Calendário de provas havia sido paralisado, mas corrida do último sábado (24) marcou o retorno das atividades
“Arabian Returns – O retorno dos Árabes” aconteceu no último sábado (24) e, assim, marcou a volta das corridas do cavalo Árabe no Jockey Club de São Paulo. Antes de mais nada vale lembrar que o calendário de provas havia sido paralisado no começo do ano devido à pandemia do novo coronavírus.
No total, seis animais participaram, competindo em uma emocionante corrida de mil metros de distância, na pista de grama. Sobretudo, o retorno das corridas contou com uma bolsa de R$ 10 mil.
Como resultado, o campeão foi Mahatma Rach, conduzido pelo jóquei F. Larroque. O animal cruzou a linha de chegada com quatro corpos de diferença do segundo colocado, com o tempo 1:04.946.
Em entrevista após a vitória, o proprietário e criador do animal, Paulo Saliba, do Rach Stud, conta que o retorno das corridas é o mais importante.
“Mais importante do que a vitória foi o retorno das corridas do PSA. Havíamos parado em decorrência da pandemia e, é claro, que ficou aquela incerteza se iríamos retornar. Enfim, tivemos uma retomada e o páreo foi muito bom, apesar do pouco tempo de treinamento dos animais”, comenta Paulo.
Ademais, a criação do Rach Stud ainda ficou com o segundo lugar com Mentor Rach montado pelo jóquei I. Silva, tempo de 1:05.616. Depois, em terceiro lugar chegou Graccus Rach, conduzido por B. Queiroz, com o tempo de 1:06.294.
“O Mahatma já é mais experiente. Porém, eu acreditava que a disputa seria entre ele e o Egyto LA. Considerado também um ótimo cavalo e de criação do Haras Cruzeiro, de Leandro Aguiar. Porém, todos têm um futuro promissor na corrida, já que têm pedigrees que visam o esporte, o que reforça o cavalo Árabe como a raça mais completa”, finaliza Saliba.
Nacional do Cavalo Árabe
Com o retorno das atividades da raça mais completa, o calendário segue para a 39ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe. Portanto, o evento acontece entre os dias 11 e 14 de novembro, em Indaiatuba/SP.
“Apesar do momento, esperamos superar a Nacional de 2019. Isso em quantidade de cavalos, apresentando os nossos Árabes em diversas modalidades. Como Halter, Performance, Provas Funcionais, Hipismo, Corrida e Enduro”, expõe Rodrigo Forte, presidente da ABCCA.
Ainda de acordo com a entidade, o evento esse ano não será aberto ao público. Haja vista a necessidade de seguir os protocolos sanitários de combate a Covid-19. Portanto, só será permitida a entrada dos competidores e expositores.
Sendo assim, foi reforçada ainda mais a equipe de transmissão para que todos possam acompanhar ao vivo os momentos da Nacional.
Resultados do páreo do cavalo Árabe
1º lugar – Mahatma Rach – 1:04.946
2º lugar – Mentor Rach – 1:05.616
3º lugar – Graccus Rach – 1:06.294
4º lugar – El Chall La – 1:06.999
5º lugar – Egyto La – 1:08.071
6º lugar – Revelation Rach – 1:08.279
Fonte: Assessoria de imprensa ABCCA
Crédito da foto: Divulgação/ABCCA/Porfirio Menezes
Veja mais notícias sobre o cavalo Árabe no portal Cavalus