Crioulo

Final da Morfologia 2021 já tem os seus campeões

Disputa promovida pela ABCCC, ocorreu durante a Expointer, encerrada no último domingo (12), em Esteio (RS)

Publicado

⠀em

Final da Morfologia 2021 já tem os seus campeões

No último sábado (11), foram conhecidos os grandes campeões de 2021 na final da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A competição aconteceu dentro da programação da Expointer.

Campeões

Nas fêmeas, a Grande Campeã foi a égua PP Zara da Renascer – TE, da Cabanha Renascer, de Uruguaiana (RS), que levou também o título de Melhor Exemplar da Raça e nos machos, o Grande Campeão foi o cavalo Don Gonçalo Melchor, da Cabanha Dom Gonçalo, de Cruzeiro do Sul (RS).

Os dois exemplares se classificaram na Outonal em Esteio. A égua foi a grande campeã daquela exposição e repetiu o feito de Melhor Exemplar da raça. Já o cavalo foi o reservado grande campeão na ocasião.

Emocionado, Leonardo Pavin, um dos proprietários da Cabanha Renascer, afirmou que a caminhada foi difícil, longa e envolveu muitas pessoas. “Família, colaboradores, todos juntos neste trabalho. E hoje, Deus nos coroou com esta vitória”, salientou.

O preparador do cavalo Grande Campeão da Morfologia, Tiago Mallmann, agradeceu a Deus e à família. “Agradeço a todos que acreditaram na gente, e dizer que dá para chegar”, colocou, lembrando que o cavalo é um RP 02, ou seja, a criação está no começo. Don Gonçalo Melchor foi o segundo animal registrado pela Cabanha Don Gonçalo.

Morfologia 2021

De acordo com o presidente da ABCCC, Onécio Prado Júnior, o evento contou com animais de qualidade ímpar e julgamentos muito bons que têm atendido ao anseio de todos. “Além da qualidade, tem um número expressivo de animais participando, sendo 250 exemplares. E chegamos a um resultado excelente, mostrando que a raça continua evoluindo em todos os sentidos, ou seja, não só no quantitativo, mas, principalmente, no qualitativo”, afirmou.

Ainda segundo o dirigente, mesmo nesse ano de pandemia, com a incerteza sobre se seria possível encerrar o ciclo, os objetivos foram atingidos. “Isso é muito gratificante para toda a nossa diretoria e para toda a raça Crioula”, concluiu.

O jurado da categoria machos, Carlos Marques Gonçalves Neto, também salientou o alto nível dos animais. “O preparo dos cavalos melhorou muito nos últimos três anos. Neste ciclo, os animais vieram bem compostos na foma muscular e esquelética, com menos excesso de gordura, o que facilita com que andem e se apresentem bem melhor”, observou, destacando que esse cuidado dos tratadores, criadores e expositores vem evoluindo a cada ano.

Então, na categoria fêmeas, o jurado Mauro Ferreira enfatizou igualmente o nível de qualidade, com animais bem preparados, com o desenho que é buscado. “Ficamos sempre ansiosos pelo resultado e com a expectativa de que as éguas disputem entre si e se imponham em pista para depois referendamos o resultado que emerge das pistas,” pontuou.

Por fim, a classificação completa da final da Morfologia 2021, está disponível no site da ABCCC.

Fonte: ABCCC
Crédito e legenda da foto em destaque:
PP Zara do Renascer TE – Divulgação/ABCCC/Fagner Almeida

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads