A Vaquejada de Surubim surpreendeu e reuniu cerca de 1100 duplas com etapas do CPV 2019 e LPV
A marca das festas de gado em Surubim/PE no Parque J. Galdino provou que a Vaquejada é realmente uma das maiores riquezas culturais e esportivas do Nordeste. Como vem lutando a anos pela regularização e reconhecimento, o esporte precisa ser conservado e incentivado pelo bem do desenvolvimento da região e de seu povo.
Em mais uma etapa do Campeonato Portal Vaquejada, o evento aconteceu no final de semana de 11 a 15 setembro, distribuindo mais de R$ 200 mil em prêmios. Houve a presença de cerca de 1100 duplas, concorrendo aos prêmios e à pontuação, sendo aplaudidas por mais de 60 mil pessoas. A prova também valeu para a Liga Pernambucana de Vaquejada e teve ainda muito forró e música sertaneja.
Surubim promove há 82 anos o mais antigo evento de Vaquejada ainda na ativa no Brasil. Nesse período, os hotéis, pousadas e hospedagens alternativas da cidade e região ficam lotados. Bares e restaurantes aumentam de movimento, o comércio fatura igual ao período natalino. São gerados ainda milhares de empregos temporários mostrando a força da Vaquejada que ajuda a impulsionar o agronegócio e mantém viva a cultura.
Na quarta-feira, 11, foi dado início às classificatórias. Sábado, além das provas, ficou reservado para shows de Márcia Felipe, Marília Mendonça, Cavaleiros do Forró e Forró das Antigas. O domingo foi de disputas com as arquibancadas e camarotes lotados. Na ocasião aconteceu a final da Liga Pernambucana de Vaquejada em conjunto com o CPV.
Na categoria Profissional CPV a disputa foi bastante emocionante e terminou nas primeiras horas desta segunda-feira. Valter Xavier, esteirado por Valderi Xavier, foi o campeão isolado da Vaquejada em Surubim. Valter montou Melo Ryon WF nessa vitória, representando o Haras Guararapes, de Caruaru/PE. Com o resultado, garantiu o título de campeão da LPV e o animal assumiu a liderança do CPV na categoria.
No ranking dos competidores, Celso Junior tem 400 pontos e lidera a Profissional, contra 330 pontos de Valter Xavier. Estão seguidos por Renan Tobias (230 ptos), Adelanir Américo (195 pts) e Nilo Neto (190 ptos). Melo Ryon WF tem 340 pontos, contra 310 pontos de Holand Easy Steel JR no ranking dos cavalos de Puxar. Outros campeões: Feminina – Alice Cavalcante; Aspirante – Alex Silva e Júnior Ribeiro; Amador – Roxinho.
As próximas etapas do CPV acontecem Forquilha, Maranguape, Ceará, 2 a 6 de outubro, Circuito de Vaquejada no Complexo Franskim Pedro; e em Mossoró/RN, a 24ª Vaquejada Porcino Park Center, de 10 a 13 de outubro.
Colaboração: Portal Vaquejada
Fotos: Renan Leôncio