Idealizador do Pura Marcha conversou com o portal Cavalus direto do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG
Foi a partir do amor pelo cavalo Mangalarga Marchador e do anseio de querer divulgá-lo para o Brasil e – por que não? – para o mundo, que o criador Nerimar Dawid Lopes de Araújo resolveu criar nas redes sociais o perfil Pura Marcha. Mas o que ele não imaginava é que, em questão de pouco tempo, o que começou como hobby iria virar profissão.
Por conta do sucesso do trabalho desempenhado por Nerimar nas redes sociais, ele acabou sendo convidado a gerenciar as mídias de outros criadores da raça. Ali, ele viu um nicho de mercado ainda pouco explorado, mas promissor.
Desse modo, resolveu deixar para trás o trabalho como gerente de banco e, assim, passou a se dedicar exclusivamente a trabalhar com o marketing digital de criatórios do Mangalarga Marchador espalhados pelo país.
Perfil do Instagram do Pura Marcha acumula quase 100 mil seguidoresAtualmente, Nerimar toma conta das redes sociais de mais de 30 haras, isso sem contar os prestadores de serviço. Além disso, ainda segue administrando o perfil do Pura Marcha, que só no Instagram tem quase 100 mil seguidores.
Apesar de todo o crescimento do Pura Marcha Marketing, o criador garante que faz questão de tomar conta de todos os detalhes sozinho. Afinal, para ele, o sucesso das páginas está diretamente ligado ao seu conhecimento técnico sobre a raça.
Para saber todos os detalhes dessa história, a equipe do portal Cavalus bateu um papo com o Nerimar direto do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. O encontro aconteceu durante a 38ª edição da Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, realizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).
Confira abaixo a entrevista na íntegra!
Quando foi o seu primeiro contato com o mundo do cavalo Mangalarga Marchador?
Nerimar: Na verdade, eu nasci no meio do cavalo. Meu pai me criou no meio dos animais. Ele também é um apaixonado e, ao longo dos anos, foi criador de muares, Campolina e Mangalarga Marchador. Tive animais de várias raças, mas o Marchador foi o que mais me encantou.
Eu sou de Timóteo/MG, e quando tinha 14 anos de idade, fui a uma exposição em Ipatinga/MG, cidade próxima. Nesta exposição estava presente uma égua chamada Nata da Visão. Ela foi Campeã dos Campeãs na Copa de Marcha e eu me encantei com a égua e descobri que era aquilo que eu queria para minha vida.
Então, resolvi largar todas as outras raças que eu tinha em casa para criar somente o cavalo Mangalarga Marchador. No começo por lazer, mas depois mais a sério. Há três anos, sou criador associado da ABCCMM. E aquela égua que eu conheci na exposição, Nata da Visão, um ano depois veio para a Nacional do Mangalarga Marchador em Belo Horizonte/MG e foi Campeã das Campeãs Nacional de Marcha.
Nerimar, idealizador do Pura Marcha, empresa de marketing digital do Mangalarga MarchadorE como surgiu a ideia agregar esse amor pela raça ao trabalho?
Nerimar: Sou graduado em Direito, era gerente de banco, mas há dois anos e meio eu criei o portal Pura Marcha e foi um sucesso. No entanto, não imaginava tamanha proporção.
Logo após me tornar associado da ABCCMM criei o portal com o objetivo de entender melhor a raça, buscar e propagar as informações do Marchador nas redes sociais. Percebi que com habilidades e conhecimento acerca das redes sociais poderia também ajudar as pessoas que estão à minha volta.
Então, há um ano a página teve um crescimento absurdo quando chamou atenção do Sr. Lael. do Haras Lagloria. Ele sentiu essa necessidade também de alavancar as redes sociais do haras, então ele me ligou, marcamos uma reunião na qual ele me convidou para administrar as redes sociais do Haras Lagloria/L2/Cachoeira, me lançando então nesse trabalho.
Eu gosto de falar que Sr Lael é meu padrinho. É uma pessoa a quem eu devo muito. Eu era gerente de banco, sempre tive uma profissão que não estava ligada ao cavalo. Estava satisfeito, mas não era o que eu queria para minha vida. Queria fazer do cavalo minha profissão, mas não tinha achado, até então, como fazer. Deixo aqui o meu muito obrigado a ele.
Atualmente, quantas pessoas trabalham com você?
Nerimar: Sou meu único funcionário. Ainda estou um pouco receoso em relação a ter outras pessoas trabalhando comigo, pois quem me contrata confia em mim, no meu domínio do cavalo e da raça, e na minha atenção do atendimento ao público, atenção essa que aprimorei durante o meu trabalho como gerente de banco. Mas tenho certeza que precisarei de uma equipe para trabalhar comigo, é natural devido ao crescimento do atendimento.
Pura Marcha reúne informações sobre o MarchadorComo você vê sua empresa nos próximos anos?
Nerimar: Com toda a certeza, com o crescimento hoje da nossa raça, a rede social é tudo. Então o crescimento no meu serviço tem a ver com as profissões do futuro. Foi nesse caminho que a ideia surgiu e tem dado muito certo. Todo mundo precisa da rede social, seja em comercialização, visualização da marca e ou expansão do mercado.
Com as redes sociais, conseguimos levar o Mangalarga Marchador para todos os cantos do país. E faço esse trabalho com muito amor e carinho. Nunca tive grandes pretensões, a ideia principal era ajudar. Por isso eu acho que tem dado muito certo, pois faço o que gosto.
Por que, na sua opinião, as pessoas precisam conhecer o cavalo Mangalarga Marchador?
Nerimar: A nossa raça é diferenciada, especial. Quem conhece se apaixona com a docilidade dos animais, conforto para quem quer fazer cavalgada e a confiança para quem quer aproximar o filho.
O cavalo é muito funcional, atende ao público do esporte, trabalho e lazer. Quem não conhece vale a pena se programar para estar ano que vem na Nacional na Gameleira ou em outros eventos para sentir este clima que nossa raça proporciona que é incomparável.
Leia mais notícias do Mangalarga Marchador
O que o maior evento da raça, o Nacional do Mangalarga Marchador, significa para o mercado, para o criador e para o seu portal?
Nerimar: Fazendo uma analogia, é a nossa Copa do Mundo do Marchador. Dessa forma, os principais criadores de todo país, de todos os Estados, de todas as cidades, se encontram na Gameleira. Acima de tudo, o local já é um palco tradicional, o solo sagrado do Mangalarga Marchador.
E a Nacional, é a oportunidade de estar com nossos amigos distantes, fazer novos amigos e sempre aprender mais sobre a raça. O nosso cavalo evolui muito rápido, é uma raça muito nova, sempre evoluindo e a nacional é um ótimo termômetro.
O nosso presidente, Daniel Borja, tem todo o cuidado em atender a todos, tanto os criadores quanto os usuários e profissionais. É um dos maiores eventos da cidade. E todos os detalhes que fazem a diferença são sempre bem tratados pela nossa diretoria. O crescimento é tanto que no próximo não temos ideia de como vai estar.
Por Luciana Omena e Natália de Oliveira
Colaboração: Adriane Passos
Crédito das fotos: Divulgação/Júlio Oliveira