Muitos se referem a ele como “The Secretariat of Appaloosa”, se referindo a um dos cavalos mais famosos do mundo da raça Throughbread
Em homenagem ao que teria sido o fim de semana em Kentucky Derby, a Appaloosa Horse Clube decidiu compartilhar uma pequena história sobre a raça. Trata-se da campanha de Wing It, um dos lendários cavalos de corrida Appaloosa de todos os tempos.
Acima de tudo, muitos se referem a Wing It como “The Secretariat of Appaloosas”. Ou seja, comparando o exemplar com um dos cavalos mais famosos do mundo, o lendário tríplice coroado do turfe norte-americano da raça Throughbread, Secretariat. E por quê? Wing It era enorme, vermelho e recordista.
De acordo com a Appaloosa Horse Club, Wing It foi o primeiro em muitas coisas. Afinal, ele foi o primeiro Appaloosa a entrar e vencer corridas contra os cavalos Quarto de Milha e Puro Sangue. Isso mesmo sendo o único Appaloosa inscrito.
Ademais, Wing It foi o primeiro Appaloosa a vencer uma corrida AQHA Graded Stakesl, o primeiro Appaloosa a vencer uma corrida de raça mista e, ainda, o primeiro Appaloosa a ganhar mais de US $ 300.000.
Potro em 1987, Wing It (Bull Nunnely x Damascus Honey (TB)) foi criado pelo Hall da Fama Bill Jones. Posteriormente, ele foi de propriedade de Drew Wigley e treinado por Lewis Wartchow, Bob Gilbert e Henry “Red” Smith.
De 2004 até o seu último dia de vida, Wing It foi atendido e depois enterrado no lodge Texoma Ranch. O local é da lenda das corridas do Hall da Fama, Victoria Ennis, em Kingston, Oklahoma.
Por fim, aproveite abaixo o vídeo que mostra o sucesso do Wing It em pista:
Fonte: Appaloosa Horse Club
Crédito da foto: Reprodução Appaloosa Horse Club