Vaquejada

Vaquejada do Circuito Otto Alencar começou bem com etapas do CPV 2019

Três etapas nos estados de Bahia e Sergipe contam para o campeonato brasileiro e também homenageiam personagem que luta ao lado do esporte equestre

A abertura do Circuito Senador Dr. Otto Alencar de Vaquejada, envolvendo os estados da Bahia e Sergipe, em três etapas pontuando no Campeonato Portal 2019, foi sucesso absoluto em número de senhas e público. Além do excelente nível técnico dos cavalos e vaqueiros que fazem parte do certame.

A organização registrou mais de 950 duplas se apresentando no Parque Dr. Reginaldo Sarmento, em Inhambupe/BA, no final de semana que passou, de 21 a 25 de agosto. A festa de gado promovida por André Sarmento, com a colaboração dos amigos Ricardo Brito, Gênison Borges, junto com uma competente equipe, fez bonito na organização. É uma etapa que já virou referência nacional.

Genison Borges, Adriano Brito e Andre Sarmento
Genison Borges, Adriano Brito e Andre Sarmento

Desde a sua primeira edição, a Vaquejada de Inhambupe conta com etapas do Portal, levando para a cidade baiana centenas de vaqueiros de diversos lugares do país. “Agradeço a Deus pelo sucesso e ao parceiro Portal Vaquejada por estar com a gente mais uma vez nesse momento em que cada categoria apresentou um grande índice técnico na busca pelo título de campeão. Valeu de verdade. Muito obrigado”, declarou André Sarmento.

Entre os resultados, Gevaldo Borges, com Question It Canaã, e Thiago do Japi, com Nabila Darlin, racharam o primeiro lugar da Profissional nessa 4ª Vaquejada do Parque Dr. Reginaldo Sarmento em Inhambupe. Thiago agora é o décimo colocado no ranking entre os vaqueiros de puxas da categoria. Celso Junior ainda é o líder, agora com 390 pontos, seguido por Valter Xavier, agora com 270 pontos. Adelanir Américo se manteve em terceiro, mas Renan Tobias subiu para quarto, deixando Carlos Rodrigues em quinto.

Campeões da Profissional
Campeões da Profissional

Pela Amador, Leandro Guimarães, montando Eternaly Fire (puxar) e Léo do Conde, montando MR Storm Docs HLC (esteira), foram os grandes campeões da categoria. Com 160 pontos, Leandro agora é o segundo lugar do ranking. Iraildo Lucena lidera, com 175 pontos. Entre os cavalos de puxar, Poker Moon HJS assumiu a liderança do ranking, 295 pontos. Jenniffer Emmnuelle foi mais uma vez campeã na Feminina. Enquanto, Matheus Tobias (puxar) e Renan Tobias (esteira) ficaram com o primeiro lugar na Aspirante.

Próximas etapas, que valem pelo Circuito Senador Otto Alencar, acontecem de 28 de agosto a 1° de setembro, no Parque Zezé Rocha, em Lagarto/SE, que realiza a vaquejada há 56 anos. Serão R$ 230 mil em prêmios; e a 23ª Vaquejada do Parque Maria do Carmo, em Serrinha/BA, de 4 a 8 de setembro. Com R$ 280 mil em prêmios.

Apoiadores do esporte equestre com o presidente Jair Bolsonaro em Barretos
Apoiadores do esporte equestre com o presidente Jair Bolsonaro em Barretos

ABVAQ acompanhou assinatura de decreto em Barretos

No primeiro sábado da Festa do Peão Boiadeiro de Barretos/SP, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que estabelece padrões de bem-estar para animais utilizados em festas de rodeio, vaquejada e outros esportes com animais.

Com o decreto, os promotores de eventos como rodeios, vaquejadas, provas do laço e demais esportes equestres, passam a ter autorização para a realização de suas atividades, desde que estejam seguindo regulamentos que sejam reconhecidos pelo Ministério da Agricultura como regulamentos e que garantam o bem-estar animal.

No caso da vaquejada, existe o regulamento da ABVAQ reconhecido pelo MAPA. Além disso, a fiscalização das regras que vão garantir o bem-estar e as condições sanitárias dos animais envolvidos nesses tipos de provas ficará sob a responsabilidade do Ministério da Agricultura.

A assinatura do decreto, diante de um público com mais de 30 mil pessoas, contou com a presença de autoridades desportivas e políticos defensores dos esportes equestres. Entre eles o diretor da Associação Brasileira de Vaquejada, Jonatas Dantas. Na ocasião, ele lembrou que a ABVAQ já vem tocando a vaquejada baseada em uma portaria do Ministério da Agricultura. Para ver mais conteúdo como esse clique aqui.

Segundo Jonatas, reconhecendo o Regulamento Oficial com regras e um documento que garante o bem-estar animal. E esse novo decreto veio ampliar ainda mais a tranquilidade de quem vive desses esportes. 

Colaboração e Fotos: Portal Vaquejada