Haras Anaití: há 14 anos se dedicando na criação do Campolina funcional

Titular do criatório, localizado em Irará/BA, Paulo Mariotti conta um pouco sobre a história de sua criação

A história do Haras Anaití começa antes mesmo da compra de suas terras. Afinal, no ano 2000, Paulo Mariotti adquiriu o seu primeiro exemplar puro de origem, Hiato do Bandarra. Assim, começou a frequentar a Associação Baiana dos Criadores do Cavalo Campolina, bem como suas exposições. 

Contudo, somente após alguns anos, em 2006, o plantel do Haras Anaití começou a tomar forma Sobretudo, resultado da compra do primeiro garanhão, Netuno do Pinval. Na época, ainda um potro, fruto do cruzamento de Desacato da Maravilha com Irônica da JC, ambos ícones da raça Campolina.

Depois, em novembro de 2007, Paulo Mariotti e sua esposa fundaram, enfim, o Haras Anaití. Foi nas terras na cidade de Irará, interior da Bahia. Desde então, todos os esforços foram concentrados para o desenvolvimento de um criatório direcionado para o Campolina Funcional. Onde, além da beleza e imponência características da raça, é trabalhada a marcha com apoios bem definidos, proporcionando conforto e satisfação aos usuários.

Para saber mais detalhes sobre a história do Haras Anaití a equipe de reportagem bateu um papo com Paulo Mariotti. E a entrevista, na íntegra, você confere abaixo:

Haras Anaití fica localizado em Irará, na Bahia – Foto: Arquivo Pessoal

Primeiro contato com o mundo dos cavalos

“Eu tive contato com os cavalos desde a minha infância. Logo cedo já caminhava na garupa do meu avô pelos campos da fazenda. Era uma paixão que começava a nascer e vinha com grande força dentro de mim.

Não sei o quanto para dizer a verdade, mas posso afirmar que abri mão de muita coisa por conta de cavalo. Ele é muito importante para mim.”

Escolha pelo cavalo Campolina

“Campolina para mim é um cavalo completo. Bonito, elegante, com bom porte e andamento muito confortável. Para passeio sem dúvida impressiona onde passa. No campo também não deixa a desejar, atente bem na lida do gado e nas caminhadas de trabalho a pasto.

Iniciamos nosso primeiro com o cavalo Hiato do Bandarra, comprado junto ao criador Roque Santana. Um Grande criatório que investia bastante em animais de bom andamento. A princípio era só hobby, brincadeira de fim de semana.

Depois a coisa foi tomando proporção e começamos a investir em genética. Ganhar a nacional e entrar para o seleto grupo dos que conquistaram essa façanha era a nossa meta. Queríamos ser referência na criação de Cavalos Campolina.”

Pódio com Hermes do Anaití, Campeão Nacional de Marcha e Raça – Foto: Arquivo Pessoal

Estrutura do haras

“O Haras Anaití é formado por 50 baias fechadas e 20 piquetes para descanso dos animais. Investimos em andador e piscina para treinamento dos nosso cavalos. Dedicamos tempo a treinamento da equipe e acompanhamento especializado com veterinário exclusivo do haras.

Continuamos investindo em animais diferenciados que podem acrescentar no nosso haras.
funcionários, metragem… quem são os treinadores e profissionais que atuam junto.”

Meta de criação

“A nossa meta é fazer novos e grandes criadores. Criadores que perdurem dentro da raça e formem uma grande família levando o nome do Haras Anaití cada vez mais longe.”

Carlota do Anaití – Tetra Campeã Nacional – Foto: Arquivo Pessoal

Família no meio do cavalo

“Criar cavalos exige um envolvimento familiar. É uma dedicação de tempo que sem o apoio da família, não conseguiríamos realizar. Todos aqui gostam de cavalos, é um animal fascinante.”

Evolução do haras

“Acho que conseguimos fazer um bom trabalho e somos reconhecidos por isso. Nosso Leilão Marcha na Veia hoje é referência dentro da raça. Colocamos o que temos de melhor. Nos dedicamos para fazer novos e grandes criadores.

O Haras Anaití, sem dúvida, deixou um legado de trabalho, na função do nosso cavalo. Campolina Anaití é bonito e funcional.”

Joalheiro do RM, 13 x Campeão Nacional e 87 campeonatos regionais – Foto: Arquivo Pessoal
Gata do Anaití, Grande Campeã Nacional – Foto: Arquivo Pessoal

Animais de destaque e prêmios

“São muitos animais que formaram a nossa história. Contudo, posso citar: Joalheiro do Rm, Corcel do Anaití, Gata do Anaití, Carlota do Anaití, Flor do Anaití. Todos Campeões Nacionais e Grande Campeões, que nos deram muitas alegrias

Além disso, todos os prêmios são importantes para nós. Mas se tiver que eleger o mais emocionante, foi, sem dúvidas, o da Flor do Anaití, quando foi Grande marchadeira e grande Campeã Nacional da Raça por mim mesmo montada. Foi emocionante”.

Planos para o futuro

“Nos mantermos no foco de produzir cavalos para família. Acima de tudo, o cavalo funcional que qualquer pessoa possa montar. Cavalo que seja campeão na pista, seja desejado nas cavalgadas e de um show no campo. Esse é o Campolina Anaití.”

Por Natália de Oliveira
Legenda da foto em destaque: Flor do Anaití, Grande Marchadeira Nacional e Grande Campeã Nacional da Raça
Crédito das fotos: Divulgação/Haras Anaití

Veja mais notícias do cavalo Campolina no portal Cavalus

Deixe um comentário