Importantes eventos seguem seu curso, como o Congresso ABQM de Vaquejada, que abre temporada 2019 do Quarto de Milha na modalidade
A realidade da vaquejada atual mostra a evolução do esporte sustentável. Quem está participando do 5º Congresso Nacional ABVAQ, percebe que o objetivo da instituição vai além de formar novos profissionais de trabalho ou capacitar àqueles já em atividade. A equipe da Associação Brasileira de Vaquejada conta com o auxílio multidisciplinar de vários profissionais ligados diretamente à vaquejada, como médicos veterinários, zootecnistas e advogados.
O participante do Congresso sai das palestras com uma noção da realidade atual da vaquejada e este fato tem mudado o conceito de vários competidores e promotores de eventos. Gley Paiva (foto de chamada) é diretor do Circuito dos Amigos, na região metropolitana de Natal/RN, e foi um dos poucos que participaram de duas edições do Congresso em 2019.
Além da edição de Campina Grande/PB, ele também esteve presente em Parnamirim/RN e revelou o motivo em participar das duas: “A principal intensão foi a de adquirir conhecimento. Nós temos um circuito e, muitas vezes, temos dificuldades em sanar algumas dúvidas. Comparecendo a eventos como esses da ABVAQ, sempre aprendemos muita coisa”.
Gley confessa que estava entre os que criticavam algumas ações da ABVAQ. No entanto, após participar das apresentações dos especialistas em Bem-Estar Animal e do setor jurídico, defensor da legalidade do esporte, conseguiu compreender a importância de seguir o regulamento e o motivo de algumas obrigatoriedades na vaquejada.
“Eu tinha uma imagem que a ABVAQ era uma coisa totalmente diferente de tudo isso que eles fazem hoje. Não só ir à Brasília, mas brigar pela regulamentação das leis, o chancelamento das vaquejadas. Eu acho que todo competidor deveria ter por obrigação participar dos Congressos da ABVAQ. Para de criticar e conhecer melhor o que o pessoal faz em prol do nosso esporte”.
A série de palestras começou em 8 de janeiro, em Fortaleza/CE, e passou por Teresina/PI, 15 de janeiro; Campina Grande/PB, dia 22 de janeiro; Vitória da Conquista/BA, 29 de janeiro; Natal/RN, dia 12 de fevereiro. O encerramento será em Lagarto/SE, dia 26 de março.
Calendário
A temporada 2019 de competições da maior raça equina do Brasil começará em Pernambuco hoje. De 13 a 17 de março, o Parque Rufina Borba, em Bezerros, sedia o 10º Congresso & Derby e a 3ª Copa dos Campeões ABQM de Vaquejada. O evento é um dos mais aguardados do calendário oficial da Associação.
“Pernambuco é um estado muito bem localizado no Nordeste brasileiro, de fácil acesso e com boas rodovias. Isso, aliado ao fato de deter a maior concentração de cavalos Quarto de Milha da região, será um grande atrativo para o evento. As expectativas são as melhores possíveis”, destacou Cicinho Varejão, presidente da ABQM.
Pelo ‘Brasileirão das Vaquejadas’, as provas voltam com a distribuição de meio milhão em prêmios nas etapas de Alagoas e Sergipe. O Campeonato Portal Vaquejada realiza duas grandes etapas no mês de março. A primeira será na cidade de Campo Maior/AL, no Parque Evânio Higino, de 20 a 24, com R$ 200 mil em prêmios, incluindo um carro e duas motos. Além da etapa do CPV 2019, o parque também sediará a etapa do Circuito Alagoas-Sergipe.
De Campo Maior, o CPV 2019 parte para Lagarto para completar a rodada, direto para o Parque das Palmeiras. A tão esperada etapa com R$ 300 mil em prêmios é um evento promovido por Geraldo Majella, de 27 a 31. Muitas novidades estão sendo preparadas aos participantes, com uma boiada extra e recepção de primeira no mais bem estruturado Parque de Vaquejada do Brasil.
Colaboração: ABQM e Campeonato Portal Vaquejada