Em apenas duas edições, a Vaquejada da Ekwos no Parque Estevão, já se consolidou como uma das maiores festas de gado do Nordeste

Cerca de 1100 duplas se inscreveram na segunda Vaquejada da Ekwos no Parque Estevão, em Tabira/PE, 14ª etapa da temporada 2018 do Campeonato Portal Vaquejada. O domingo, 29 de julho foi de grandes emoções com as disputas finais envolvendo as categorias Feminino, Profissional, Amador e Aspirante A e B. As duplas classificadas representaram o que existe de melhor em cavalos e vaqueiros do Brasil, que buscam boas colocações no ranking do CPV e nas provas de Vaquejada do Circuito PE-PB.
Vários eventos paralelos aconteceram, desde a quarta-feira, 25 de julho. Uma missa, a disputa da categoria Derby e o grande Leilão Ekwos, que reuniu criadores do Nordeste e de outras regiões em uma comercialização em que diversos haras ofertaram produtos com boas genéticas voltadas para a Vaquejada. O sábado, 28, além de homenagens na pista, também foi dia de muito forró com a casa de shows lotada.

Competidores e visitantes se deslocaram de diversos estados até o Parque Estevão, que este ano passou por uma grande reforma, inclusive tendo sua pista refeita, proporcionando, assim, maior segurança aos vaqueiros e animais. O público recebeu conforto e a garantia de uma boa mobilidade. O número de pessoas superou o da edição anterior e o público circulante foi calculado em mais de 40 mil pessoas.
Das 130 senhas que se inscreveram na categoria Profissional, que se fortalece a cada dia na edição 2018 do CPV, 53 foram finalistas. Qualidade técnica não faltou nas disputas. “A Vaquejada no Parque Estevão já deu certo e mostrou que é possível fazer uma boa vaquejada no interior respeitando a cultura e promovendo divertimento para o povo da região. Agradeço a Deus por mais essa vitória montando a fera Aragon e a todos que torceram por mim”, declarou Valter Xavier, ganhador do primeiro e segundo lugares do Profissional com o cavalo Aragon Apollo.

Diego Eliziário montando Show Pantera LM foram campeões da Amador mais uma vez e continuam na liderança do ranking. Eles ganharam sozinhos, sem racha, o que possibilitou um distanciamento ao segundo colocado. Lorena Lais Cosme ganhou a Feminina em Tabira e se aproxima mais ainda da líder Jenifer no ranking. A dupla Danilo Barros e Nelson, foi a campeã da categoria Aspirante (B). No Derby, a vitória foi de Edgar Neto montando Don Poliana Go Dash, com Valter Xavier montando Afrodite Dashin na esteira.
Ao todo, foram batidas: 53 senhas no Profissional, 24 na Feminina, 113 na Aspirante, 82 na Amador e 92 na Aspirante B. As próximas chances de pontuar no CPV são: Parque Boi Nelore, Frei Miguelinho/PE, Parque Rufina Borba, Bezerros/PE, Parque Dr Reginaldo Sarmento, Inhambupe/BA, todas em agosto.
Colaboração: Portal Vaquejada
Fotos: Renan Leôncio