A maior exposição do Rio Grande do Sul contou com a presença do cavalo completo, na participação de 10 modalidades, com a organização do AGCR e apoio da ABCCA
O cavalo Árabe foi destaque na Expointer Digital 2020, realizada no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. Afinal, o evento foi palco do Campeonato Domados do Pampa, que destacou o que há de melhor da raça.
De acordo com Fernanda Camargo, presidente da Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCR), a Expointer apresentou ótimo resultado para o cavalo Árabe. Este que é a segunda maior raça do Rio Grande do Sul.
Sobretudo, as provas finais do Campeonato Domados do Pampa tiveram 80 cavalos inscritos, realçando o cavalo completo. Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o evento teve transmissão online, com visibilidade mundial.
“Tivemos um alcance sensacional. Foram mais de 100 mil visualizações durante a semana. Com isso, o nosso retorno econômico, de pessoas procurando cavalos, foi grande. Além disso, pessoas que não conheciam a raça, passaram a conhecer e gostaram”, comenta Fernanda Camargo.
Mesmo sem a presença do público, o evento superou expectativas. A presidente da AGCR afirma que para o próximo ano, as transmissões ao vivo deverão continuar. Acima de tudo, considerando o sucesso que foi nessa temporada de 2020.

Provas
Fernanda explica que o campeonato é fundamental para englobar genética funcional mais avançada. “São com os cavalos campeões que conseguimos trabalhar a genética aqui no Sul. Além disso, o campeonato contribui com o setor financeiro dos criadores, CTs, Haras”, afirma.
Contudo, além do campeonato, a Expointer Digital 2020 recebeu, diariamente, provas das seguintes modalidades: Cinco Tambores, Cross Country, Combinada, Rédea Espelhada, Rédea Campeira, Seis Balizas, Três Tambores, Morfologia Funcional e, por fim, a prova de confraternização, Cavalo & Carro.
Raquel Jacovas, competidora e criadora, participou na modalidade Rédea Espelhada. Ela conta que apesar de não ter tido um tempo considerável, conseguiu estar entre os oito melhores. “Sem dúvidas, é uma prova de muita velocidade, mas também de muita técnica, o que exige muita preparação”, comenta.
Para a competidora, a Expointer mostra toda a resistência do cavalo Árabe. “Foram sete dias de provas, onde o cavalo está apto para quase todas as modalidades, destacando a resistência da raça”.
Por fim, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe – ABCCA, parabeniza a todos os campeões e envolvidos no evento, e está junto a AGCR no fomento da raça no Rio Grande do Sul.
Conheça mais sobre o Cavalo Árabe, o cavalo completo, acessando www.abcca.com.br. Siga o Instagram @abccarabe e ainda se inscreva no canal do Youtube.
Fonte: Assessoria de imprensa ABCCA
Crédito da foto: Divulgação/ABCCA