No último sábado (11), foram conhecidos os grandes campeões de 2021 na final da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A competição aconteceu dentro da programação da Expointer.
Campeões
Nas fêmeas, a Grande Campeã foi a égua PP Zara da Renascer – TE, da Cabanha Renascer, de Uruguaiana (RS), que levou também o título de Melhor Exemplar da Raça e nos machos, o Grande Campeão foi o cavalo Don Gonçalo Melchor, da Cabanha Dom Gonçalo, de Cruzeiro do Sul (RS).
Os dois exemplares se classificaram na Outonal em Esteio. A égua foi a grande campeã daquela exposição e repetiu o feito de Melhor Exemplar da raça. Já o cavalo foi o reservado grande campeão na ocasião.
Emocionado, Leonardo Pavin, um dos proprietários da Cabanha Renascer, afirmou que a caminhada foi difícil, longa e envolveu muitas pessoas. “Família, colaboradores, todos juntos neste trabalho. E hoje, Deus nos coroou com esta vitória”, salientou.
O preparador do cavalo Grande Campeão da Morfologia, Tiago Mallmann, agradeceu a Deus e à família. “Agradeço a todos que acreditaram na gente, e dizer que dá para chegar”, colocou, lembrando que o cavalo é um RP 02, ou seja, a criação está no começo. Don Gonçalo Melchor foi o segundo animal registrado pela Cabanha Don Gonçalo.
Morfologia 2021
De acordo com o presidente da ABCCC, Onécio Prado Júnior, o evento contou com animais de qualidade ímpar e julgamentos muito bons que têm atendido ao anseio de todos. “Além da qualidade, tem um número expressivo de animais participando, sendo 250 exemplares. E chegamos a um resultado excelente, mostrando que a raça continua evoluindo em todos os sentidos, ou seja, não só no quantitativo, mas, principalmente, no qualitativo”, afirmou.
Ainda segundo o dirigente, mesmo nesse ano de pandemia, com a incerteza sobre se seria possível encerrar o ciclo, os objetivos foram atingidos. “Isso é muito gratificante para toda a nossa diretoria e para toda a raça Crioula”, concluiu.
O jurado da categoria machos, Carlos Marques Gonçalves Neto, também salientou o alto nível dos animais. “O preparo dos cavalos melhorou muito nos últimos três anos. Neste ciclo, os animais vieram bem compostos na foma muscular e esquelética, com menos excesso de gordura, o que facilita com que andem e se apresentem bem melhor”, observou, destacando que esse cuidado dos tratadores, criadores e expositores vem evoluindo a cada ano.
Então, na categoria fêmeas, o jurado Mauro Ferreira enfatizou igualmente o nível de qualidade, com animais bem preparados, com o desenho que é buscado. “Ficamos sempre ansiosos pelo resultado e com a expectativa de que as éguas disputem entre si e se imponham em pista para depois referendamos o resultado que emerge das pistas,” pontuou.
Por fim, a classificação completa da final da Morfologia 2021, está disponível no site da ABCCC.
Fonte: ABCCC
Crédito e legenda da foto em destaque: PP Zara do Renascer TE – Divulgação/ABCCC/Fagner Almeida