Uma série de palestras técnicas, provas esportivas e leilões acontecem dentro da programação da 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, que vai até o dia 29 de julho no Parque Bolivar de Andrade (Parque de Exposições da Gameleira), em Belo Horizonte (MG). Iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o evento é considerado um dos maiores da América Latina reunindo uma única raça, além de ser o maior evento privado, depois do Carnaval, que reúne milhares de pessoas, movimentando a economia e o turismo na capital mineira.
Para este ano, a expectativa da organização é que mais de 200 mil visitantes passem pelas atrações da exposição ao longo dos 13 dias de evento. Cerca de 500 expositores e mais de mil animais estarão presentes na edição que conta com programação variada para o público em geral, produtores rurais, empresários, profissionais liberais e pessoas ligadas ao agro. Concursos de marcha, provas funcionais e sociais, servirão para o julgamento dos animais participantes, provenientes de todas as regiões do Brasil.
Segundo a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, o foco é proporcionar um ambiente favorável aos negócios, incentivar a troca de experiências e fomentar o mercado de equinocultura no Brasil. “O setor movimenta cerca de R$30 bilhões. Nossa exposição está inserida nesse contexto. Estamos entusiasmados com essas décadas de história e honrados de estarmos aqui para comemorar a evolução da raça”, acrescenta.
Provas
A grande atração da Nacional é a programação que envolve a pista principal do Parque da Gameleira. Durante todo o evento serão realizados campeonatos com provas técnicas que avaliam a Marcha (andamento) e a Morfologia (beleza) dos cavalos, éguas, potros e potras de plantéis de todo o território nacional. Esses animais são julgados por um quadro de jurados especializados para a atribuição. Um show que vale a pena conferir.
A programação dos julgamentos e provas técnicas pode ser acessada neste link.
Para os fãs de adrenalina, a ABCCMM preparou as provas esportivas que acontecerão na pista de areia, que recebeu esse ano o nome de ‘Arena Confiança’. As modalidades de Três Tambores, Cinco Tambores, Seis Balizas, Maneabilidade, Team Penning, Working Penning, Ranch Sorting, são as provas esportivas que integram a programação da 40ª Nacional.
A programação das provas esportivas pode ser acessada aqui.
Palestras na Nacional do Mangalarga Marchador
Cursos, clínicas e palestras também farão parte da programação. A diretoria da ABCCMM oferecerá um ciclo de palestras no auditório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), espaço dentro do Parque da Gameleira.
Toda a programação de palestras pode ser acessada neste link.
Leilões
Os leilões da Nacional têm o objetivo de fomentar a comercialização da raça. Por meio de lotes criteriosamente selecionados o remate desta edição acontecerá na noite do dia 27 de julho. Ao todo 80 lotes serão ofertados.
Causa social
A raça Mangalarga Marchador possui a linda missão de salvar vidas e a Marchadores Pela Vida (MPV) estará presente na Nacional com estande de vendas de souvenir, camisas e outros produtos da marca. A instituição filantrópica oficial do Mangalarga Marchador ajuda atualmente dez instituições: Instituto Heleninha, FCV Hospital do Câncer, Associação Assistencial do Idoso de Arcoverde (PE), CAPE Casa de Acolhida Padre Eustáquio, Tucca, Vida Viva, Apala Associação dos Pais e amigos dos leucêmicos de Alagoas, Equipérola e Aura Casa de Apoio.
Inúmeras vidas foram salvas por meio de ações do MPV ao longo dos últimos anos e sua trajetória de crescimento como instituição oficial da raça conta apoio contínuo de toda a diretoria da ABCCMM.A edição deste ano será transmitida e comentada ao vivo pela bancada do Resenha do Marchador, um programa interativo do portal ABCCMM (abccmm.org.br).
Por Assessoria de imprensa/ABCCMM
Fotos: Divulgação/Fernando Ulhoa
Leia mais notícias aqui.