Cavalo Árabe

42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe se consagra como a maior edição dos últimos anos

Ao decorrer de seis dias de programação, a Exposição Nacional ressaltou a qualidade do plantel nacional da raça, bem como celebrou a união de seus adeptos do Brasil e do mundo

Publicado

⠀em

42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe se consagra como a maior edição dos últimos anos

A 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, realizada de 5 a 10 de julho, no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP), fez história e se consagrou como a maior edição realizada nos últimos anos pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA). O que confirma esse título foram os resultados finais do evento, que reuniu mais de 350 animais da raça, de 53 criadores diferentes.

De acordo com dados da ABCCA, além dos brasileiros – de sete estados (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) e do Distrito Federal -, participaram da exposição criadores de aproximadamente 20 países. Entre eles, representantes do Chile, Estados Unidos, Uruguai, Qatar, Emirados Árabes e de alguns países da Europa.

Rodrigo Forte, Hélio Ribeiro e Zetão Rodrigues

“A sensação é de dever muito bem cumprido, principalmente pelo feedback que recebemos dos brasileiros e dos estrangeiros, como, provavelmente, a melhor nacional dos últimos anos. Isso nos deixa extremamente felizes”, pontua Rodrigo Forte, presidente da ABCCA, sobre a 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, apontada como o evento mais importante da raça na América Latina.

Nesta edição, as disputas do cavalo Árabe – tanto da modalidade de Halter quanto de Performance – voltaram a ser realizadas na área externa do Helvetia Riding Center, algo que abrilhantou ainda mais o evento. “Ouvir os criadores estrangeiros, que tem muita referência de exposições no mundo afora, dizer que a nossa exposição está entre as melhores do mundo, foi bastante especial. Não só pela qualidade dos cavalos, mas especialmente pelo clima de união, confraternização e de alegria que tivemos aqui ao longo destes dias”, acrescenta Forte.

Abertura da exposição

Mas os bons resultados da 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe não param por aí. Com uma programação que incluiu os Leilões do Haras Vila dos Pinheiros e do Haras Cruzeiro, bem como as apresentações de outros criatórios – Vivaldi In Concert, AF Maden e Arabian Sunset -, além das vendas diretas em pista de animais, estima-se, segundo a ABCCA, que a exposição movimentou cerca de R$ 15 milhões em negócios.

Presenças marcantes e homenagens especiais na 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe

Ao decorrer dos seis dias, a presença de algumas personalidades no Helvetia Riding Center engrandeceu ainda mais o evento. Como foi o caso da visita do vereador Hélio Ribeiro, do município de Indaiatuba, que ficou encantado com toda a estrutura montada para a exposição. Na ocasião, ele fez questão de agradecer a ABCCA por escolher a cidade há 13 anos como sede do maior evento do cavalo Árabe na América Latina.

O presidente executivo do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), Manuel Rossito também marcou presença na 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe. Ele elogiou a qualidade e a organização do evento, especialmente o cuidado com os animais. “Parabéns aos organizadores, em especial ao presidente Rodrigo Forte e ao Paquito, nossos parceiros de primeira hora na criação do IBEqui. Um evento de alta qualidade, tanto na organização e, principalmente, com o cuidado saúde e bem estar dos animais”.

Como parte da programação da exposição, na sexta-feira (07/07), a ABCCA homenageou em pista o casal de criadores Carlos e Maria Forte, do RFI Arabians, de Itapetininga (SP). Eles receberam o Prêmio Lifetime Achievement Award 2023, uma forma de reconhecimento pelos anos de trabalho e dedicação com o cavalo Árabe.

Homenagem Paulo Jamil Saliba

Já no sábado (08/07) foi a vez da ABCCA homenagear Paulo Jamil Saliba, criador do Rach Stud que muito contribuiu para o crescimento e fortalecimento da raça no país. Na ocasião, a emoção tomou conta de todos, haja vista a grande falta que Paulo deixou, por sua alegria e amplo conhecimento sobre o cavalo Árabe, mas o seu legado jamais será esquecido.

Por fim, a Associação fez questão de homenagear outra figura importante do meio, que está presente há 30 anos na vida de todos que atuam diretamente ou indiretamente com o cavalo Árabe. Trata-se de Claudio Santos, gerente da ABCCA, que foi surpreendido ao receber um troféu em forma de homenagem por todo o trabalho realizado em prol da raça por mais de três décadas.

Cris Guardia e Cláudio Santos

Ao término da exposição, Rodrigo Forte fez questão de externar os seus agradecimentos a todos: “Eu quero fazer um agradecimento especial à minha diretoria, ao Cláudio Santos e a todos os colaboradores da ABCCA que trabalharam arduamente por essa exposição. Não posso deixar de agradecer todos os nossos parceiros e patrocinadores. Sem eles não seria possível realizar esse grande evento. E a todos os expositores e criadores que tiveram aqui presente nos prestigiando. Então, muito obrigado de coração. Essa é uma exposição que ficará marcada, para sempre na história da raça”.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/André Shiwa

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads