Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais destaca a força do Mangalarga Marchador

Evento realizado no Parque da Gameleira na capital mineira, o 1º Campeonato de Provas Esportivas e Sociais foi marcado pelo sucesso de público e participantes

O 1º Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais, realizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG) foi mais uma ação importante para o esporte.

A prova integrou a programação do Festival Internacional da Cerveja e Cultura e foi uma importante vitrine de fomento da multifuncionalidade da raça.

Durante os três dias de competição foram contabilizadas 1396 passadas nas modalidades de Maneabilidade, Ranch Sorting, 6 Balizas, 3 Tambores, 5 Tambores. No total, foram 180 animais inscritos e 121 participantes de 6 estados diferentes (MG, RJ, SP, BA, ES, MT).

Organizador do evento, o diretor de Esportes e Provas Funcionais da ABCCMM, Mauricio Camara Pierrotti explica que a iniciativa possibilitou a participação de cavaleiros e amazonas de diversas idades. A prova também foi oportuna para competidores estreantes que testaram o Marchador. “Esse foi o primeiro campeonato que realizamos. Certamente ele entrará para o calendário oficial da raça, devido ao sucesso que alcançamos. Estou satisfeito com o resultado e já na expectativa para as próximas edições”, comentou.

Emoção e adrenalina no Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais

Além de R$ 50 mil no total do montante distribuídos entre os vencedores de todas as categorias, os participantes do Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais receberam troféus e medalhas.

Maurício informa que a isenção de inscrições por meio do crédito solidário adotado pela ABCCMM também foi uma estratégia para atrair o público. “Essa ação deu certo porque tivemos uma boa adesão da turma apaixonada pela adrenalina”, contou.

Passadas nas provas esportivas

164 na Maneabilidade

607 no Ranch Sorting

227 na Seis Balizas

220 nos Três Tambores

180 nos Cinco Tambores

Outro destaque da competição, foram as Provas Sociais, modalidade que ocorre normalmente dentro das exposições e concursos de marcha do Mangalarga Marchador. “Esse tipo de campeonato agrega também os entusiastas e fãs da raça. É muito usual criadores emprestarem animais para a turma que deseja montar. Uma outra maneira também de estimularmos e democratizarmos o usuário e potenciais criadores”. 

Próximos eventos

Satisfeito, o organizador conta que o balanço final do 1º Campeonato de Provas Esportivas e Sociais não poderia ter sido melhor. Ele comemora e adianta campeonatos no mesmo molde como ações do departamento de Esportes e Provas Funcionais.

Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Edição: Wesley Vieira/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Fernando Ulhoa

Leia mais notícias aqui.