Classificatória Aberta marca volta das competições em Esteio após enchentes

Pista coberta da ABCCC no Parque Assis Brasil vai sediar última etapa de provas antes das finais do Freio de Ouro

A última semifinal para o Freio de Ouro 2024 vai ocorrer na casa do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, quando a pista coberta da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) será reaberta após as enchentes de maio que atingiram o Rio Grande do Sul. A Classificatória Aberta ocorrerá entre os dias 29 de julho e 3 de agosto.

Retorno em Esteio

O retorno da seletiva ao Parque Assis Brasil ocorre após um grande esforço feito pela ABCCC no sentido de recuperar a área do Cavalo Crioulo dentro do parque de Esteio, após os danos causados pela situação de calamidade provocada pelas enchentes de maio no Rio Grande do Sul e que provocaram a consequente necessidade de ajustes no calendário da modalidade para a retomada da agenda de provas.

O vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas da ABCCC, André Luiz Narciso Rosa, destaca que a expectativa para o retorno das provas na pista de Esteio é a maior possível. “Na última prova, tivemos a Classificatória Norte com médias altíssimas, a exemplo também do Bocal de Ouro. Acho que a média mais baixa é a da Classificatória Sul, mas a gente tem animais bem pontuados nas reservas”, observa.

Rosa aposta que o número de 48 machos e 48 fêmeas será facilmente atingido. “Os números das inscrições ainda estão sendo computados, mas a expectativa é muito positiva”, aposta. O dirigente pondera que a pista foi bastante atingida pela enchente. “Porém, na medida do possível, conseguimos recuperar 99% de todo o processo. A gente tem algumas coisas pendentes ainda, os escritórios estão voltando aos poucos. A tragédia foi grande, mas a expectativa para esta Classificatória é a melhor possível tanto de nível, como de apresentação, de estrutura, estamos inclusive tentando fazer um espaço de convivência para os associados”, adianta.

E para quem vai acompanhar a grande final do Freio de Ouro 2024, entre 26 e 31 de agosto durante a 47ª Expointer, com a expectativa de ver despontar um novo Colibri Matreiro, cavalo uruguaio da Cabanha La Pacifica, e que venceu três Freios de Ouro consecutivos, André acredita que não será em 1 ano que se verá um cavalo com o nível do Grande Campeão. “Está longe ainda pra gente conseguir. Se Deus quiser, que meus olhos ainda consigam ver um cavalo do nível do Colibri Matreiro”, conclui.

O evento em Esteio fechará o ciclo do Freio de Ouro 2024 que conta com um total de sete semifinais já realizadas – Argentina, Uruguai, Bocal de Ouro, Paraná, Gaúcha Sul, Santa Catarina e Classificatória Gaúcha Norte. O Freio de Ouro 2024 tem o patrocínio de John Deere, Banrisul, KTO, Florestal, Vetnil e Supra. Apoio: Oviedo, Selas Dumont e RAM.

Confira a programação em Esteio

30 de Julho de 2024 (Terça-feira)

13h – Etapa morfológica – Categoria Fêmeas
Sequência – Etapa morfológica – Categoria Machos

31 de Julho de 2024 (Quarta-feira)

9h – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Fêmeas (50% dos admitidos – Divulgação após admissão)
Intervalo
Sequência – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Fêmeas (50% dos admitidos – Divulgação após admissão)

01 de Agosto de 2024 (Quinta-feira)

9h – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Machos (50% dos admitidos – Divulgação após admissão)
Intervalo
Sequência – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Machos (50% dos admitidos – Divulgação após admissão)

02 de Agosto de 2024 (Sexta-feira)

9h – Mangueira I – Categorias Fêmeas/Machos
Intervalo
Sequência – Campo I – Categorias Fêmeas/Machos
18h – Evento de Lançamento projeto Freio de Ouro
18h30 – Peleia em parceria com a ABHB
19h30 – Show Lisandro Amaral

03 de Agosto de 2024 (Sábado)

9h – Início da Fase Final – Categorias Fêmeas/Machos
13h – Cerimônia de Premiação

Por: Assessoria de Imprensa/ABCCC
Foto: Divulgação/Felipe Ulbrich

Leia mais notícias aqui.