A vitória a categoria principal ficou com uma dupla de Santana do Livramento

O final de semana, entre os dias 26 a 28 de abril, ficou reservado para revelação dos melhores laçadores do ciclo 2019 da raça Crioula. A pista do Cavalo Crioulo do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, foi tomada pelas duplas que disputaram títulos em 14 categorias. A final do Crioulaço foi um evento promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. Além disso, concorreram a premiação em dinheiro, que foi de R$ 200,00 a R$ 10 mil dependendo da categoria.

De acordo com o coordenador da Subcomissão de Crioulaço da ABCCC, Marcelo da Cruz Corrêa, a expectativa para a final era das melhores, pois durante este ciclo, que iniciou ainda no ano passado, foi registrado crescimento na procura pelas classificatórias com o objetivo de correr as finais. “Muitas regiões que tinham poucas duplas tiveram crescimento de participantes da modalidade, com algumas delas aumentando até 90%”.

Ele ainda ressalta que no rodeio de Porto Alegre, por exemplo, foram 150 duplas. Há dois anos, esse número era abaixo de 50 duplas. Corrêa destaca também o crescimento da modalidade de laço em todo o país, especialmente na região central, onde usuários e competidores estão apostando no Cavalo Crioulo para as provas de Laço Comprido.

“A modalidade Laço Comprido cresceu muito no Brasil e o Cavalo Crioulo acompanhou este crescimento. Muitos prestigiam as provas do Freio de Ouro e procuram filhos destes animais por acreditar nesta aptidão vaqueira e buscam para o laço comprido”, salienta.

Jonatan Costa e Recoluta do Guassupi

As duas novidades para este ano foram a inclusão da categoria Potro de Ouro, onde participaram animais de 2,8 a 3,8 anos, desde que confirmados junto à ABCCC. E o Laço Inclusivo, especial para laçadores portadores de necessidades especiais. Conforme o coordenador da ABCCC, houve grande procura por inscrições nestas duas novas modalidades.

Mesmo com os dias de chuva no final de semana, o ânimo dos participantes não arrefeceu, assim como do público, que compareceu em grande número nas arquibancadas do espaço do Cavalo Crioulo. Em seu discurso, o presidente da ABCCC, Francisco Fleck, destacou que, apesar do mau tempo, nada conseguiu parar a força e a dedicação dos laçadores do Cavalo Crioulo.

“O laço é um dos elementos mais importantes dentro da criação. Faz parte da nossa equitação gaúcha. Todos que quiserem se considerar um domador, têm que saber laçar. O laço representa um dos pilares da nossa equitação crioula. O laço faz parte do preparo do potro e da nossa lida campeira”, afirmou.

Na Força A, principal categoria do Crioulaço, duas duplas chegaram no lugar mais alto do pódio. O primeiro lugar ficou com as duplas Giliard Tamara (foto de chamada), montando Tarimba do Guassupi, e Jonatan Costa, com Recoluta do Guassupi; e Gilson Santos, com Geada da Santa Hilda, e Tiago Soares, montando El Tropillero Estrela Guia. Mas Gilson e Tiago cederam o título para Gilliard e Jonatan, que foram bicampeões com os mesmos animais do ano passado, quando o primeiro lugar também teve duas duplas.

No Potros de Ouro, o título foi dividido entre quatro laçadores, já que a prova adentrou a madrugada de sábado para domingo. Dividiram o prêmio Thaian de Avila montando Don Basto Escarapela, José Vitor Somavilla montando Niña Linda Tarumã; Lucas Both montando Neto Tarumã; e Willian Azeveredo montando Justo da Don Padre. Já no Laço Inclusivo, a vitória ficou com Marcio Silveira dos Santos montando AZ de Ouros Don Juan.

Outros campeões: Força B – Maike Melo e PPR Zoada, Marlon Rodrigues e PPR Zarca; Força C – Patrick Fontana e Ancora 527 Maufer, Luis Carlos Scherern e Brunye do Baquara; Laço Criador Força A – Antonio Augusto Rossi Vieira e Galponeira da Estância do Caverá; Laço Criador Força B – Maicon Pinheiro e Aconchego da Rapa; Laço Pai e Filha – Sérgio Araújo com Capoeira do Cipreste e Débora Araújo com Eco do Cipreste; Laço Piá  – Alan Antônio da Silva Coutinho montando Don Juan de Santo Isidoro.

Demais resultados: www.abccc.com.br.

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Fotos: Felipe Ulbrich/ABCCC

3 Comentários

  1. I like the valuable info you provide in your articles.
    I’ll bookmark your weblog and check again here frequently.
    I’m quite sure I will learn plenty of new stuff right here!

    Best of luck for the next!

  2. Pingback: Segunda etapa Oficializadas Ranch Sorting e Team Penning da Liga Leste - Cavalus

Escreva um comentário