ABVAQ participa do processo para liberação da Vaquejada em PE

Entidade chancela eventos da modalidade através de um regulamento rígido, respaldada pelo Manual de Bem-Estar Animal

De acordo com informações do presidente da ABVAQ Pauluca Moura, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, liberou a prática da Vaquejada em sua forma esportiva desde o dia 10 de agosto. Sobretudo, seguindo um protocolo para combate da transmissão da Covid-19 acordado entre a associação e as autoridades estaduais.

A Secretaria de Educação e Esportes reiterou que para a sua decisão levou em consideração que a Vaquejada está equiparada aos esportes individuais no plano de convivência estadual. Por isso, se enquadrou na fase vivida pelo estado que libera esportes individuais, como Natação e Atletismo, por exemplo.

“A ABVAQ aguardou o momento em que o número de casos entrou em uma fase de estabilização, por entender ser mais sensato dessa forma pensar na retomada das atividades esportivas de Vaquejada”, conta Pauluca. Então, no primeiro momento, ele se reuniu com Eduardo Magno (jurídico ABVAQ), o deputado Clóvis Paiva e Bruno Schwambach, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, para dar inícios as tratativas.

A primeira medida solicitada foi a elaboração de um protocolo demonstrando que era possível realizar a Vaquejada seguindo regras pertinentes ao momento atual. E seguindo, antes de mais nada, o que consta no Decreto do Governo do Estado. “E assim foi feito. A ABVAQ preparou o protocolo e o submetemos a todas as instâncias responsáveis. A saber: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de Esportes e Lazer, de Saúde, e ao comitê da Covid-19 em Pernambuco”.

ABVAQ participa do processo para liberação da Vaquejada em Pernambuco. Entidade elaborou protocolo santiário para salva-guardar a segurança

Protocolo ABVAQ

Pauluca lembra que a ABVAQ apenas tem o controle das Vaquejadas chanceladas e oficiais, não sendo possível regulamentar bolões, entre outros. Dessa maneira, após todo processo de elaboração e apresentação do protocolo, o esporte está liberado em Pernambuco desde que siga documento, visando, principalmente, garantir a saúde publica em tempos de pandemia. Regras que estão vigentes enquanto perdurar a situação de calamidade decorrente da Covid-19.

Pontos principais:

  • Os eventos não poderão ter público, só sendo permitida a entrada das pessoas que vão competir ou trabalhar
  • É obrigatório o uso de máscara em todo o recinto durante todo o tempo
  • Haverá testes da temperatura de todos ao entrar
  • Permitida a presença montado no retorno somente os conjuntos do rodízio que está acontecendo e do seguinte
  • Proibida aglomeração de pessoas, então deverá ser respeitada a distância de no mínimo 1,5m
  • Não haverá shows e nenhum tipo de programação social
  • Os restaurantes devem respeitar todas as regras para o setor divulgadas pelo Decreto Estadual, priorizando a entrega da comida nos caminhões
  • A organização de cada vaquejada deve dispor diversos pontos de lavagem de mãos por todo o recinto
  • Banheiros com limite de quantidade de pessoas para ingresso. Para acessar o documento completo, clique aqui.

Algumas datas já estão marcadas, chanceladas ABVAQ, seguindo o protocolo: Derby Portal Vaquejada e Vaquejada do Parque Rufina Borba, em Bezerros, de 12 a 16 de agosto; etapa do Campeonato PE/PB de Vaquejada no Parque Boi Nelore em Frei Miguelinho, de 19 a 22 de agosto; Circuito Top 10 no Parque Liberdade em Limoeiro, dias 29 e 30 de agosto. Fique por dentro: www.instagram.com/abvaq/.

Por Equipe Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação/Arquivo ABQM

Veja mais notícias da modalidade Vaquejada no portal Cavalus

Deixe um comentário