Vaquejada em Tabira reuniu mais de mil duplas e grandes disputas

Em apenas duas edições, a Vaquejada da Ekwos no Parque Estevão, já se consolidou como uma das maiores festas de gado do Nordeste

Vaquejada
Paulinho da Ekwos e Família

Cerca de 1100 duplas se inscreveram na segunda Vaquejada da Ekwos no Parque Estevão, em Tabira/PE, 14ª etapa da temporada 2018 do Campeonato Portal Vaquejada. O domingo, 29 de julho foi de grandes emoções com as disputas finais envolvendo as categorias Feminino, Profissional, Amador e Aspirante A e B. As duplas classificadas representaram o que existe de melhor em cavalos e vaqueiros do Brasil, que buscam boas colocações no ranking do CPV e nas provas de Vaquejada do Circuito PE-PB.

Vários eventos paralelos aconteceram, desde a quarta-feira, 25 de julho. Uma missa, a disputa da categoria Derby e o grande Leilão Ekwos, que reuniu criadores do Nordeste e de outras regiões em uma comercialização em que diversos haras ofertaram produtos com boas genéticas voltadas para a Vaquejada. O sábado, 28, além de homenagens na pista, também foi dia de muito forró com a casa de shows lotada.

leilão de Vaquejada
Leilão Ekwos

Competidores e visitantes se deslocaram de diversos estados até o Parque Estevão, que este ano passou por uma grande reforma, inclusive tendo sua pista refeita, proporcionando, assim, maior segurança aos vaqueiros e animais. O público recebeu conforto e a garantia de uma boa mobilidade. O número de pessoas superou o da edição anterior e o público circulante foi calculado em mais de 40 mil pessoas.

Das 130 senhas que se inscreveram na categoria Profissional, que se fortalece a cada dia na edição 2018 do CPV, 53 foram finalistas. Qualidade técnica não faltou nas disputas. “A Vaquejada no Parque Estevão já deu certo e mostrou que é possível fazer uma boa vaquejada no interior respeitando a cultura e promovendo divertimento para o povo da região. Agradeço a Deus por mais essa vitória montando a fera Aragon e a todos que torceram por mim”, declarou Valter Xavier, ganhador do primeiro e segundo lugares do Profissional com o cavalo Aragon Apollo.

premiação da Vaquejada
Diego Eliziário

Diego Eliziário montando Show Pantera LM foram campeões da Amador mais uma vez e continuam na liderança do ranking. Eles ganharam sozinhos, sem racha, o que possibilitou um distanciamento ao segundo colocado. Lorena Lais Cosme ganhou a Feminina em Tabira e se aproxima mais ainda da líder Jenifer no ranking. A dupla Danilo Barros e Nelson, foi a campeã da categoria Aspirante (B). No Derby, a vitória foi de Edgar Neto montando Don Poliana Go Dash, com Valter Xavier montando Afrodite Dashin na esteira.

Ao todo, foram batidas: 53 senhas no Profissional, 24 na Feminina, 113 na Aspirante, 82 na Amador e 92 na Aspirante B. As próximas chances de pontuar no CPV são: Parque Boi Nelore, Frei Miguelinho/PE, Parque Rufina Borba, Bezerros/PE, Parque Dr Reginaldo Sarmento, Inhambupe/BA, todas em agosto.

Colaboração: Portal Vaquejada
Fotos: Renan Leôncio

Deixe um comentário