Crioulo

Laço Criador reúne mais de 120 laçadores em Esteio

Confira os laçadores que subiram ao pódio do Força A e B durante as provas no Parque de Exposições Assis Brasil

Não teve sol ou calor que pudesse afastar os apaixonados pelo laço no último domingo (19) da grande pista de Esteio/RS, no Parque de Exposições Assis Brasil. Afinal, foi quando foram realizadas as provas da categoria Laço Criador, que reuniu mais de 120 competidores, entre as forças A e B.

Como recompensa, troféus e prêmios em dinheiro foram entregues aos vencedores. A princípio, a Força B entrou primeiro em pista. Assim, nas primeiras horas da manhã, 50 competidores laçaram suas armadas até definirem os dez primeiros colocados.

Em prêmios, R$ 4 mil foi dividido entre todos no pódio, com troféu até o quarto lugar. Em primeiro lugar ficou o laçador Vinicio Souza, que montou Apaixonado do Itagiba. Na sequência, completaram o pódio os conjuntos formados por Telmo Peixoto montando Luz del Fuego Tarumã; Kelvin Bastiani montando Bailanta da Querência dos Bastiani; e Sérgio Ávila montando Imperatriz Dom Amaro.

Força A

Já na Força A, a vitória foi compartilhada. Depois de muitas horas de prova, os últimos dez conjuntos no “mata-mata” decidiram parar e dividir igualmente a premiação. Com isso, a colocação final foi decidida em sorteio e a premiação de R$ 10 mil, repartida.

Diego Bona Baptista montando Aurora São Judas da MI ficaram em segundo lugar na Força A
Diego Bona Baptista montando Aurora São Judas da MI ficaram em segundo lugar na Força A

Após o sorteio, o primeiro lugar foi ocupado por Vinicius Siemionko Porto, que montou Amada da Maria Castelhana. Em seguida, o pódio foi completado por Diego Bona Baptista montando Aurora São Judas da MI; Rodolfo Baldasso montando Bandolero da JIN; e Fernando Henrique Di Domenico montando Hermione da Sucuri.

O ciclo 2020

Ao todo, foram meses de grande sucesso e crescimento com a realização de 52 provas de Laço Criador. Além disso, houve ainda a classificatória extra, em Esteio, no dia 16 de janeiro, que reuniu 13 laçadores.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulo (ABCCC), houve cerca de 10% a mais de competidores no ciclo 2020. Por fim, a grande final também apresentou crescimento – 23% – em relação à edição anterior.

Confira os resultados:

Laço Criador Força B
1º lugar: Vinicio Souza montando Apaixonado do Itagiba
2º lugar: Telmo Peixoto montando Luz del Fuego Tarumã
3º lugar: Kelvin Bastiani montando Bailanta da Querência dos Bastiani
4º lugar: Sérgio Ávila montando Imperatriz Dom Amaro
5º lugar: Rodrigo Ávila montando Pioneiro Ana Celmira

Laço Criador Força A
1º lugar: Vinicius Siemionko Porto montando Amada da Maria Castelhana
2º lugar: Diego Bona Baptista montando Aurora São Judas da MI
3º lugar: Rodolfo Baldasso montando Bandolero da JIN
4º lugar: Fernando Henrique Di Domenico montando Hermione da Sucuri
5º lugar: Luiz Carlos Rossato da Silva montando LRS Barbela

Fonte: ABCCC
Crédito das fotos: Leandro Vieira
Legenda da foto em destaque: Vinicius Siemionko Porto montando Amada da Maria Castelhana

Veja mais notícias sobre o cavalo Crioulo no portal Cavalus