Camaquã recebeu etapa do ciclo de Passaportes do Cavalo Crioulo

Evento foi realizado no parque do Sindicato Rural do município, preparado para receber os visitantes

O ciclo de Exposições Passaporte do Cavalo Crioulo, que seleciona exemplares para a Nacional da Morfologia durante a Expointer, chegou ao município de Camaquã/RS. Na pista do Parque do Sindicato Rural, 98 animais disputaram as oito vagas, quatro machos e quatro fêmeas. O julgamento aconteceu nos dias 1° e 2 de junho e os classificados desfilarão no final de agosto no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

A promoção foi do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos José Júlio Centeno Coutinho com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. O presidente do Núcleo, Bruno Silveira, destacou a qualidade da exposição superou as expectativas.

“Não só pelos animais, mas também pelas condições do parque, que foi especialmente preparado para receber os visitantes. Tivemos cocheira para todos os animais e uma pista de julgamento com as melhores condições”, observou.

Essa foi a segunda passaporte nível B do ciclo da Morfologia, primeira do Rio Grande do Sul. Em um julgamento minucioso, Luciano Passos estreou como jurado em uma Passaporte, garantindo que, em pista, as filas se formassem conforme seus critérios de atuação como Técnico credenciado à ABCCC.

E analisando aprumos, andares, selo racial, harmonia do conjunto e boas angulações, Buenas Noches da Pátria Crioula-TE levou os títulos de Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça da Exposição. E Naco de Fumo da Tamanca conquistou o título de Grande Campeão.

“Foi um nível espetacular para mim, um desafio muito grande, tanto por estar estreando em uma passaporte com mais de 80 animais, quanto pelo nível elevado dos exemplares. A égua completou tudo que eu busco e trabalho dentro das propriedades e o potranco me encantou principalmente pela sua harmonia equilíbrio, aprumos e andares”, destacou o jurado.

Potencial que os expositores já imaginavam desde o nascimento do colorado filho de Chicão de Santa Odessa na mãe Ingrata da Tamanca. “A gente sempre acreditou muito nesse potranco, botamos o olho nele e apostamos desde sempre. Agora é só comemorar”, comentou Ricardo Terra, um dos expositores integrantes do condomínio responsável por levar a escarapela para a casa e também vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC.

Além de Buenas Noches da Pátria Crioula, estão classificadas nas fêmeas: Inédita do Ribeirão Bonito, São Xavier Julieta e Néctar da Cabanha Santa Fé-TE. Nos machos, além de Naco de Fumo da Tamanca, também carimbaram ida à Expointer: Semblante Mapocho, RZ Muchacho da Carapuça-TE e MGF Avatar.

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Foto: Buenas Noches da Pátria Crioula por Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

Deixe um comentário