Campeonato 2019 segue acirrado após as disputas da oitava e nova etapas da temporada
Talvez uma das mais concorridas edições da Vaquejada de São Bento/PB, no Parque União, em seus 40 anos de festa de gado. O evento aconteceu de 25 a 28 de abril, com R$ 150 mil em prêmios, no auge do Campeonato Portal Vaquejada. Após uma pausa para a Semana Santa, as etapas retomaram seu ritmo.
A vaquejada reuniu os melhores cavalos e vaqueiros do Brasil, demonstrando força, coragem, velocidade e técnica, na busca de um lugar no pódio do melhor e mais bem organizado campeonato da modalidade. Os organizadores Renan e Renato Tobias montaram uma equipe experiente para que nada saísse do controle. A prioridades era com o cumprimento dos horários, a qualidade da boiada e o bem-estar animal.
Com a paisagem completamente verde e os açudes cheios d’água, o Sertão da Paraíba pôde acompanhar uma prova de alto nível. Apesar da ausência do líder do evento, mais conhecido como Tetê, que às vésperas esteve se recuperando de um problema de saúde, a vaquejada aconteceu e cumpriu o seu papel de manter a tradição cultural da cidade e proporcionar empregos, renda e diversão.
Pontuando os cavalos no ranking do Campeonato Portal Vaquejada e também na ABQM, desde que o animal estivesse cadastrado na Associação, chipado e inspecionado. Algo que faz toda diferença para o mercado. Foram mais de 750 duplas em todas as categorias, com destaque para a Profissional, que presenteou o público com uma disputa acirrada em busca de novos pontos e um lugar na liderança da temporada.
O campeão, sem racha, foi o vaqueiro Adelanir Américo, montando Drift Sixty, esteirado por Verdinho Silva, em Eagle High, ambos representando o Haras Tavares, de Fortaleza/CE. Na sequência, a nona etapa da temporada foi realizada de 2 a 5 de maio, em Iguatu/CE, Parque Márcio Nogueira. Foram mais R$ 150 mil em prêmios, uma boiada especial e a recepção do vaqueiro Anderson Teixeira e toda a sua família.
Ao todo, mais de 1100 duplas fizeram inscrição para essa etapa do CPV. Novamente, todos os olhos das mais de 50 mil pessoas que passaram pelo local ficaram voltados para a disputa da Profissional. Foram 12 rodadas em uma luta boi a boi, ficando para o final o duelo entre as duplas Renan Tobias montando Holland Easy Steel JR, esteirado por Carlinhos Timóteo, e Thiago do Japi em Riquinha Toro, com esteira de Verdinho Silva.
No final, deu Renan Tobias, campeão do CPV 2018, que voltou a concorrer após uns dias de luto pela perda de seu segundo pai, S. Tetê, de São Bento. Homenageado na vaquejada da semana anterior, em sua cidade, a oitava etapa do CPV. A conquista não foi fácil, mas valeu a pena. Renan duelou com um vaqueiro raçudo, que montava um animal que vem se revelando no CPV 2019.
Thiago de Japi e Riquinha Toro não venderam barato a derrota nessa vaquejada, mostrando que não estão para brincadeira, querendo pontos. “Foi uma disputa bastante emocionante, talvez a mais emocionante da minha carreira. Só eu sei como consegui concorrer após o abalo pelo falecimento do meu segundo pai. Depois de enfrentar um grande vaqueiro que é o Thiago de Japi, só me resta agradecer a Deus e parabenizar Anderson Teixeira pela bonita festa de gado que ele promoveu”, declarou Renan.
Concluídas essas duas etapas, o ranking ficou assim: Celso Junior em primeiro, com 185 pontos; Adelanir Américo em segundo, 160 pontos; e Valter Xavier em terceiro, com 155 pontos. Renan Tobias segue em quinto, com 85 pontos. Entre os cavalos na Profissional, Drift Sixty de Adelanir lidera, com 170 pontos. Holland Easy Steel JR montado por Renan é o quarto do ranking no momento, 140 pontos.
A 4ª Vaquejada do Parque Maria Lucilêda Pinheiro está sendo a próxima etapa do CPV 2019, de 9 a 12 de maio, em Solonópole/CE. E depois, nas quatro semanas seguintes, o campeonato segue com etapas nos estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia.
Colaboração: Portal Vaquejada
Fotos: Renan Tobias