Cavalo Crioulo participa de evento especial no Rio de Janeiro

Além da Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, os animais da raça estarão competindo no Primeiro Campeonato Carioca de Team Penning e Ranch Sorting

O município carioca de Sapucaia realiza, entre os dias 2 e 5 de novembro, a Credenciadora Mista ao Freio de Ouro 2018. A prova ocorre no Centro Hípico da cidade e é organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Rio de Janeiro, sob a tutela de Vilson Charlat de Souza, juntamente com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos – ABCCC.

Estarão presentes com os cariocas animais de outros Estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. Faltando poucos dias para a prova, 20 exemplares já estão inscritos e são esperadas mais inscrições até amanhã, dia 31 de outubro, segundo explicam os organizadores.

Além da Credenciadora Mista, acontecerá a primeira etapa do Campeonato Carioca de Team Penning (Campereada para o Crioulo) e de Ranch Sorting, aberto a todas as raças e com participação dos Crioulos, e também serão realizados o Freio do Proprietário, Freio Jovem e Concentração de Machos, estes exclusivos para a raça Crioula. Uma grande estrutura está sendo montada para receber o público e participantes das provas.

Foto: Felipe Ulbrich/ ABCCC Divulgação

Segundo o presidente do Núcleo de Criadores do Rio de Janeiro, André Machado, o mercado carioca para a raça Crioula é hoje basicamente para o competidor, e modalidades como o Team Penning e Ranch Sorting vêm dando uma visibilidade maior para o usuário da raça. São modalidades que trabalham muito com o gado e o Cavalo Crioulo é nato para isso. “Nós acreditamos que o mercado está bem aberto para a nossa raça e como é uma região de fomento, a ABCCC vem nos apoiando junto ao Campeonato Carioca. Nós vamos pleitear no final do Campeonato os melhores trios para poder correr a final da Campereada, do Ranch Sorting e da Mista no ano que vem”, ressalta.

O Centro Hípico de Sapucaia é uma das maiores pistas cobertas do Brasil, com piso excelente e gado europeu. Por ser aberto à todas as raças, são esperados um grande número de outras raças dentro do parque para ver o Cavalo Crioulo trabalhar. “Tem muita gente que tem curiosidade de ver a raça Crioula e só tem esta oportunidade pela televisão. Acredito que agora com a abertura desse campeonato carioca vários participantes de outras raças poderão apreciar o nosso cavalo trabalhar”, observou Machado.

Quem puder ir, certamente verá um grande evento, onde o trabalho dos cavalos de forma limpa e técnica estará evidenciado! A programação completa econtra-se no site da ABCCC.

Colaboração: AgroEffective Comunicação

Deixe um comentário