Morre Exocet Nez Perce, reprodutor líder absoluto do ranking da raça Appaloosa

Exocet Nez Perce foi e ainda é responsável por mudar a história da raça nos Três Tambores; aos 30 anos, ele partiu por causas naturais nesta terça-feira (02)

Era para essa reportagem ter uma conotação diferente. Era para servir como homenagem à lenda, até então viva, da raça Appaloosa no Brasil. Contudo, quando a repórter a qual assina este texto estava prestes a publicar uma matéria falando Exocet Nez Perce – o reprodutor líder absoluto do ranking da raça pelo SGP sistema e que completou 30 anos recentemente – uma notícia inesperada mudou o rumo desta reportagem. 

Na manhã desta terça-feira (02), de causas naturais, veio a falecer Exocet Nez Perce. A informação foi confirmada ao portal Cavalus pelo gerente agropecuário Guilherme Freitas – que é um apaixonado pela raça e mantém nas redes sociais, desde 2010, um grupo exclusivo para falar sobre o cavalo Appaloosa no Brasil.

Guilherme conta que recebeu uma mensagem pela manhã do proprietário do cavalo, Luiz Henrique Suzuki, informando sobre o falecimento de Exocet Nez Perce. “A última lenda Viva do Appaloosa, infelizmente, nos deixou essa manhã. Deixou seu legado, e marcou história na raça”.

Foto mais recente, de Exocet Nez Perce nas terras do Monte Cristo Ranch, em Sarapuí/SP – Foto: Divulgação

Legado de Exocet Nez Perce

Antes de mais nada vale mencionar que, a princípio, a importação de Exocet Nez Perce (Vittoro II x Ilustrious Dancer) pode até ter ocorrido de forma despretensiosa pelo Haras Murcass. Em suma, porque ele chegou ao Brasil no ventre de sua mãe. “Mas, inegavelmente, foi um marco dentro da criação nacional da raça Appaloosa”.

Em primeiro lugar, por carregar um dos sangues mais comprovados na época da Appaloosa Horse Club (ApHC) Racing e Leopardo. Depois, por ter produzido em solo brasileiro nada mais nada menos do que Cutter Exocet Lee. O animal – que é propriedade do Haras Raphaela – foi campeão desde os 3 anos de idade e seguiu assim até os 16, 17 anos.

Como sendo filho da lenda da raça Appaloosa, Cutter Exocet Lee foi campeão de inúmeras provas e rodeios, com destaque para o Campeonato da ANTT e a final de Barretos. Como resultado, acumulou ao longo de sua carreira mais de R$ 300.000,00 em prêmios.

Se não bastasse isso, sua neta, HR Butter Exocet, de propriedade de João Luis Delospital e montada por Leticia Delospital, vem se destacando nas pistas do Brasil. Afinal, a égua bateu o recorde do pai nos Três Tambores no fim do ano passado, com o tempo de 16s958, e se tornando, assim, a atual Appaloosa mais rápida do Brasil.

“Ainda se tratando de tambor, Exocet Nez Perce produziu o campeão nacional, o Dandy EXO Lee”, frisa Guilherme.

LEIA TAMBÉM

Sem dúvida, legado de Nez Perce será eterno – Foto: Divulgação/Appaloosa Brasil

Produção em destaque em outras modalidades

Exocet Nez Perce também produziu filhos ganhadores em outras modalidades. Afinal, é pai de dois destaques na Vaquejada. Uma delas é Firing Dream Exo SB, conhecida como Anita, que coleciona títulos na categoria profissional no norte do país. E o outro destaque é Black White Exo Lee, campeão correndo esteira.

Já na Corrida, produziu Chief Nez Perce, garanhão mais vitorioso entre os Appaloosa em 2002. “É imensurável a importância desse garanhão para a raça, que escreveu e continuará escrevendo uma linda trajetória através de suas produções. Meus sentimentos ao Monte Cristo Ranch e ao Luiz Henrique Suzuki”, finaliza Guilherme Freitas.

Por Natália de Oliveira
Crédito das fotos: Divulgação/Appaloosa Brasil

Veja mais notícias sobre o cavalo Appaloosa no portal Cavalus