Além da Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, os animais da raça estarão competindo no Primeiro Campeonato Carioca de Team Penning e Ranch Sorting
O município carioca de Sapucaia realiza, entre os dias 2 e 5 de novembro, a Credenciadora Mista ao Freio de Ouro 2018. A prova ocorre no Centro Hípico da cidade e é organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Rio de Janeiro, sob a tutela de Vilson Charlat de Souza, juntamente com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos – ABCCC.
Estarão presentes com os cariocas animais de outros Estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. Faltando poucos dias para a prova, 20 exemplares já estão inscritos e são esperadas mais inscrições até amanhã, dia 31 de outubro, segundo explicam os organizadores.
Além da Credenciadora Mista, acontecerá a primeira etapa do Campeonato Carioca de Team Penning (Campereada para o Crioulo) e de Ranch Sorting, aberto a todas as raças e com participação dos Crioulos, e também serão realizados o Freio do Proprietário, Freio Jovem e Concentração de Machos, estes exclusivos para a raça Crioula. Uma grande estrutura está sendo montada para receber o público e participantes das provas.
Foto: Felipe Ulbrich/ ABCCC DivulgaçãoSegundo o presidente do Núcleo de Criadores do Rio de Janeiro, André Machado, o mercado carioca para a raça Crioula é hoje basicamente para o competidor, e modalidades como o Team Penning e Ranch Sorting vêm dando uma visibilidade maior para o usuário da raça. São modalidades que trabalham muito com o gado e o Cavalo Crioulo é nato para isso. “Nós acreditamos que o mercado está bem aberto para a nossa raça e como é uma região de fomento, a ABCCC vem nos apoiando junto ao Campeonato Carioca. Nós vamos pleitear no final do Campeonato os melhores trios para poder correr a final da Campereada, do Ranch Sorting e da Mista no ano que vem”, ressalta.
O Centro Hípico de Sapucaia é uma das maiores pistas cobertas do Brasil, com piso excelente e gado europeu. Por ser aberto à todas as raças, são esperados um grande número de outras raças dentro do parque para ver o Cavalo Crioulo trabalhar. “Tem muita gente que tem curiosidade de ver a raça Crioula e só tem esta oportunidade pela televisão. Acredito que agora com a abertura desse campeonato carioca vários participantes de outras raças poderão apreciar o nosso cavalo trabalhar”, observou Machado.
Quem puder ir, certamente verá um grande evento, onde o trabalho dos cavalos de forma limpa e técnica estará evidenciado! A programação completa econtra-se no site da ABCCC.
Colaboração: AgroEffective Comunicação