010, compramos nosso primeiro garanhão, Rey Ta Fame. Em seguida, o vendemos ano passado.

Queríamos mudar a forma como estávamos lidando com essa parte, ficar melhor na qualidade do que na quantidade. Hoje mantemos o haras com matrizes e adquirimos coberturas. Produzimos cerca de oito potros por ano. Mas em 2020 esse número deve aumentar por conta de uma parceria que fizemos”.

Conheça a história de sucesso do Haras 3S nas pistas de Três Tambores
Celso Valetti
Django Red Agae e Rafa Slaviero batem recorde em Araçatuba
Django Red Agae e Rafa Slaviero

Animais

“Todos os animais que passaram pelo Haras 3S fazem parte da nossa história para sempre. Entretanto, dentre os que mais me marcaram posso citar: Ride Me Canyon, Herói Snoopy, Gran Madonna Failas, Olivia Chick, Isis Bruby, La Reina Zorrerita, Perkin French Girl, Sporty Maple, Katabatic Wind, Mr Gray Zorrero, Billy Hexton FL e o Django Red Agae.

Primordialmente, os destaques de pista do Time 3S são Django Red Agae – Top 10 no ranking de prêmios da ABQM, com R$ 106.471,30 em ganhos até o momento -, Billy Hexton FL, MR Gray Zorrero, A Merri Ta Fame, Son Ofa Wind 3S, WV Anne Zorrero Only, Zorrerita Shady Brub, Frido Creek James e ST Tapirica.

Na reprodução, contudo, focamos em matrizes diferenciadas: Perkin French Girl, Katabatic Wind, La Reina Zorrerita, El Memes Shady EK, WV Natalie Of Fling, WV Merritt of Fling, ST Tapirica, A Merri Ta Fame, Bendi Ta Fame ZD e Babyflo OFV”.

Conheça a história de sucesso do Haras 3S nas pistas de Três Tambores
O Haras 3S produz cerca de oito potros por ano. Número que deve aumentar em 2020

Haras

“O haras hoje fica em uma propriedade perto de Curitiba/PR e conta com uma grande equipe. A denominamos como Família 3S, pois todos contribuem para o sucesso não só da criação bem como das competições. Cada um é muito importante em sua função para que tudo funcione de maneira correta.

Sempre buscamos conhecimento em grandes criatórios do Brasil e dos Estados Unidos procurando sempre agregar ao Haras 3S o que há de melhor. Genética, aptidão, nutrição, morfologia, desenvolvimento, são fatores primordiais!

Mas também levamos muito em conta cada indivíduo e particularidades no treinamento e manejo. Criamos o tipo de animal que, sem dúvida, gostaríamos de comprar se víssemos em outro criatório.

Temos como foco também os animais de amadores, que são os que movem o mercado do cavalo de Tambor”.

Conheça a história de sucesso do Haras 3S nas pistas de Três Tambores

Desafios

“Como criador, existem muitas dificuldades. Quer seja chegar ao ‘Magic Cross’ dentro de sua criação, quer seja atingir a produção de um campeão.

Porém, essas dificuldades logo são superadas ao vermos os animais de nossa marca, animais que vimos nascer e acompanhamos o desenvolvimento, indo bem em nosso criatório e com novos proprietários. Isso faz tudo valer a pena!”

Leia também:
Django Red Agae e Rafa Slaviero batem recorde em Araçatuba

Por Luciana Omena
Fotos: Hugo Lemes e Cedidas