Mais duas Passaportes aconteceram no Sul do Brasil para o cavalo Crioulo

Foram cerca de 70 animais de três estados que entraram em pista no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages/SC, durante os dias 24 e 25 de maio. Expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná levaram seus melhores exemplares para serem avaliados pelo jurado Telmo Raimundi Ferreira. O julgamento contou com a supervisão técnica de Adolfo José Martins Neto.

A Morfologia Passaporte de Lages foi a 12ª Exposição do ciclo 2019, de um total de 19 provas marcadas para esta temporada. O evento foi uma organização da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos em parceria com o Núcleo da Serra Catarinense. Fundado em 1988, o Núcleo foi a primeira sede ativa de Santa Catarina atuando na região, que hoje conta mais de 1,6 mil estabelecimentos de criadores e aproximadamente 25 mil animais em todo Estado.

Tradicional na qualidade morfológica dos seus animais, a região tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, atividades para incentivar as modalidades funcionais do Cavalo Crioulo. Entre as ações do Núcleo Catarinense, a ExpoCrioulo tem sido uma das formas de integrar todas as competências da raça em um único evento.

crioulo
Xeque Mate da Boa Vista. Foto: Fagner Almeida/ABCCC

“A Passaporte valoriza os animais da região, pois daqui saem cavalos com um nível muito alto para a Expointer. Além das Exposições, estamos trabalhando para agendar cada vez mais provas funcionais. Tem sido um bom equilíbrio entre morfologia e funcionalidade”, comentou Diego Hedel Santos, presidente do Núcleo.

Segundo o jurado, Telmo Raimundi Ferreira, foi um evento significativo com animais de ótima qualidade. Mesmo com a adversidade da chuva tudo transcorreu bem. “O Núcleo está de parabéns por ter realizado mais uma prova como essa. Em pista eu encontrei um excelente grupo de animais, onde as fêmeas se destacaram como um grupo parelho e uniforme. Nas quatro finalistas, selecionei fêmeas com características femininas, equilibradas”, ressaltou.

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã dessa etapa foi Sedutora da Lapa (foto de chamada). Se classificaram também Norteña do Morro Chato, Jóia Rara do Imbuial e Belle Maravilha. Nos machos, o Grande Campeão foi Xeque Mate da Boa Vista. Também se classificaram Comanche da SGV, CRK Cartucho e Quarto de Lua do Recanto Crioulo.

Basca Destemida. Foto: Everton Souza Marita/ABCCC

Em Alegrete/RS, a previsão era de chuva, mas assim que os animais ocuparam suas posições no Parque de Exposições Doutor Lauro Dornelles, o sol mostrou sua face. Entre os dias 24 a 26 de maio, 72 exemplares passaram pela Exposição Passaporte. Entre eles, as quatro fêmeas e quatro machos que estarão na Nacional da Morfologia da Expointer 2019 em Esteio.

O evento foi uma parceria da ABCCC e do Núcleo de Criadores de Alegrete – o mais antigo em funcionamento, com 37 anos. O Presidente do Núcleo, Ricardo de Freitas, mostrou satisfação com a realização da disputa morfológica, já que a última vez em que o município recebeu uma Passaporte foi há três anos.

O julgamento ficou à cargo do ex-presidente da ABCCC, Manuel Luis Benevenga Sarmento. Para ele, a qualidade dos exemplares não é surpresa, por conta da história que Alegrete carrega dentro da ABCCC. “Os oito escolhidos são animais expressivos, com linhas leves, suaves, bem unidas, que é como eu vejo a morfologia da raça”.

Cataluña Feitiço. Foto: Everton Souza Marita/ABCCC

A colorada requeimada Basca Destemida foi o destaque da Exposição. Consagrada Grande Campeã e a Melhor exemplar do evento. Ganharam vaga ainda RJD Legenda II, Imagem da Vendramin e Nativa da Cabanha Santa Fé. Cataluña Feitiço foi o Grande Campeão nos machos, seguido por Campana Echo a Mano, FDM Justiceiro e Dom Castro Outro Golpe.

Colaboração: Assessoria de Imprensa/ABCCC

Escreva um comentário